TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Corredor Cultural no Centro de Vitória, ES

Por:   •  30/9/2016  •  Artigo  •  2.245 Palavras (9 Páginas)  •  523 Visualizações

Página 1 de 9

Corredor Cultural no Centro de Vitória, ES

Cleydiani Baptista

Estéfany Médici de Castro

Hian dos Santos Bruno

Thaylla Christ

Faculdade Católica Salesiana do Espírito Santo - FCES

Caixa Postal 29017-950 - Vitória - ES, Brasil

cleydiani-bds@hotmail.com
estefanywebdesign@gmail.com
hiansb@hotmail.com

thaylla_ribeiro@hotmail.com

Resumo. O trabalho consiste na proposta de revitalização de um território definido na cidade de Vitória, capital do ES, através de intervenções urbanas que formem um Corredor Cultural, visando à valorização do patrimônio histórico, a promoção da cultura, e a promoção da sustentabilidade social. A partir das problemáticas identificadas, foram elaboradas propostas de cunho artístico, projetual e político-normativo, buscando integrar as frentes privadas e públicas, para que o centro de Vitória, que já foi considerado um pólo comercial de grande importância, vença a desvalorização e o preconceito e volte a ser um ponto interessante, seguro e atraente, não apenas para os turistas, mas também para os moradores e trabalhadores da região. Pensar na forma como as pessoas interagem com o espaço, seja por apropriação temporária ou permanente, foi um fator fundamental para que pudéssemos propor soluções inovadoras sem ignorar o caráter histórico, social e cultural, fugindo de propostas de apelo estético que ignoram as sensações dos usuários. Para isso, foi necessária a identificação e análise de macro e microrregiões, do sistema viário, do tipo e da qualidade do programa de mobilidade existente, dos acontecimentos atrativos e dos problemas sociais existentes. As intervenções foram pensadas na sescalas grande, média e pequena, de modo a criar um corredor cultural composto por: Waterfront, Boulevard, Praças (redesenhadas), sistema de mobilidade funcional, lugares para permanecer, entre outras intervenções. As disciplinasenvolvidas no projeto: Atelier de Urbanismo I (desenvolvimento dos projetos), Geoprocessamento na criação dos mapas e Estética e Design Gráfico na elaboração de um banner explicativo.

Palavras-chave: Corredor Cultura, Intervenções Urbanas, Centro de Vitória.

Abstract. The work consists in a revitalizing proposal for a defined territory in the city of Vitória, capital of Espírito Santo, through urban interventions that form a Cultural Corridor, aimed at the enhancement of the historical heritage, promotion of culture, and the promotion of social sustainability. From the problems identified, artistic nature, architectural design and political and legislative proposals have been made, seeking to integrate private and public fronts, so that the Center of Vitória, which was already considered a commercial center of great importance, beat the devaluation and prejudice and once again become an interesting point, safe and attractive not only for tourists but also for residents and workers in the region. Thinking about how people interact with the space, either temporary or permanent appropriation, was a key factor that we might propose innovative solutions without ignoring the historical, social and cultural character, running from aesthetic appeal of proposals that ignore the feelings of users. Therefore, the identification and analysis of macro and micro morphology, road system, the type and quality of existing mobility program was required, the attractive events and social problems. The interventions were intended in large, medium and small scales in order to create a cultural corridor comprises: Waterfront Boulevard, Squares (redesigned), functional mobility system, places to stay, among other interventions. The disciplines involved in the project: Atelier R Urbanism (project development), GIS in the creation of maps and Aesthetics and Graphic Design in preparing an explanatory banner.

Keywords: Cultural Corridor, UrbanInterventions, Centerof Vitoria.


1 - Introdução

O cenário atual do Centro de Vitória transmite, para muitos, sensação de insegurança, tumulto, medo e dificuldade de locomoção. Todas essas sensações fazem com que as pessoas não se sintam atraídas para o Centro e resultam na conferência de um caráter de periculosidade generalizada que afasta os cidadãos das ruas, a não ser que sejam levados por motivos de trabalho ou falta opção.

Por outro lado, existem atrações que funcionam bem, gerando sensações de prazer nos usuários e resultam na divulgação de eventos interessantes que criam massas de pessoas que movimentam o Centro e o tornam habitável.

Do ponto de vista histórico, observamos que ocorreram alterações no traçado urbano, que expandiu devido ao crescimento populacional, através de aterros dos mangues que circundavam a Cidade Alta, levando a população a ocupar novas áreas para moradia.

Com o objetivo de categorizar racionalmente as características que tornam o Centro habitável ou ermo, recorremos a estudos existentes que relacionam o usuário com o espaço habitado, sendo a principal referência a obra de Jan Gehl (2014), Cidades para pessoas.

A obra explora, dentro da microescala, os fatores necessários para um espaço público de qualidade, que crie oportunidades entre as várias camadas da sociedade e funcionando como uma ferramenta de combate à segregação social, além da criação de espaços que permitam o desfrute do lazer, história e cultura, criando relações com os usuários, na medida em que estes estabelecem uma identidade social, cognitiva e sensorial com o mesmo.

Além disso, Jan Gehl (2014) disserta sobre a hierarquia dos sistemas viários e qual o tipo de sistema que beneficia a cidade e tem influência positiva na qualidade de vida dos cidadãos, o que nos ajudou a identificar problemas de funcionamento tanto do fluxo de pedestres, quanto do sistema de mobilidade pública atual.

Com a integração das disciplinas deAtelier de Urbanismo I e Geoprocessamento, trabalhamos de modo a recuperar o patrimônio histórico, identificando oportunidades e potenciais a serem explorados, mobilizando hora o poder público, hora o privado. A nossa proposta não se limita à valorização do ambiente socioespacial,mas se estendeaté a redefinição de funções e planejamento de novos usos a serem implantados, indo além do resgate do pólo comercial, em direção à uma redefinição que torne o Centro completamente funcional, sem perder sua identidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.3 Kb)   pdf (646 Kb)   docx (695.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com