TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA: COMO VENDER UMA CIDADE: PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO E CIDADE NO BRASIL

Por:   •  20/10/2018  •  Resenha  •  620 Palavras (3 Páginas)  •  594 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

                                [pic 2]

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTA - UNINTA

BACHARELADO ARQUITETURA E URBANISMO

DISCIPLINA: PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL IV

TURMA: 94M

ALUNA: ANTONIA ADRIANA DE QUEIROZ ALMEIDA

RESENHA: COMO VENDER UMA CIDADE: PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO E CIDADE NO BRASIL.

PROFESSOR: ADILSON JOÃO TOMÊ MANOEL

        SOBRAL - 2018


RESENHA : COMO VENDER UMA CIDADE: PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO E CIDADE NO BRASIL.

O texto de Clarice Cassab intitulado “Como vender uma cidade: planejamento estratégico e cidade no Brasil”, discorre sobre o modelo de planejamento urbano ocorrido nas cidades brasileiras, explanando observações importantes a respeito do papel que o processo de globalização desempenhou sobre essas cidades ao longo dos tempos.

Atenta-se para o fato de que a questão fundamental apontada pela referida autora, relata sobre como o processo de globalização modificou o conceito que se tinha sobre a ideia de cidade, o qual era antes, de modo sutil, vista como um ambiente espacial no qual se vive toda uma comunidade, passa agora a ser vista como uma organização econômica, amplamente competidora, e que, portanto, apresenta como finalidade ser atrativa ao mercado globalizado para assim, assentar-se junto ao mapa mundial. O que se pode entender que, para atender a esta nova demanda, a cidade se modificou em uma grande companhia empresarial

No que se refere a temática da globalização, o texto aborda de forma bem clara que esse novo conceito produziu junto consigo inúmeras mudanças, tanto no que se diz respeito a esfera econômica quanto política. Tais alterações tornam-se mais evidentes a partir do instante em que as políticas de liberalização e desregulamentação das trocas e dos capitais, assim como as inovações tecnológicas amplamente inseridas, permitiram às empresas o controle se suas atividades em quaisquer lugares do mundo, dessa maneira é interessante questionar-se sobre a real importância da intercessão do Estado.

Para Cassab (2010), a globalização acarreta consigo distintos subsídios urbanos os quais refletem a modernidade, e assim sendo, é na cidade que incide boa parte da concentração econômica. E, por conseguinte, o resultado dessa transformação é que, imediatamente, a cidade necessita de reestruturação, ou seja, se faz imprescindível criar peculiaridades que a diferencie das demais cidades. O texto de Cassab (2010), menciona que será a partir desse período que a cidade ingressa, enfim, no jogo político internacional, e que, para o qual, é importante torná-la competitiva e, notoriamente, visível. Acompanhando então esse contexto da ideia de globalização, é implementado o planejamento estratégico.

A autora, nos mostra, em um outro momento de sua análise escrita, o modo como essa idealização estratégica passou a ser vista como uma espécie de âncora salvadora, em face à desordem instalada nas cidades. É dentro dessa situação, que se torna plausível ressaltar a verdadeira necessidade de se observar a cidade mais profundamente, de maneira a potencializar as propriedades ali existentes e reais. Segundo Cassab (2010), apesar de possuir caráter administrativo, a política necessita ser implementada na sua totalidade, do mesmo modo, precisa existir, entre as duas bases, uma conformidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (100.3 Kb)   docx (32.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com