TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Enviar vidas

Por:   •  30/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  299 Palavras (2 Páginas)  •  286 Visualizações

Página 1 de 2

Unip Interativa

Trabalho em Grupo-TG

Aluno(s):

Michele de Souza Inocente        RA: 1517332

Polo

Canoas-Rs

2015

Relação escola x família na formação do ser humano

Desde o início dos tempos, a escola se faz muito presente em nossas vidas. Os valores e o conhecimento eram diretamente transmitidos dos pais para os filhos. Iniciava-se dentro da própria casa a sabedoria de vida, mas a formação de cidadãos críticos, sociais e culturais, onde aprendiam seus direitos e deveres, e onde tinham o conhecimento de mundo, era ensinado nas escolas.

Segundo Piaget, “o ser humano se desenvolve a partir de fases maturacionais, biologicamente situadas, que se sucedem ao longo da vida.” Ele acreditava que tínhamos uma construção contínua de crescimento. O que ele tenta expressar definindo as fases do desenvolvimento da criança. E acreditava que o ambiente ao seu redor, influenciava em sua formação.

Acredita-se que o ser humano se desenvolve muito pelo ambiente que se rodeia. Pois segue os exemplos de sua cultura, segue a educação de seus pais, do mundo à sua volta. É aí que entra o papel da escola na formação do cidadão. Onde na sala de aula, o aluno, tem o conhecimento teórico das coisas do mundo, onde reflete como é sua vida, como são as outras culturas, e o professor entra como mediador dessa formação.

O ser humano formado na família aprende valores, sua cultura, sua língua, sua maneira de pensar, mas na escola que a criança aprende realmente a refletir que é o ser humano. O que deve fazer, como deve enfrentar as situações, como deve se portar diante das situações vividas no seu dia a dia.

Conclui-se então, que o ser humano só se “descobre” na junção das duas formações, em casa aprendendo sobre valores morais e sociedade e na escola aprendendo sobre conhecimentos voltados às áreas humanas e exatas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (83.7 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com