TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Avaliação Piaget e Vygotsky

Por:   •  18/12/2018  •  Trabalho acadêmico  •  521 Palavras (3 Páginas)  •  210 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]                                                                                        [pic 2][pic 3][pic 4]

Aluno: Wellington Vieira Pereira 072653

Avaliação : Piaget e Vygotsky

Valor (2,0) – (0,5 foi referente à atividade realizada em sala, no dia 30 de novembro)

        Individual ou em dupla        

A avaliação deve ser entregue no moodle, até o dia 07 de dezembro, às 23h

Peço que postem a avaliação no formato pdf

Para @s alun@s que realizarem as atividades em dupla, podem postar apenas uma avaliação, mas coloquem o nome de todos os integrantes do grupo.

  1. Há poucas semanas, na sua vivência você observou duas crianças que brincavam. A. tem 9 anos e B. 11 anos. Ambas mascavam chicletes e no decorrer da brincadeira B. realizou uma bola com o chiclete. A. ficou encantada e disse: “Também quero fazer uma bola, você me ajuda?”. As duas, a partir disso, mudaram o enfoque da brincadeira e B. passou a ensinar A. a fazer bola. Ao término da brincadeira, A. já conseguia realizar a bola, mas com ajuda da colega. A partir deste relato, explique o processo de aprendizado e sua relação com o desenvolvimento, a partir da perspectiva histórico-cultural (valor 1 ponto).

A aprendizagem é uma construção social, ligada ao ambiente e emoções de cada individuo, e a aprendizagem determina o desenvolvimento de cada indivíduo. Nesse caso nota-se o funcionamento psicológico ligado a relação social concreta do indivíduo, a relação homem-mundo mediada por sistemas simbólicos e o desenvolvimento das funções superiores determinadas pela cultura.

  1. Recentemente você observou duas crianças discutindo. O ponto da discussão era o que é mais pesado: um quilo de algodão ou um quilo de chumbo. Um dos garotos Jorge, de 6 anos, afirma que o mais pesado é um quilo de chumbo porque o chumbo é mais pesado. O seu colega, João, por outro lado, de 9 anos, diz: “É por isso que não gosto de brincar com crianças, eles não sabem nada. Claro que os dois tem o mesmo peso”.

Segundo Coll e Gillièron (1987, p.40)

a capacidade de dedução e de antecipação no plano representativo, que ultrapassa o universo prático da ação espaço-temporal, multiplica consideravelmente as perturbações virtuais suscetíveis de serem compensadas pelas ações do sujeito. O Domínio da reversibilidade no plano da representação – a capacidade de se representar uma ação e a ação inversa ou recíproca que a anula – ajuda na construção de novos invariantes cognitivos, dessa vez de natureza representativa”

Com base na produção teórica de Piaget e a partir das considerações apresentadas por Coll e Gillièron (1987), analise o conflito vivido pelas duas crianças. (valor 1 ponto)

A criança de 6 anos está na fase que Piaget caracteriza como simbólica ou pré-operatório, denominada como função simbólica, que consiste no poder de representação de objetos ou acontecimentos, com um pensamento simbólico e pré-conceitual onde a assimilação do objeto é mais fixa e linear, com pouco poder de abstração. Já a criança de 9 anos esta na fase operatória concreta que consiste nas  operações ligadas às experiências concretas, onde o pensamento concreto é a representação de uma ação possível, contudo tem seu poder de abstração aumentado e a comparação e antecipação de um fato real.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (122.4 Kb)   docx (37.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com