TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DO MOVIMENTO MODERNO AO TEAM 10: Relação com Alisson e Peter Smithson

Por:   •  31/8/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.721 Palavras (11 Páginas)  •  419 Visualizações

Página 1 de 11

Pontifícia Universidade Católica de Goiás

Escola de Artes e Arquitetura

Curso de Arquitetura e Urbanismo

Aluna: Berta Morais

DO MOVIMENTO MODERNO AO TEAM 10:

Relação com Alisson e Peter Smithson

Goiânia - GO

Data de entrega do trabalho: 18/05/2017

[pic 1]

Aluna: Berta Morais

DO MOVIMENTO MODERNO AO TEAM 10:

Relação com Alisson e Peter Smithson

[pic 2]

                               Orientadora: Prof. Vânia

Goiânia - GO

2017

ÍNDICE DE ILUSTRAÇÃO

Figura 1 - foto tirada na primeira reunião dos CIAM em La Sarraz        7

Figura 2 - Alisson e Peter Smithson        9

Figura 3 - Robin Hood Gardens - Alisson e Peter Smithson        10

Figura 4 - Planta de implantação e corte - Robin Hood Gardens        11

SUMÁRIO

Objetivo ............................................................................................................................... 5

1 - Movimento Moderno ..................................................................................................... 6

2 – CIAMS ............................................................................................................................. 7

3 - TEAM 10 .......................................................................................................................... 8

4 - Peter e Alisson Smithson (Casal Smithson) …………………………………………………………….…… 9

5 - Robin Hood Gardens …………………………………………………………………………………………………. 10

         5.1 -  Informações sobre a edificação ........................................................................ 10

         5.2 -  O edifício em seu tempo ................................................................................... 11

Considerações Finais .......................................................................................................... 13

Referências ......................................................................................................................... 14

OBJETIVO

O objetivo desse trabalho é mostrar as propostas do Team 10, relacionando com o Movimento moderno, os CIAMs e exemplificando com arquitetos que representam esse tempo, no caso foi escolhido o casal Alisson e Peter Smithson, relacionando o modo de pensar da época com sua primeira obra construída, o Robin Hood Garden.

1 - Movimento Moderno

O movimento moderno iniciou a partir das mudanças ocorridas em função do movimento Arts and Crafts, que ocorreu principalmente na Inglaterra. Teve como principal função a retomada das artes e ofícios feitos artesanalmente e foi totalmente contrário á industrialização.

        Com o término da Primeira Guerra Mundial e o desenvolvimento da indústria, principalmente na Alemanha, foi questionado a industrialização, fazendo a sociedade reformular os valores e levar os artistas em busca de novas técnicas e teorias a serem experimentadas, tanto na arquitetura, como em todas as artes.

        Nesse período surgiram várias vanguardas artísticas, tendo como base a mudança no comportamento da sociedade e na forma de produzir a arte em suas vertentes, enxergando o mundo de outra forma. Dentre todas as vanguardas artísticas, a que mais influenciou o Movimento Moderno foi o Cubismo.

        Na arquitetura, foram incorporados os princípios básicos desse movimento, como a geometrização das formas e a abstração, rompendo com a ornamentação e procurando valor estético ao conjunto, valorizando todas as fachadas.

        Como referência temos Peter Behrens, que foi um dos primeiros arquitetos que utilizou estes princípios, Mies Van Der Rohe, que defende a teoria de "menos é mais" em suas obras, Frank Lloyd Wright, pertencendo a este período, mas tendo uma concepção estética mais historicista em seus projetos e Le Corbusier, em destaque, introduzindo seus princípios da arquitetura no Movimento Moderno.

        Em suas obras, Le Corbusier introduziu pilotis, suspendeu o edifício, transformou a cobertura em teto-terraço, utilizou grandes aberturas nas fachadas (destacando a horizontalidade e a entrada de luz natural) e lançou na arquitetura o "passeio arquitetônico", o fato de percorrer e admirar toda a obra.

        Esses princípios foram adotados em quase todas vertentes modernistas. No urbanismo é possível observar a utilização e referência feita em Brasília, com blocos de apartamentos sobre pilotis, grandes aberturas nas fachadas, grandes circulações e outras referências.

        Os princípios que surgiram neste período e a ideia de produzir uma arquitetura e um urbanismo racional e funcional geraram diversos encontros, os CIAMs.

2 - CIAMS

        A consolidação de uma hegemonia para a Arquitetura e Urbanismo moderna é uma forte característica entre as 10 edições dos CIAM. Essa hegemonia interna legitimou-se na disputa entre o grupo francês e o alemão pela liderança. Os temas levantados como principais foram a habitação social e a cidade funcional.

        A centralização da gestão interna dos congressos era composta por um comitê, contendo os arquitetos Walter Gropius, Le Corbusier, Siergfried Giedion, José Luis Sert e Cornelius Van Eesteren, que determinavam os assuntos abordados e diminuíam alguns grupos que levantassem temas que eram incompatíveis com seus interesses.

        A partir da Segunda Guerra Mundial, uma nova geração passa a fazer parte do CIAM e fazem algumas críticas a respeito do sistema de organização e dos resultados finais no intuito do comitê do CIAM aceitarem abordagens de novos temas nos congressos. Com o tempo a incompatibilidade das duas gerações resultou na extinção dos congressos e na formação de um grupo menor, o TEAM 10.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.1 Kb)   pdf (414.3 Kb)   docx (2.1 Mb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com