TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Estágio

Por:   •  14/12/2015  •  Relatório de pesquisa  •  1.377 Palavras (6 Páginas)  •  290 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE POTIGUAR – UnP

PRÓ-REITORIA ACADÊMICA

ESCOLA DE ENGENHARIA E CIÊNCIAS EXATAS

CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO 8MA

MICAELA LOPES DE ARAÚJO SOARES

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO III

NATAL

2015

MICAELA LOPES DE ARAÚJO SOARES

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO III

Trabalho apresentado à Universidade Potiguar – UnP, como parte dos requisitos para obtenção de nota da disciplina de Estágio Supervisionado III.

Orientador: Prof. Marcio Henrique Yacyszyn Rodrigues

NATAL

2015

DECLARAÇÃO DA EMPRESA

Escritório de Arquitetura e Engenharia, IDEA Engenharia Ltda, dos Engenheiros Hermidas Lopes e Rafael Lopes, localizado na Avenida Maria Lacerda, nº 3490, Ed. Esmeralda, Sala 207.

SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        

2.        PLANO DE ESTÁGIO        

2.1.        DEFINIÇÃO DE ÁREA TÉCNICA        

2.2.        OBJETIVOS DO ESTÁGIO        

3.        PRÁTICA DO ESTÁGIO        

3.1.        PROJETO IRANEIDE GAMA        

3.2.        PROJETO HOTEL VARANDAS DE PONTA NEGRA        

3.3.        PROJETO ÉRBIO FERREIRA        

3.4.        PROJETO ACADEMIA NITRO        

4.        CONSIDERAÇÕES FINAIS        

  1. INTRODUÇÃO

O trabalho trata-se de um relato sobre as atividades desenvolvidas durante o período onze meses de estágio, e sua relação com as atividades desenvolvidas em sala de aula, tendo em vista o objetivo de explanar a importância entre a teoria e a prática de forma a esclarecer a importâncias de ambas funções (teoria e prática) na construção, complementação e qualificação do profissional a se formar.

  1. PLANO DE ESTÁGIO

O tema enfocado no decorrer do estágio é de projetos de interiores, reforma e construções de edificações particulares e empresariais.

  1. DEFINIÇÃO DE ÁREA TÉCNICA

        No estágio é desenvolvido as atividades como: Produção de Projetos bidimensional e tridimensional; Manual do Proprietário e Memorial Descritivo; Orçamento, Acompanhamento e Noção de Planejamento produtivo de Projeto e Obra;

        Relacionando o estágio com o aprendizado teórico em sala de Aula, pode-se assimilar a importância do mesmo na prática de trabalhos relacionados a Projeto Arquitetônico: Sistemas Construtivos Industrializados, Estrutura em Concreto, Projeto de Urbanismo: Desenho Urbano e Projeto Especial: Arquitetura de Interiores, Desenho Básico para Arquitetura, Desenho Técnico, Gerenciamento de Projetos e de Projetos de Arquitetura, Percepção do Espaço, Habitação, Acessibilidade, Sistemas Construtivos Industrializados e Abordagem Bioclimática. Em todos é notável a facilidade no desenvolvimento acadêmico e a compreensão com mais segurança do conteúdo passado.

        Todo esse processo é acompanhado e acertado entre os arquitetos e o cliente e o estagiário tem o papel de assessorar o arquiteto em todos os momentos, desde a criação até o desenho final e apresentação gráfica. Por isso, é importante os conhecimentos adquiridos nas disciplinas de Topografia, Estruturas de Madeira e Metal e em Concreto, Materiais de Construção e Paisagismo, para se ter a percepção geral do projeto e poder intervir, se necessário.

  1. OBJETIVOS DO ESTÁGIO

        O estágio tem como objetivo oferecer a oportunidade de o aluno consolidar os conhecimentos transmitidos em sala de aula, através da assessoria para execução de trabalhos profissionais de forma a amadurecer tanto a postura profissional como as habilidades técnicas obtidas, propiciando uma maior segurança para iniciar no mercado de trabalho que estar por vir.

  1. PRÁTICA DO ESTÁGIO
  1. PROJETO IRANEIDE GAMA

Proprietário: Iraneide Gama

Caracterização: O Projeto trata-se da criação de uma ambientação da sala de estar/jantar na residência situada no Condomínio La Vie Residence, Apartamento 203.

Descrição: Os clientes possuíam uma sala sem ambientação, apenas com sofá e uma mesa de jantar, queriam fazer uma ambientação aproveitando os móveis existentes e que pudessem receber os amigos no apartamento. Desta forma foi feita uma proposta de ambientação com painel para televisão, lustres, espelhos, papel de parede e tapete.

Atuação: O projeto iniciou com o levantamento da sala e dos móveis existentes, em seguida com o levantamento em mãos foi produzido a planta baixa, corte e planta detalhada no programa Autocad, logo depois foi realizado uma maquete eletrônica (3D) no Sketchup para realização de imagens renderizadas no V-ray, transmitindo melhor entendimento ao cliente de como ficaria seu projeto pronto.

  1. PROJETO HOTEL VARANDAS DE PONTA NEGRA

Proprietário: Projeto Hotel Varandas de Ponta Negra

Caracterização: O Projeto trata-se da criação de uma ambientação para a Recepção, Sala de Gerencia, Banheiro Social e Sala de Arquivos para Condomínio Hotel Varandas de Ponta Negra.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)   pdf (103.8 Kb)   docx (17 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com