TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Clima: Temperado continental

Por:   •  30/11/2017  •  Monografia  •  3.162 Palavras (13 Páginas)  •  289 Visualizações

Página 1 de 13

 Ljubljana, capital da Eslovênia, e as intervenções nas margens do Rio Ljubljanica.

  1. RESUMO

O presente trabalho objetivo apresentar a forma pela qual as intervenções no Rio Ljubljanica, principalmente as ligadas ao setor da construção civil, foram impactando o meio ambiente de forma a comprometer não somente a o curso do rio, mas como suas intervenções ocasionaram a mudança de padrões da sociedade.

  1. INTRODUÇÃO

Descrever a história das intervenções nas margens do Rio Ljubljanica, que marca grande ações artificiais feitas ao longo do tempo.

O objetivo dessas intervenções é promover a revitalização do centro histórico, devolver seu poder de atração e melhorar a vida social e urbana ao ar livre na região e, com isso, potencializar atividades econômicas diversas, propondo torná-lo mais agradável e convidativo aos pedestres, diversas medidas foram tomadas para reduzir o tráfego de veículos nessas zonas. A ideia é dar continuidade à visão lançada por Joze Ple^nik mais de 80 anos atrás, com ações realistas e viáveis dos pontos de vista de orçamento e implantação.

        

  1. OBJETIVOS

Com o aumento a acessibilidade em toda a região, tanto no sentido transversal quanto no longitudinal ao rio, e ao criar condições agradáveis e seguras para pedestres e ciclistas, os projetos melhoraram a qualidade da vida urbana no centro da cidade e possibilitaram seu reaquecimento econômico.

  1. METODOLOGIA

A metodologia adotada para a execução do presente trabalho foi a de pesquisa bibliográfica ligadas a área que recebeu as intervenções.

  1. DESENVOLVIMENTO

6. Eslovênia

6.1 História do país.

É uma cidade habitada desde muito antes do imaginável, incluindo a pré-história, foi considerada cidade em 1220 e comandada pela Áustria em1335 até 1918. Foi diversas vezes destruída por terremotos, e reconstruída nos estilos renascentista e, depois, neoclassicista. Após a segunda guerra mundial, tornou-se capital da república socialista Iugoslava até 1991, quando se tornou independente. Sua arquitetura é algo que chama atenção, além de manter dois monumentos mais emblemáticos, o castelo e a catedral, e os espaços turísticos são atrativos para o público estrangeiro, pois traz alguns aspectos da arte Barroca e também da arte atual, é um contexto híbrido característico de uma cidade que se renova e se restaura.

Foi uma cidade prejudicada por inundações, e crises causadas pelas mesmas, onde provocou o deslocamento dos habitantes para os subúrbios, sendo essa a maior das crises econômicas dos últimos tempos.


6.2 Geografia

Localização: Centro-sul da Europa. 

Capital: Ljubljana

Hora local: +4h. 

Área: 20.251 km2. 

Clima: temperado continental. 

Área de floresta: 11 mil km2 (1995).                                       

A Eslovênia está situada no cruzamento da Europa Central, no Mediterrâneo e nos Balcãs. Os Alpes dominam norte da Eslovênia ao longo de sua longa fronteira para a Áustria e cobrem 42% de seu território. O Litoral Adriático da Eslovênia se estende 46 km da Itália para a Croácia. A porta principal é Koper.

[pic 1]

(http://funag.gov.br/loja/download/908-Livro_na_Rua_-_Eslovenia.pdf)

Karst planalto sul da Eslovênia é uma região de calcário de rios subterrâneos, desfiladeiros e cavernas. Na planície da Panónia, a leste e norte, em direção às fronteiras da Croácia e Hungria, a paisagem é essencialmente plana, 64% do país é coberta por florestas. A maioria da Eslovênia tem um clima continental, com invernos frios e verões quentes.

Eslovênia é um país alpino, com picos nevados dos Alpes eslovenos, as Montanhas Karavanke se elevam no Norte, e os Alpes Julianos do Nordeste, o pico mais alto é o Monte Triglav, o que significa “Três Cabeças” – uma olhando para o passado, uma olhando para o presente, e a terceira olhando para o futuro, segundo a lenda popular. A Eslovênia contém pequenos e belos lagos e riachos.

O Lago Bled, em 1.500 pés (457 m) acima do nível do mar, tem sido um local favorito por anos. O castelo de Bled, em suas margens, data dos tempos de Carlos Magno. No meio do lago está uma pequena ilha romântica, que se diz ter sido a casa de Ziva, a deusa Eslava do amor e da vida.

A notável Caverna Postojna de 12 milhas (19-km) de comprimento fora de Ljubljana foi esculpida em pedra calcária de um rio subterrâneo. A caverna é conhecida pelas formas fantásticas de suas estalactites. A Eslovênia reivindica um pequeno pedaço da costa do Adriático, entre a cidade Italiana de Trieste e a Península de Istria. Ele estende-se por apenas 29 milhas (47 km) ao sul da antiga cidade de Koper.

6.3 Gabarito de altura para prédios

O tecido urbano tradicional europeu tem o gabarito de 21 metros de altura máxima para edifícios, que permitirá cerca de 6 pavimentos, pois dependerá tal número da altura do pé direito utilizado em cada andar, isto é, da altura do chão ao teto, à qual deve acrescentar a altura dos pisos entre os andares.

6.4 População

População Eslovênia é a zona mais homogênea da antiga Iugoslávia, pois perto de 90% de seus dois milhões de habitantes são eslovenos, 3% croatas, 2% sérvios e o resto, minorias húngara, italiana e mulçumana. A religião dos eslovenos é a católica.

As cidades mais importantes são Ljubljana (280.000 habitantes), Maribor (108.000), Celje (42.000) e Kranj (37.000).

O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) no último ano chegou a 0,904.

IDH: 29° posição (2003)

A religião predominante da Eslovênia é a católica abrangendo por volta de 82% da população, enquanto os outros 18% é composto por diversas ideologias religiosas.

 A principal cidade da Eslovênia é também a sua capital Ljubljana
além das cidades do norte correspondentes a região alpina do país e as cidades costeiras do sul.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.4 Kb)   pdf (650.4 Kb)   docx (1.8 Mb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com