TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO: CONFIGURAÇÃO DO ESPAÇO REGIONAL E URBANO DA RMS

Por:   •  24/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.145 Palavras (9 Páginas)  •  165 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

ARQUITETURA E URBANISMO

RELATÓRIO:

CONFIGURAÇÃO DO ESPAÇO REGIONAL E URBANO DA RMS

SALVADOR-BAHIA

2018

Nara Rocha

RELATÓRIO:

CONFIGURAÇÃO DO ESPAÇO REGIONAL E URBANO DA RMS

               Trabalho apresentado como critério

de avaliação da disciplina

          Planejamento Urbano e Regional,

do curso de Arquitetura e Urbanismo,

 Turno: Noturno.

Orientadora: Prof.ª. Ângela Magalhães

SALVADOR-BAHIA

2018

LISTA DE ILUSTRAÇÕES

Figura 1 –         Mapa da Região Metropolitana de salvador

Figura 2 –         Mapa da malha viária da região metropolitanapios

SUMÁRIO

1. APRESENTAÇÃO...............................................................................................        05

2. INTRODUÇÃO....................................................................................................        06

3. REGIÃO METROPOLITANA DE SALVADOR...................................................        07

3.1 LOCALIZAÇÃO DA RMS.................................................................................        07

3.2 ÁREA, LOCALIZAÇÃO E DENSIDADE DEMOGRÁFICA.....................................................................................................        08

3.3  DESENHO DA MALHA VIÁRIA REGIONAL..................................................        09

3.4 PIB.....................................................................................................................        11

3.5 IDH....................................................................................................................        12

4. CONCLUSÃO...............................................................................................        13

APRESENTAÇÃO

O conteúdo apresentado neste material tem por objetivo levantar e analisar dados referentes a configuração ambiental e socioeconômica da Região Metropolitana de Salvador (RMS). A elaboração e estudo do mapa de "Configuração da Região Metropolitana de Salvador",  traduz, a partir da identificação, quantificação e qualificação de dados, bem como a análise crítica destas diretrizes, a caracterização física e espacial da RMS e das potencialidades e problemáticas, as quais estão relacionadas, tais como mobilidade, infraestrutura e afins. 

A análise aqui realizada, por fim, permite a leitura da composição da Região Metropolitana de Salvador, assim como, o contexto e inter-relações, resultantes de sua urbanização. Compreende ainda, a forma como se dá a ocupação e apropriação do território, as condicionantes, as quais direcionaram, de forma singular, o desenvolvimento econômico e social de cada município, acentuando aspectos que favoreçam o vínculo entre estes, tal como aspectos em que são autossuficientes. 

O estudo, portanto, simula a prática do planejamento urbano, onde realiza-se a partir da metodologia, explanada anteriormente, um diagnóstico da configuração de determinada região e das condições que contribuíram para sua formação, para então propor diretrizes e projetos que contribuam no desenvolvimento e melhor estruturação da região. 

  1. INTRODUÇÃO

O presente estudo sobre a configuração ambiental e socioeconômica da Região Metropolitana de Salvador – RMS possibilitou uma leitura da composição dessa região, fazendo perceber o contexto e as inter-relações resultantes de sua urbanização.

Para tanto, foi necessário a organização dos dados coletados, a análise crítica destes (identificando, quantificando e qualificando), a caracterização física e espacial da Região Metropolitana de Salvador, suas potencialidades e dificuldades no qual pôde-se  identificar como a mobilidade, infraestrutura, entre outros.

  1. REGIÃO METROPOLITANA DE SALVADOR (RMS)

2.1 Localização da RMS

Localizada na borda da orla do Atlântico Sul no Leste do estado da Bahia, a RMS (Região Metropolitana de Salvador), ocupa a 8ª posição das regiões mais populosas do país, e a sua metrópole (Salvador) ocupa o 4° lugar.

Os portos de Salvador e de Aratu que giram as atividades econômicas que são produzidas na RMS. As atividades industriais, como o Polo Industrial de Camaçari ficam na região norte do local.

A metrópole tem cerca de 2.780.109 km de extensão, enquanto a RMS tem 4.375.123 km² contando com uma ampla área de litoral, mata atlântica, manguezal, dunas, bacias hidrográficas e rios como Rio Joanes, Jaguaribe, Paraguaçu etc. A Região Metropolitana de Salvador tem uma área total de 2.837.113 Km², sendo em média cerca de 335.70 Km² por município.

Figura 1: Mapa da Região Metropolitana de Salvador

[pic 2]

Fonte: Gerado pelo “baixar mapas região metropolitana de Salvador”

2.2 Área, população e densidade demográfica

De acordo com o censo do IBGE de 2010, a região da RMS (Região Metropolitana de Salvador) a população da Metrópole (Salvador), é de 2.675.656 pessoas, com densidade demográfica de 3.859.44 hab/km², desta forma entendemos que é uma região superpovoada.

Em 2000 somando toda população da RMS temos um total de 3.021.572, já em 2010 o somatório do censo resultou em 3.573.973, este crescimento é proveniente do aumento dos campos industriais e da economia que vem melhorando ao longo dos anos. Os municípios que fazem parte da RMS:  Camaçari, Candeias, Dias D'Ávila, Itaparica, Lauro de Freitas, Madre de Deus, *Mata de São João, *Pojuca, Salvador, São Francisco do Conde, *São Sebastião do Passé, Simões Filho, Vera Cruz (*de acordo com a configuração territorial de 01 de agosto de 2012).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.5 Kb)   pdf (457.7 Kb)   docx (391.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com