TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudos de caso abrigos de emergencia

Por:   •  28/5/2015  •  Projeto de pesquisa  •  501 Palavras (3 Páginas)  •  1.562 Visualizações

Página 1 de 3

Estudos de Caso – Abrigos de emergência

1° estudo- Casas Paper Log

Em janeiro de 1995 ocorreu um sismo com intensidade de 7,3 em Kobe no Japão, aproximadamente 6.400 pessoas perderam a vida e muitas famílias ficaram desabrigadas.

A partir deste contexto catastrófico a solução mais rápida e eficiente foi construir abrigos emergenciais para atender as vítimas e alojá-los em um local seguro.

Esses abrigos de emergência foram projetados pelo famoso arquiteto Shigeru Ban, atualmente considerado um dos maiores especialista em projeção de abrigos para vítimas de catástrofes naturais. Essa fama lhe foi atribuída graças a sua criatividade, inovação e seu senso de humanidade e de ação positiva para criar estruturas eficientes para atender a sociedade.

A Casa Paper Log construída em Kobe tem a fundação constituída de caixas de cervejas que foram doadas e preenchidas com areia. As paredes são constituídas por tubos de papel, e para a cobertura foi utilizado um material semelhante a lona. Todos os materiais possuem um baixo custo, são considerados altamente sustentáveis e podem ser facilmente descartados ou reciclados.

Fonte: http://www.livingdesign.net.br/tags/shigeru-ban

2° estudo- Architecture for humanity (Containers)

Em 2010 ocorreu uma grande catástrofe no Japão, onde milhares de pessoas morreram e muitas outras ficaram desabrigadas após um tsunami atingir o país. Em meio ao caos, a Architecture for humanity entrou em ação e deu assistência às vítimas, construindo abrigos para as famílias.

Em 1999 Cameron Sinclair e Kate Stohr fundaram a Architecture for humanity, um organização sem fins lucrativos que busca soluções arquitetônicas para crises humanitárias. Através de competições, parcerias com outras organizações de amparo, workshops e outras atividades do tipo, a Architecture for humanity oferece oportunidades para arquitetos e designers desenvolverem projetos que atendam às necessidades dessas comunidades desabrigadas.

A organização já atendeu vítimas de 15 desastres naturais e provocados pelo homem, completou mais de 300 projetos em 47 países, e tem alimentado uma rede de mais de 75.000 arquitetos, profissionais e voluntários empenhados em fazer um impacto positivo através da arquitetura.

Um dos fatores mais interessantes desse projeto humanitário além de ser totalmente voltado amparo do próximo, é a estrutura arquitetônica presente nos abrigos.

Foram projetados módulos, cada um possui dois containers colocados um sobre o outro, cada módulo habita uma família e as oferece conforto e segurança.

Os abrigos foram construídos a partir da utilização de containers que possuem baixo custo e durabilidade, materiais sustentáveis que são facilmente recicláveis e podem ser substituídos se necessário. Não podemos deixar de notar também a estética que os abrigos apresentam, pois apesar de simples e de oferecerem o básico, possui uma beleza suave e usual.

Fonte:http://ideiasgreen.com.br/2011/12/top-5-abrigos-para-sem-tetos-construidos-com-conteiners-reciclados-fotos.html

Ambos os casos foram escolhidos para estudo devido a ação humanitária de cada um, tanto

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (45.4 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com