TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Caderno de centro cultural

Por:   •  26/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  3.518 Palavras (15 Páginas)  •  202 Visualizações

Página 1 de 15

ATELIÊ DE PROJETO ARQUITETONICO II

CENTRO CULTURAL

ALUNA: DANIELLY TEIXEIRA

2/10/2018

PROFESSORA: ANA PAULA BONADIO

3º SEMESTRE MATUTINO

[pic 1]


Introdução: O tema a ser abordado nesse projeto é de um centro cultural, onde a população local possa ter contato com a cultura não só da nossa terra mas a qualquer outra que queira conhecer e também a um pouco de lazer e diversão o que é um pouco escasso no bairro, o centro cultural será localizado no endereço: Rua Antônio de Jesus esquina com a Rua Pascoal Ramos Pará no Bairro Pascoal Ramos Prox. Ao Jardim Industriário na cidade de Cuiabá estado de Mato - Grosso – Brasil.

ANÁLISE SÓCIOECONÔMICA DO BAIRRO/ENTORNO: o perfil dos moradores da região são a sua maioria de classe média baixa, como é um bairro afastado localizado na área industrial da cidade não conta com muitas opções próxima de lazer, porém é um bairro que atenda ás necessidades mínimas, mercado, farmácia, pontos de ônibus, borracharia, padaria, casa de material para construção, bares entre outras coisas mais. As atividades exercidas no bairro são as mais comuns possíveis, crianças e jovens pela rua ao entardecer, vizinhos se comunicando ou confraternizando entre si.

No quesito se segurança é um bairro bem movimentado porém não é muito seguro, na visita que fiz ao local várias pessoas olhando comentando e perguntando qual a nossa intenção ali, não tem muito policiamento pelo menos pelo tempo que permaneci no local não notei nenhuma viatura fazendo ronda, conversei com alguns moradores também e houve vários relatos de roubos, furtos e até mortes nas proximidades.

Em relação a acessibilidade quase não há, em alguns pontos foram identificadas rampas de acesso a calçadas porem não estão em estado de uso, algumas com buracos impedindo assim a passagem se algum cadeirante for realmente usar ou podendo até causar um acidente ou desconforto em alguém com mobilidade reduzida.

A caminhabilidade é bem escassa algumas ruas não tem calçadas só a demarcação, o terreno a ser trabalhado é um exemplo, pois ali não há nenhuma calçada e é uma via de muito movimento, ao seu entorno as calçadas estão mal cuidadas apresentam rachaduras, buracos e se afunilam conforme a extensão da rua não seguem um padrão, causando um desconforto aos pedestres que muitas vezes tem que dividir a rua com os carros e as motos que passam em velocidades bem altas.

As Reclamações apontadas pelos moradores foram a falta de opção para laser, pois o mais próximo que eles tem são as feirinhas, tabacarias que são mais usadas pelos jovens, bares, não há ali algo que seja famíliar que possa atender a todos os públicos, que possa ser usufruído em benefício da comunidade, mas os moradores gostam do birro já de adaptaram, fizeram suas raízes, mas buscam melhorias para todos.

APRESENTAÇÃO DE PROJETOS PRECEDENTES:

Centro Cultural Casa Cuiabana

[pic 2]

Centro Cultural Casa Cuiabana um espaço destinado à realização de cursos, oficinas, exposições, workshop, palestras, seminários, shows e eventos variados, com o objetivo de formar pessoas nos segmentos de artes plásticas, artes cênicas e música.

Patrimônio histórico de Mato Grosso desde 1983, foi construída no século XVIII. O prédio possui estilo colonial em taipa e adobe sobre alicerces de pedras cangas.

Além das nove peças que compõem os espaços para os eventos, cursos e ações culturais, a área ainda conta com um quintal cuiabano projetado para uso múltiplo, onde há um teatro de arena.

O Centro Cultural Casa Cuiabana está localizado na rua General Vale, 181, bairro Bandeirantes.

Escolhi a casa Cuiabana por ser bem próximo ao que quero propor ao meu projeto, oficinas, exposições, workshops e vários eventos, além de ser aqui mesmo da nossa terra, é um lugar muito bonito bem amplo tem muito espaço e comporta bem as pessoas que ali usufruem.

Centro Cultural CaixaForum - Sevilha

[pic 3]   [pic 4]  [pic 5]

       

[pic 6]

O projeto para o novo Centro Cultural CaixaForum - Sevilhaprocura resolver de forma coerente duas questões sempre importantes nas intervenções em edifícios existentes (neste caso, estruturas existentes), como a estratégia de ocupação e a necessidade de visibilidade dentro de uma organização prevista.A estratégia de ocupação mencionada parte de uma análise dos espaços existentes e dos usos anteriormente previstos no denominado "Edifício Pódium" do complexo Torre Pelli. A estrutura já construída condicionou inevitavelmente tanto a distribuição do programa como a configuração espacial dos diferentes usos. Deste modo, a estratégia principal consiste em localizar uma série de volumes relativamente autônomos dentro da estrutura existente buscando a convivência entre cada uma das atuações. Deste modo, podemos destacar a disposição das salas de exposições e do auditório nos únicos espaços existentes que por altura e dimensões permitiriam sua acomodação, delimitando-os com vedações autoportantes que evitam conflitos com a estrutura de concreto executada. Esses espaços disponíveis estão nos níveis do subsolo abaixo da praça de acesso, feito que condicionou toda a sequência de acessos e movimentos ao longo do edifício. Do mesmo modo, os usos do café e administração deveriam localizar-se nos níveis superiores buscando as melhores condições de vistas e iluminação. Por outro lado, a importância e necessária visibilidade da CaixaForum- Sevilha dentro deste conjunto induziu a realizar operações de melhoria e clarificação do acesso. A entrada principal para as exposições se realizará sob uma nova marquise que cobrirá tanto o acesso previsto originalmente para os níveis do subsolo como a nova claraboia, fonte de luz natural, necessária para os níveis inferiores, criando uma praça coberta situada entre as fileiras de árvores projetadas e permeável aos fluxos de pessoas que atravessarão o conjunto de edificações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.9 Kb)   pdf (1.4 Mb)   docx (2.9 Mb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com