TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Resumo Expandido

Por:   •  29/9/2018  •  Artigo  •  904 Palavras (4 Páginas)  •  201 Visualizações

Página 1 de 4

INTRODUÇÃO

        Cachoeiro de Itapemirim apresenta uma forma urbana desestruturada que gera diversos problemas para a população. A fim de entender a urbanização atual da cidade, é necessário analisarmos como a região foi colonizada através da história do Estado e assim poderemos entender porque ainda ocorrem muitos problemas devido a urbanização da cidade mesmo sendo uma região metropolitana e importante da região sul do Estado do Espírito Santo.

MATERIAIS E MÉTODOS

        A pesquisa foi pautada em livros e artigos científicos referentes a história do Espírito Santo e de Cachoeiro de Itapemirim que mostravam como a região foi colonizada e, consequentemente, urbanizada.

DESENVOLVIMENTO

        A colonização do Estado do Espírito Santo ocorreu de forma diferente a de outros locais. Foi mais tardia, já que inicialmente a ocupação portuguesa foi em pouca escala e o Estado servia como proteção às minas de ouro do interior do Brasil. Segundo FORTUNATO (2011, p. 41) “(...) os maiores contingentes populacionais só chegaram ao Espírito Santo no século XIX, com a adoção da política de imigração europeia, principalmente italiana e alemã”.

        Inicialmente, a atividade que dominava no Estado era o açúcar, entretanto, depois da construção da “Estrada Nova do Rubim” ocorreu o avanço da atividade cafeeira, que dominou o setor econômico do Estado por muito tempo. Junto dessa atividade, ocorreram diversas migrações e o aumento da população.

        Na década de 1920, o café teve importância significativa na economia brasileira, deixando o Espírito Santo favorável economicamente e incentivado a criar projetos industriais para o desenvolvimento da região (OLIVEIRA, 2008). Além disso, houve a política imigratória promovida pelo Segundo Reinado no qual ocorreu a introdução de mão de obra europeia avinda de locais como Espanha, Alemanha, Suíça e Itália, além de retirantes nordestinos. Como afirma Fortunato (2011, p. 43) “a relação entre a cultura cafeeira e o processo imigratória no Espírito Santo é de grande expressividade”.

        Uma das cidades com a maior quantidade de lavouras de café foi Cachoeiro de Itapemirim.

        Como afirma Moreira (2004), citado por Marin et al (2011, p. 114):

(...) Cachoeiro crescia como centro polarizador da produção cafeeira da região sul, gerando rebatimentos positivos, como quando se tornou, entre outras coisas, a primeira cidade a ter luz elétrica, bom como estrada de ferro, símbolos de progresso e modernidade no final do século XIX.

        A região sul capixaba consolidou-se economicamente como a mais importante da província e, por isso, houveram projetos para estabelecer conexão entre a região de Cachoeiro de Itapemirim e a capital Vitória, como a ligação ferroviária chamada de Estrada de Ferro Sul do Espírito Santo (MARIN et al, 2011).

        Na década de 1950, marcada pelo Governo Jones dos Santos, tiveram vários investimentos públicos e tentativas de industrialização do Estado chamados de “Grandes Projetos Industriais”, por exemplo o plano “Plano de Valorização Econômica do Estado do Espírito Santo”. Além disso, os governos posteriores adotaram vários projetos que incentivavam a industrialização do Estado. (FORTUNATO, 2011)

        Alguns dos chamados “grandes projetos” não foram bem-sucedidos, mas muitos ajudaram a região a evoluir economicamente, o que também gerou projetos de urbanização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (87.2 Kb)   docx (14.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com