TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA COMO VENDER UMA CIDADE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

Por:   •  24/4/2019  •  Resenha  •  500 Palavras (2 Páginas)  •  331 Visualizações

Página 1 de 2

RESENHA

Como vender uma cidade: Planejamento estratégico e cidade no Brasil

Clarice Cassab relata no texto o papel das cidades nos dias atuais e as consequências atribuídas com globalização mundial no Brasil e o estereótipo evolucional não convencional das cidades, fazendo esse debate de como a ferramenta para a solução das problemáticas eram usadas, como o método de planejamento urbano que foi implementado em todo pais.

É fácil perceber que o papel da autora de repassar a forma de como as cidades funcionavam antes do movimento, é crucial para uma observação e poder fazer uma comparação critica com a atualidade pós globalização. O que antes poderia ser considerado um núcleo urbano para se viver, hoje está completamente diferente e com atribuições que fogem do conceito de cidade na maioria das vezes, pois elas se transforam em potencias com olhares restritamente apenas para o mercado financeiro e tornando-as cada vez mais capitalistas com expectativas de crescimento e reconhecimento mundial, foram se tornando basicamente um artificio empresarial.

A globalização trouxe muitas mudanças, algumas consequências negativas, porem contrapartida com estas, houve aspectos positivos também, os quais facilitaram a evolução tecnológica, o que foi de grande impulso para as cidades e seus desenvolvimentos econômicos e políticos. Isso fica evidente a partir de quando as políticas de liberalização das negociações econômicas possibilitaram as empresas a terem um controle de suas atividades em qualquer lugar do mundo, podendo se questionar e precisar de um intermédio, o qual na maioria das vezes é o estado.

O texto traz consigo afirmações da autora em relação as consequências dadas com a modernidade, a qual foi ampliada no âmbito mundial pela globalização. As cidades concentram hoje o maior centro econômico e perante a isso, ocorreu inquietações dentro do desenvolvimento urbano, o que ocasiona hoje aspectos inviáveis para a evolução organizada da cidade. E a partir do momento que a cidade se torna um objeto de reconhecimento mundial, existe uma necessidade de um planejamento estratégico ser implementado.

A autora passa a mostrar que o planejamento urbano estratégico é essencial para que as cidades consigam se expandir de forma ordenada e assim prosseguir em seu desenvolvimento, fazendo de fato um elemento essencial de escape para reverter problemas decorrente do crescimento dos centros urbanos, podendo prevenir de futuros impactos urbanos negativo. Clarice consegue fazer com que exista uma maior visão para a cidade e políticas destinadas que consigam reverter a situação atual decorrente de um “avanço” da humanidade.

Portanto, pode-se concluir que a necessidade de mais educação voltada ao planejamento urbano é grande e que a forma como agimos sem ter precauções que funcionem diante dos desenvolvimentos, são falhas. É claro que dentro disso existe uma questão social, histórica e econômica que devem ser levadas em consideração e respeitadas para implementações de políticas e é claro, percepção de sobrevivência diante o espaço de convívio da sociedade.

[pic 1]

UNINTA – Centro Universitário INTA;

ADILSON TOMÉ MANUEL – PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL IV

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (81.1 Kb)   docx (15.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com