TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FICHAMENTO CAPITULO V DO LIVRO ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DA ESCOLA

Por:   •  28/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  589 Palavras (3 Páginas)  •  292 Visualizações

Página 1 de 3

ALUNA: PATRÍCIA GONÇALVES - 8ºPED

FICHAMENTO - CAPITULO V DO LIVRO ORGANIZAÇÃO E GESTAO DA ESCOLA.

Organização, administração e gestão são termos aplicados aos processos organizacionais.

Organização significa de formas ordenadas, prover as condições necessárias para realizar uma ação.

Administrar é o ato de por em pratica um conjunto de normas e funções.Gerir é administrar, gerenciar, dirigir.

Organização e administração

Sendo a instituição escolar um sistema de relações, com fortes características interativas, que diferenciam de empresas convencionais, seria mais adequado o uso do termo organização.

Para que a organização funcione, requerem-se as tomadas de decisões e a direção e o controle dessas decisões. É esse o processo de gestão.

A organização e gestão visam

Prover as condições, os meios e todos os recursos necessários ao funcionamento da escola e do trabalho em sala de aula.

Promover o envolvimento das pessoas no trabalho por meio da participação e fazer o acompanhamento e a avaliação dessa participação, tendo como referencias o objetivo dessa aprendizagem.

GESTAO E DIREÇÃO

A direção é um principio e atributo de gestão, mediante um trabalho conjunto das pessoas, orientando-as e integrando-as em direção aos objetivos. A direção põe em ação o processo de tomadas de decisões na organização, e coordena os trabalhos para serem executados.

 A organização e os processos de gestão, incluído a direção assumem significados diferentes, conforme a concepção que se tenha dos objetivos da educação em relação à sociedade e a formação dos alunos.

PARTICIPAÇÃO

A participação é o principal meio de assegurar a gestão democrática da escola, possibilitando o envolvimento de profissionais e usuários no processo de tomada de decisão  e no funcionamento da organização escolar.

Além de proporcionar um melhor conhecimento dos objetivos e metas, da estrutura organizacional e de sua dinâmica, das relações escola e comunidade, e favorece uma aproximação dos professores x alunos x pais.

Para se formar uma equipe, não basta existir um grupo de pessoas. É necessário que os profissionais assumam conscientemente a disposição de construir conjuntamente uma equipe, de tomar decisões coletivamente, de pôr em pratica o que foi decidido e cumprir sua parte em relação ao que foi decidido.

Por parte dos diretores e coordenadores pedagógicos, é preciso capacidade de liderar e gerir pratica de cooperação em grupo, de modo a criar outra cultura organizacional, ou seja, uma mentalidade de organização escolar instituída a partir de percepções, modos de pensar e agir, praticas próprias de cultura existente entre integrantes da equipe escolar.

A CULTURA ORGANIZACIONAL

A cultura organizacional representa hoje um elemento indissociável das praticas de organização e gestão, estrutura organizacional, a tecnologia, as relações de trabalho, a forma de participação.

No entendimento mais abrangente essa cultura organizacional diz respeito ao conjunto de fatores sociais, culturais, psicológicos que influenciam no modo de agir da organização como um todo e do comportamento das pessoas.

Esse aspecto tem sido dominado de currículo oculto. Mais que atua de forma poderosa nos modos de funcionar das escolas e na pratica dos professores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (66.7 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com