TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fichamento do capitulo clássico e romântico

Por:   •  29/5/2019  •  Resenha  •  767 Palavras (4 Páginas)  •  530 Visualizações

Página 1 de 4

O primeiro capitulo Clássico e Romântico do livro Arte moderna do escritor Giulio Argan Carlos aborda o clássico ligado a arte do mundo antigo, grego romano, e o renascimento na cultura voltada para o homem, já o romântico, arte voltada para a igreja religião focando no românico e no gótico. Warringer havia proposto uma distinção por área geográfica; o clássico seria o mundo mediterrâneo, a relação do homem com a natureza sendo clara e positiva já o romântico seria o mundo nórdico, e a natureza seria uma força misteriosa e hostil.

Com a revolução francesa e as conquistas de napoleão surgiram ideias de unidade cultural e política na Europa. Os dois estilos o clássico e o romântico foram conceituados entre metade dos séculos XVIII e XIX, o clássico por Winckelmann e Mengs e o romântico por defensores do renascimento gótico pelos alemães Schlegel, Wackenrader e Tieck, para eles a arte tem um sentido sagrado e uma essência religiosa.

A partir da metade do século XVIII que os tratados do renascimento e do barroco são substituídos a um nível teórico mais elevado por uma filosofia estética, a partir disso as atividades dos artistas não eram mais vistas como meio de conhecimento do real ou de importância religiosa ou estimulo moral, mas como o pensamento clássico de um a arte de imitação, entrando em crise a ideia de dualismo de teorias , a censura surge com o iluminismo, se tornando um objeto da pesquisa cognitiva , a representação do real e substituída pela ideologia como modelo para todas invenções humana.

Tanto na arte neoclássica como na romântica apesar das divergências, pertencem ao mesmo ciclo de pensamento. A diferença está ligada ao tipo de postura majoritariamente racional ou passional que cada artista assume em relação a história, e a realidade natural e social.

Esse período se estende até meados do século XIX subdividido em três fases, a primeira fase está ligada ao pré-romântico com a poética inglesa do sublime e do horror, a segunda fase está ligada à o neoclássico coincidindo com a revolução francesa e o império napoleônico e a terceira fase está conectada a uma reação romântica que que não se sustenta por vários motivos.

O primeiro foi que meados do século XVIII o termo romântico é empregado como pitoresco voltado para jardinagem uma arte que não imitava nem representava mais estava liga diretamente ao natural estando assim de acordo com as teses do iluminismo , o segundo motivo seria a postura diferente do sujeito referente a realidade para o pitoresco a natureza seria um ambiente variado , acolhedor que está ligado diretamente ao desenvolvimento dos sentidos já para o sublime ela seria um ambiente misterioso e hostil que desenvolve na pessoa o sentido de solidão e individualidade.

O terceiro e último motivo seria que a poética do sublime adota como modelo o estilo clássico e assim constituem um dos componentes fundamentais do neoclassicismo, podendo afirmar que este seria apenas uma fase do processo de formação da concretização romântica, voltada para uma representação mais racional.

Com antihistoricismo do iluminismo as artes grega e romana se encontram em um estilo próprio. O neoclássico surgi com uma postura racional se opondo ao passional visto no romântico.

Com as melhorias e novas tecnologias no processo de criação da arte a transformação das estruturas e da

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (32.7 Kb)   docx (8.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com