TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo de caso restauro no patrimônio tombado

Por:   •  31/5/2019  •  Relatório de pesquisa  •  589 Palavras (3 Páginas)  •  164 Visualizações

Página 1 de 3

Nome: Davidson Leardini da Silva    RA: C3664H-9

Estudo de caso – Intervenção em patrimônios históricos.

Palácio Belvedere – Curitiba

[pic 1][pic 2]

[pic 3]


Construído na Praça João Cândido, no bairro de São Francisco, muito próximo ao centro histórico de Curitiba, é um prédio que faz parte do patrimônio histórico do Governo do Estado, tombado em âmbito estadual desde 1966 como patrimônio histórico e artístico. Projetado com linhas influencia Art Nouveau

Foi construído em 1915, pelo prefeito Cândido de Abreu. Construído para ser um mirante, pois está localizado no ponto mais alto da capital. Permaneceu apenas como mirante até a data de 1922, quando então virou sede da primeira rádio do Paraná, a Rádio Clube do Paraná, e permaneceu até 1930. Em 1931 a antiga faculdade de Engenharia do Paraná o transformou em um observatório Astronômico. Em 1962, deixou de ser um observatório para tornar-se sede da União Cívica Feminina Paranaense.  Após o seu tombamento em 1966 o local foi utilizado pela área de segurança e ações sociais do governo. Em 2014, tornou-se sede da Academia Paranaense de letras, porém devido as mas condições de conservação e a falta de recursos para reforma a academia não tomou posse do edifício.
Abandonado, em 6 de Dezembro de 2017 um incêndio destruiu a cobertura do palácio danificando completamente o ultimo pavimento. A suspeita, foi que criminosos atearam fogo no prédio. O Prefeito Rafael Greca, em julho do mesmo ano, teria liberado verbas para o restauro do palácio, mas a mesma não foi iniciada.


[pic 4]


Em 20 de Novembro de 2018, foi assinado pelo prefeito Rafael Greca, a ordem de serviço de restauração do patrimônio. O investimento virão de recursos do potencial construtivo e ficam em torno de R$1.170.00,00. O município se esforçou muito para que esse restauro acontecesse, assim como a recuperação de toda a região central/histórica da cidade.
O restauro está sendo feito em seu interior e exterior, exatamente como as especificações técnicas, recuperando a identidade da cidade. O prédio, após a finalização do seu restauro, será efetivado como sede da Academia de Letras do Paraná e também contará com um café que será administrado pela escola do Sesc Paraná.
Segundo o engenheiro responsável, Laerte Rigolon, da empresa Conex, vencedora da licitação, após a cobertura, as obras seguirão com a restauração da alvenaria e da carpintaria interna, envolvendo o piso, vigas e esquadrias. Depois serão feitas as instalações elétricas, instalado o forro e lixadas e pintadas as paredes.
O término está previsto para Agosto de 2019.
 
[pic 5][pic 6][pic 7]

Projeto de intervenção proposto – 3D
[pic 8][pic 9][pic 10]

Conclusão:
Estive nesse local e realmente é um mirante no centro histórico de Curitiba lindo!
Quando fui, em Abril de 2019 ele ainda estava em reforma. A praça que o abriga é enorme e perfeita para “estar”. As pessoas realmente usufruem do local fazendo com que ele vire um ponto turístico, atrativo e de contemplativo.
O estilo adotado para o restauro foi a de Cesare Brandi, que restaura a matéria sem intervir ou modificar o original da obra. Ele restaura o que existiu da forma que ele existiu, fazendo com que o tempo em que esteve “vivo” não seja esquecido, permanecendo vivia a história ali plantada. Porém a intervenção adiciona que vai além da réplica da obra, foi o café da escola Sesc, que por sua vez não altera a forma e a originalidade da edificação, torna-se apenas um anexo. Sua construção em alvenaria e madeira garante o estilo da época em que foi construído.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (847.5 Kb)   docx (742.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com