TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aspectos Conceituais no Cálculo do Valor Adicionado

Por:   •  5/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  9.818 Palavras (40 Páginas)  •  253 Visualizações

Página 1 de 40

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO ............................................................................................................. 02

DEMONSTRAÇÃO DO VALOR ADICIONADO ...................................................... 03

1 DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS .........................................................................  03

1.1 Valor Adicionado: Conceito.................. .................................................................  03

1.1.1 Aspectos Conceituais no Cálculo do Valor Adicionado ...................................... 06

1.2 DVA: Considerações Gerais ................................................................................... 07

1.3 A Importância da DVA ........................................................................................... 08

1.3.1 Objetivos da DVA ................................................................................................ 09

1.3.2 Componentes da DVA ......................................................................................... 09

1.3.2.1 Cálculo do Valor Adicionado (Agregado) ........................................................ 09

1.4 Aplicação da DVA para Fins de Análises Macroeconômicas ................................. 10

1.4.1 Aplicação para Cálculo do PIB ............................................................................ 10

1.4.2 Aplicação para Análises de Investimento ........................................................... 10

1.4.3 Aplicação para Avaliação de Projetos de Instalação de Empresas........................10

1.4.4 A DVA e o Processo de Tomada de Decisão ...................................................... 10

1.5 Representação Gráfica da DVA .............................................................................. 11

1.5.1 Comentário da Representação Gráfica ................................................................ 12

1.6 Modelo da DVA.......................................................................................................13

1.7 MODELO PRÁTICO..............................................................................................14

CONCLUSÃO ............................................................................................................. 16

REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS ......................................................................... 17

INTRODUÇÃO

Tendo em vista o crescente desenvolvimento empresarial verificado ao longo dos anos como decorrentes do próprio desenvolvimento social, as necessidades do homem cresceram consideravelmente, ao ponto que a Contabilidade enquanto ciência responsável pelo patrimônio, precisou se estruturar para responder de maneira eficiente a estas exigências e ainda, ampliar seu campo de atuação por ocasião do surgimento de novos usuários. Nesse cenário, além das tradicionais formas de demonstrações contábeis, a contabilidade utiliza-se de outros instrumentos úteis e necessários para melhor atender a essas necessidades dos novos usuários, principalmente quanto às informações sobre o desempenho socioeconômico da empresa e seu relacionamento com a sociedade.

Dentre os instrumentos hábeis encontra-se o Balanço Social, cuja finalidade é mostrar o desempenho da política social existente na empresa e, como parte deste conjunto de informações, encontra-se a Demonstração do Valor Adicionado (DVA), objeto deste trabalho, que apresenta aos gestores da organização empresarial, importantes dados econômicos referentes à criação de riqueza e a distribuição aos fatores que contribuíram para a sua criação.

Neste enfoque, uma das vertentes possíveis está calculada na DVA, pois é essa a demonstração que será capaz de atender às necessidades relativas a 13 informações sobre a riqueza gerada e a forma de sua distribuição em cada empresa.

Além da DVA, como fonte de informação da geração e distribuição de renda da empresa, a análise se volta à apreciação do principal elemento para medir a produção nacional, que é o Valor Adicionado, enfocando seu conceito doutrinário e seu papel no processo de produção do país. Noutros termos, evidenciar o Valor Adicionado, ou seja, o valor econômico agregado de bens ou serviços produzidos pela empresa num determinado período.

Relatar a importância da DVA, que gera informações sociais e econômicas à sociedade, com a finalidade de enfatizar o valor da riqueza gerada pela empresa, bem como, se essas informações interferem no processo de tomada de decisões são pontos que merecem abordagem neste contexto.

DEMONSTRAÇÃO DO VALOR ADICIONADO

1 DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS

Antes de analisar efetivamente a DVA com fonte de informação da geração e distribuição de renda da empresa, além de sua importância no ambiente macroeconômico, merece apreciação, de antemão, alguns pontos conceituais inerentes aos demonstrativos contábeis complementares. A começar esta explanação pelo principal elemento para se medir a produção nacional que é o Valor Adicionado.

De acordo com o Boletim IOB: “Deve ser entendido que, no fundo a DVA nada mais é do que uma readaptação dos próprios itens da DRE.” (MARTINS, 1997, p. 3).

Ainda em conformidade com o Boletim IOB: “A DVA não deve ser confundida com a DRE e tampouco com a demonstração do EVA®, pois essas duas têm informações voltadas para os sócios”. (Boletim IOB Temática Contábil 48/97, p. 3).

1.1 Valor Adicionado: Conceito

A DVA foi inserida pela Lei nº 11.638/2007, (artigo 176, inciso V), no conjunto de demonstrações financeiras que as companhias abertas devem apresentar ao final de cada exercício social, estando, portanto, sujeita a todas as regras de aprovação.

No artigo 188, inciso II da Lei das S/A, informa que a Demonstração do Valor Adicionado indicará: o valor da riqueza gerada pela companhia, a sua distribuição entre os elementos que contribuíram para a geração dessa riqueza, tais como empregados, financiadores, acionistas, governo e outros, bem como a parcela da riqueza não distribuída.

O valor adicionado de uma empresa, elaborado na forma contábil, representa o quanto de valor ela agrega aos insumos que adquire num determinado período e é obtido, de forma geral, pela diferença entre vendas e o total dos insumos adquiridos de terceiros. Este valor terá também o significado de toda a remuneração dos esforços aplicados na atividade da empresa.

Sob uma abordagem mais ampla, a Contabilidade utiliza a Demonstração do Valor Adicionado, para identificar e divulgar quanto à atividade da empresa gera de recursos adicionais para a economia local, como e para quem os distribui.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (44.8 Kb)   pdf (271.1 Kb)   docx (36 Kb)  
Continuar por mais 39 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com