TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha - Apartamento metropolitano: evolução tipológica

Por:   •  7/10/2016  •  Resenha  •  401 Palavras (2 Páginas)  •  288 Visualizações

Página 1 de 2

Título: Apartamento metropolitano: evolução tipológica

Apreciação crítica:

Em análise e leitura do texto podemos compreender, que a presença dos edifícios multifamiliares verticalizados ocupam um longo período no Brasil desde antes do século XIX. Esse modelo de habitação foi trazido para o país a fim de compactar as edificações e solucionar os problemas de moradia, a partir dos processos de aumento da população do Brasil, onde o nível de demanda por residências começava a impulsionar.

Um processo de total relevância que ocorreu no Brasil foi o Modernismo, onde abandonou-se todo o Ecletismo predominante do século XIX priorizando as moradas e as dando novas atribuições e funções a elas. No que diz respeito aos edifícios residenciais, o estilo Modernista trouxe consigo uma nova visão e concepção de projetos arquitetônicos, na qual os moradores fazem parte da elite das grandes cidades, pois os apartamentos possuíam uma qualidade arquitetônica superior. As compartimentações dos apartamentos eram bem mais dispostas e possuíam ambientes, que hoje poucos apartamentos existem, como a dependência de empregadas. Outro fator marcante no apartamento modernista é a separação lógica e evidente das áreas de estar, íntima e área de serviço, que por sua vez esta configuração particularmente garante uma privacidade maior aos moradores. A partir dos anos de 1960 com a criação do Edifício Copan, onde a priori seria um hotel, passa-se a ser um edifício multifamiliar, que por sua vez apresenta-se uma nova tipologia de morada no Brasil, a chamada kitchenette. Neste momento os apartamentos começam a ficar cada vez menores e mais compactos, mas ainda assim possuíam uma qualidade superior aos edifícios atuais.

Em virtude dos fatos mencionados chega-se à conclusão, que os apartamentos da atualidade tão compactados e/ou integrados (lofts e apart hotéis) seja com a paisagem ou entre os próprios ambientes vem perdendo sua qualidade dia após dia, uma vez que preocupação atual não é a de qualidade e conforto, que o apartamento venha a propor para o morador, mas sim no lucro que o mercado imobiliário deseja almejar. Essa prática causa um problema, no qual seria uma série de apartamentos repetidos e com pouca privacidade depreciando cada vez mais esse tipo de arquitetura. A expectativa é que os novos arquitetos na hora da concepção destes projetos, não pensem somente no anseio lucrativo do empreendedor, porém pense também na qualidade espacial e no conforto dos indivíduos que ali um dia habitarão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (52 Kb)   docx (9.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com