TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estrutura organizacional Projeto Multidisciplinar II

Por:   •  2/6/2019  •  Trabalho acadêmico  •  4.771 Palavras (20 Páginas)  •  324 Visualizações

Página 1 de 20

[pic 1]

Estrutura organizacional                                                                    Projeto Multidisciplinar II

São Paulo

2018


[pic 2]

Estrutura organizacional                                                                    Projeto Multidisciplinar II

        


São Paulo

 2018

Sumário

1. INTRODUÇÃO        5
      1.1 Empresa        5
     1.2
Missão, visão e valores da organização        7

       1.3 Ramo de atividades ............................................................................................................8

       1.4 Produtos e Serviços ............................................................................................................8

       1.5 Segnemento de atuação da empresa ..............................................................................8

       1.6 Concorrencia ........................................................................................................................9

2. Estrutura Organizacional         09

3. Aréa Comercial         11

4. CONCLUSÃO         11

5. BIBLIOGRAFIA         12


 

RESUMO        

A partir da rotina de pesquisa sobre a empresa Casas Bahia, o presente projeto irá apresentar como algumas práticas organizacionais de uma instituição, desenvolva um projeto de Gestão Comercial que seja viável à organização e que atenda às suas necessidades específicas, são devidamente aplicadas na referida empresa. Podemos ressaltar ainda que este projeto tem enfoque aplicação do conhecimento adquirido no decorrer do curso à realidade de uma organização.


  1. INTRODUÇÃO

Este Projeto Muldisciplinar é de fundamental importância para o nosso crescimento profissional e desenvolvimento, pois nos permite ter uma visão da gestão empresarial da empresa proposta, estrutura das empresas de pequeno e grande porte, associada à nossa visão e tem como objetivo levar os alunos a pensarem na gestão organizacional a partir da articulação dos conteúdos das disciplinas do semestre e os futuros.

A empresa que iremos tratar é as Casas Bahia e os motivos que nos levaram a pensar sobre essa empresa está relacionado à diversidade dos produtos oferecidos, é uma marca presente na mente dos brasileiros por tempo de mercado e qualidade nos produtos oferecidos, à estrutura organizacional , à grande quantidade de funcionários bem como à aplicação de recursos em publicidade e propaganda, , abrange, por dia, cerca 54.1 milhões de domicílios com TV, anunciando em sete emissoras de TV aberta e, também, em 11 canais por assinatura, que atraem uma grande quantidade de clientes.


1.1 Empresa

Casa Bahia é uma rede que comercializa eletrodomésticos, eletroeletrônicos, móveis e utilidades domésticas. A marca é administrada pela Via Varejo, companhia com ações negociadas na BMFBovespa (VVAR11) e que se posiciona como uma das maiores varejistas de eletroeletrônicos do mundo. A sede administrativa está localizada em São Caetano do Sul, na Grande São Paulo. A primeira loja da Casas Bahia abriu suas portas em São Caetano do Sul, na região do ABC de São Paulo, o nome foi escolhido como uma forma de homenagear e agradar o grande número de nordestinos que moravam na cidade. A empresa foi fundada em 1957 por iniciativa de Samuel Klein havia.

A história das Casas Bahia, está intrinsecamente ligada a história de seu fundador o polonês Samuel Klein. O negócio começou na verdade sem um endereço fixo, sendo baseada no sistema de vendas de "mascate" como era conhecido na época, sendo que a venda se dava porta à porta na região do ABC Paulista, nessa época já aplicava a venda à crédito, por meio de um cartão onde fazia o controle de cada cliente e das parcelas de suas compras que eram em geral divididas em seis ou oito prestações. Em 1957 comprou sua primeira loja na avenida Conde Francisco Matarazzo, 567, no centro da cidade de São Caetano do Sul. O nome Casas Bahia já foi um por si um insight de marketing, pois visava homenagear ao povo nordestino que havia imigrado para São Paulo em busca de melhores oportunidades e trabalhava então na indústria economicamente aquecida da região naquela época. Se na época de mascate Klein vendia roupas de cama mesa e banho, agora com a loja estabelecida em endereço fixo seu portfólio de produtos se ampliava para uma variedade maior, abrangendo também móveis, colchões de algodão e outros itens.

A clientela não demorou a frequentar a loja para pagar suas prestações e adquirir novas mercadorias. Era o início de um império que foi conquistando cada vez mais clientes e mercados até se transformar em líder no setor varejista de eletrodomésticos e móveis. Em 1960 ocorreu a inauguração da segunda loja também em São Caetano, passando a se chamar CASAS BAHIA. Em 1964 as lojas iniciaram a vendas de eletrodomésticos. As lojas seguintes foram inauguradas na região do ABC, nas cidades de Santo André e Mauá. Mesmo com as novas filiais, Samuel continuou a vender nas ruas. Chegou a ter 80 peruas com mercadorias comercializadas de porta em porta. Em 1970, já com sete lojas, adquiriu o controle acionário de uma financeira, a Intervest, tendo como objetivo financiar os clientes nas lojas e dar impulso a abertura de novas filiais. Foi nesta época que o sistema de venda de porta em porta foi definitivamente encerrado.

Somente em 1971, a rede abriu sua primeira loja na cidade de São Paulo, no bairro de Pinheiros. Nesta época começou a adquirir outras empresas como as lojas Piratininga, depois a rede Columbia, a Tamakavi, a Domus e as lojas Ultralar e Modelar. Com isso aumentou drasticamente seus ponto de venda. Os filhos Michael e Saul Klein começaram a trabalhar na sede da empresa na década de 80, período em que foi inaugurada a 100ª loja da rede. Sempre à frente dos negócios, Samuel comandou a expansão em ritmo acelerado, com a abertura de novas filiais nos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro (através da compra da rede Garson), Paraná, Mato Grosso do Sul e Santa Catarina, todas na década de 90. Em 1996, a CASAS BAHIA abriu o maior Centro de Distribuição da América Latina, e segundo maior do mundo, em Jundiaí, interior paulista, com 300.000 m2 de área construída.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.7 Kb)   pdf (299.9 Kb)   docx (407.8 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com