TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo "BRUTALISMO, A ÚLTIMA TRINCHEIRA DO MOVIMENTO MODERNO"

Por:   •  20/5/2019  •  Abstract  •  251 Palavras (2 Páginas)  •  306 Visualizações

Página 1 de 2

DISCIPLINA: TEORIA E HISTORIA DA ARQUITETURA E URBANISMO IV

TRABALHO: RESUMO “BRUTALISMO, A ÚLTIMA TRINCHEIRA DO MOVIMENTO MODERNO”

O texto ressalta a importância do movimento moderno juntamente ao brutalismo e consigo mostra que foi além de uma linguagem arquitetônica, além de estética, foi uma atitude ética ente a vida, hábitos sociais foram mudados, mudanças foram realizadas, a política fortemente influenciada.

Com o surgimento do estruturalismo, contribuiu-se com três manifestações na arquitetura. A primeira trata-se na arquitetura popular e vernacular da concepção de novas formas do espaço. A segunda era buscar a pureza, de sua forma, como a corrente do novo brutalismo. Por fim a história como estrutura projetual.

Em meio aos resultados da segunda guerra mundial, internacionalmente, surgiram uma série de vertentes arquitetônicas como o Novo Empirismo, o Novo Brutalismo, o Neoliberty e o Neo-realismo na Itália.

Em 1949, os Smithson vencem o concurso para o projeto de uma escola em Hunstanton Norfolk e trouxeram nesse projeto uma nova arquitetura, com características que acabariam por caracterizar um novo movimento, o Novo Brutalismo. Diante de todo esse impacto, a arquitetura foi vista por mais uma nova maneira, por novas características diferenciadas. Com o surgimento de conceitos como o Novo Brutalismo e o Neobrutalismo, é compreensível achar que prossigam pelo mesmo significado, mas vale ressaltar que são distintos um do outro, o primeiro trata-se da concepção ética e o segundo de denominação estilística.

No Brasil o Brutalismo foi inserido no período de um duro contexto político, entre os aos de 60-70, caracterizado até mesmo por suaforma de representar resistência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)   pdf (24.2 Kb)   docx (7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com