TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo de Caso Centro de REabilitação

Por:   •  14/6/2021  •  Trabalho acadêmico  •  671 Palavras (3 Páginas)  •  220 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE DE ITAÚNA

Faculdade de Arquitetura e Urbanismo

Trabalho de Curso 1 - TC1 - Prof. Lucas Veloso de Menezes

TP-1

Nome: Ana Júlia Magalhães Rocha

Tema: Centro de Reabilitação Fisico e Psiquica

Cidade: Itaúna

1 - Tema: Projeto arquitetônico de um Centro de Reabilitação Fisico e  Psiquica

2 - Local: Itaúna, MG

Avenida Jove Soares, nº 1081 -  Graças .

Ruas que delimitam: Avenida Jove Soares e Aveida Getúlio Vargas .

Figura 01

[pic 1]

Localização do terreno na cidade de Itaúna

Fonte: Google Maps, modificado pelo autor (2021)

Figura 02

[pic 2]

Localização do terreno no entorno imediato Fonte: Google Maps, modificado pelo autor  (2021)

Figura 03

[pic 3]

Levantamento topográfico do terreno

Fonte: Levantamento Cadastral Prefeitura Municipal de Itaúna (s/d) 4 - Justificativa para a escolha do tema

Dentre as razões que impulsionaram a escolher esse tema foi a necessidade de cada vez mais existirem espaços capazes de proporcionar acessibilidade a todos deficientes, sejam eles com deficiência de locomoção, psíquica, visual, entre outras deficiências que são muito comuns nos dias de hoje causadas por tantos problemas que cercam a sociedade.

Na cidade de Itaúna, não há um espaço estruturalmente preparado para receber várias pessoas com deficiência, hoje a cidade conta com a Associação Santa Monica, porém percebesse-se que para a demanda da cidade e dos municípios vizinhos que tem grande interrelação com Itaúna esse espaço não está estruturado e preparado par receber tantas pessoas, além disso no ano de 2020 tem-se um exemplo bem atípico, em que as pessoas viveram um período traumático, que afetou grande parte da população psicologicamente.

Observando o quadro do mundo durante a pandemia pode concluir-se que o mundo pós-pandêmico precisará de uma maior assistência. As cidades ainda não estão preparadas para essas anomalias do decorrer do tempo, e não só no ano de 2020, mas existem vários exemplos de doenças que alteraram o modo de viver das sociedades, e assim esse Centro de Reabilitação será um espaço indicado para essas situações que conturbam o modo de vida, as relações interpessoais, além dos espaços públicos que oferecem convivência e encontros nas cidades.

Vários espaços urbanos que são projetados para a circulação das pessoas não são pensados para todos os tipos de usuários, e quando se diz todos os tipos, refere-se também à pessoas que possuem uma deficiência ao se locomoverem, não apenas cadeirantes, mas deficientes visuais, e pessoas que utilizam andadores. Além disso, quando adaptam para esses usuários não seguem as normas adequadas. Por conseguinte, oferecer esses espaços favorece a inclusão social dessas pessoas nos espaços das cidades.

 Um centro de Reabilitação Física e Psíquica além de oferecer uma estrutura capaz de incluir qualquer tipo de usuário, promove os cuidados necessários para o bem estar e a qualidade de vida para os “deficientes” que nem sempre são de locomoção, mas também deficientes de saúde mental, que é um assunto muito discutido pelos profissionais da psicologia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (851.3 Kb)   docx (787.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com