TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

COMO VENDER UMA CIDADE: PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO E CIDADE NO BRASIL

Por:   •  2/4/2019  •  Resenha  •  424 Palavras (2 Páginas)  •  295 Visualizações

Página 1 de 2

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTA – UNINTA[pic 1][pic 2]

CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO

COMO VENDER UMA CIDADE: PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO E CIDADE NO BRASIL

AUTORA: CLARICE CASSAB

MARIA ISABELLY VASCONCELOS FONTENELE

                     

               

SOBRAL – CE

2019

 COMO VENDER UMA CIDADE: PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO E CIDADE NO BRASIL.

O texto de Clarice Cassab que tem como título “Como vender uma cidade: planejamento estratégico e cidade no Brasil”, discorre sobre o modelo de planejamento urbano nas cidades brasileiras, expondo observações importantes a respeito do papel que o processo de globalização desempenhou sobre essas cidades ao longo dos tempos.

Segundo a autora o processo da globalização nas últimas três décadas do século XX, fez com que ocorresse mudanças no plano econômico e alteração do papel do Estado em relação ao capital financeiro, pois as novas tecnologias de informações e comunicação possibilitaram o maior monitoramento das empresas em tempo real, ampliando a “mobilidade do capital”, favorecendo as empresas privadas e o mercado.

Contudo, devido essa mobilidade, pensou-se que o Estado entraria num enfraquecimento devido à globalização, porém o Estado tem o papel de controlar as circulações do capital e mercadorias além de proteger suas economias nacionais.  Com a centralidade das cidades passou a ser um instrumento de acumulação do capital, considerando um espaço privilegiado para a globalização.  A metrópole é um grande exemplo desse instrumento, pois nela se concentra as atividades econômicas e financeiras que redefiniu espaços nas cidades, como forma de adquirir atividades financeiras, a partir disso surgiu o “planejamento estratégico”. O novo modelo de planejamento e gestão de cidade trouxe a possibilidade de um futuro promissor para aquelas cidades que seguisse esse modelo, no qual, as viam como oportunidade para estratégias políticas e potencial econômico. Por esta razão o planejamento estratégico é fundamentado como ordenamento de parceria com o público-privado privilegiando o governo local.

A verdade é que essas cidades-globais não se inserem de forma igual ou equilibrada na rede mundial, pois devido toda essa preocupação econômica nas metrópoles levou ao processo de urbanização extremamente desigual e contraditório principalmente quando se trata dos países subdesenvolvidos, onde esse modelo de cidade global tem impacto bastante perverso quando aplicados na “periferia do mundo”, trazendo assim, a desigualdade, favorecendo os grandes centros financeiros das cidades e fechando os olhos para lugares que de fato necessitam de uma infraestrutura urbana necessária para a qualidade de vida e bem-estar da população.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (84.6 Kb)   docx (15.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com