TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cinética Química na Atualidade

Por:   •  5/8/2019  •  Projeto de pesquisa  •  531 Palavras (3 Páginas)  •  109 Visualizações

Página 1 de 3

Pilha 1 - Cobre e Alumínio

Nesse experimento foram utilizados

 5 latas de Alumínio ( Al)

● fios de cobre

● fios condutores

● Solução de NaCl

O experimento ocorreu da seguinte forma: após cortar as partes superiores das latas de alumínio, foi feito um furo na lateral de cada uma, onde seria conectado uma das pontas do fio condutor. Após isso, cada eletrodo de cobre foi enrolado em flolhas de papel para que, quando colocados nas latinhas, não tocassem na lateral desta. As pontas que estavam sobrando dos fios condutores, já presos às latinhas, foram conectadas, cada uma, a um fio de cobre, fazendo uma associação em série. Após isto, despejou-se a solução de NaCl nas latas até tocar os eletrodos; esta solução atua como ponte salina no sistema criado, permitido a migração dos íons. Duas pontas que sobraram dos fios condutores formam as extremidades, a partir das quais, através de um voltímetro, verificou-se que a marca de +1,52 V. Após isso, esses mesmos fios condutores foram ligados a um led, entretanto não acendeu, pois +1,52 V não era o suficiente.

Pilha 2 - Cobre e Zinco

Nesse experimento foram utilizados

● 5 moedas de cobre de R$ 0,05

 ● pregos galvânicos (pregos revestidos por zinco)

● fios condutores

● uma solução ácida (limões)

O experimento ocorreu da seguinte forma: uma das pontas de cada fio condutor foi conectada aos pregos galvânicos, que foram fincados a um limão, cada. Após isso, furou-se os limões, onde seria colocado as moedas de cobre já amarradas a ponta restante do fio condutor de pertencente a outro limão, fazendo uma associação em série. Duas pontas que sobraram dos fios condutores formam as extremidades, a partir das quais, através de um voltímetro, verificou-se a marca de +4,38 V. Após isso, conectou-se as duas pontas a um LED, quel acendeu. No experimento, notou-se, ainda, uma oxidação das moedas de cobre.

Cinética – Uso do catalisador  

Nessa experiência foram utilizados:

● Água oxigenada (H2O2) 200 vol (não sei se isso que tá em vermelho tá certo) 20 ml ou 20% de  H2O2 ( água oxigenada)

● KI ( iodeto de potássio) que será o catalizador

● corante (laranja ou violeta)

● proveta

● Detergente

A experiência ocorreu da seguinte maneira: foram adicionados 20 ml de agua oxigenada na proveta. Em seguida adicionou-se algumas gotas de detergente e de corante violeta, que após a agitação, formou uma espuma. A água oxigenada é uma substância que libera oxigênio, se transformando em água (H2O). Com essa quantidade de agua oxigenada que foi adicionada à proveta, demoraria cerca de 5 a 7 dias para que houvesse a total liberação do oxigênio (O2). Mas com adição de uma pouca quantidade de iodeto de potássio (KI) na solução, a reação aconteceu quase que instantaneamente:  a agua oxigenada soltou muitas bolhas de oxigênio (O2) que, por conta  da adição de detergente, transformou-se em espuma. Essa espuma que foi liberada é também conhecida como pasta de dente de elefante.  Uma reação que levaria dias para acontecer, demorou segundos com a adição do KI, que teve função de catalizador, acelerando a reação. Notou-se que durante a reação, houve a presença de fumaça, mostrando que a reação é exotérmica e que libera calor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (51.7 Kb)   docx (316.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com