TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha As Fundações Profundas

Por:   •  21/6/2018  •  Resenha  •  575 Palavras (3 Páginas)  •  283 Visualizações

Página 1 de 3

A aula ministrada teve como tema os princípios para a elaboração de projetos de fundações profundas. Inicialmente, se introduziu o assunto com ênfase no entendimento das propriedades e classificação do solo, que são primordiais para sua posterior trabalhabilidade e então foi explicado os passos para se iniciar o estudo e desenvolvimento do projeto.

Primeiramente, foi explicitado que as partículas do solo se subdividem em tamanhos diversos, inicialmente sendo classificadas como granulares, que são partículas perceptíveis a olho nu e que quando peneiradas, 50% do material fica retido na peneira e também classificadas como finas, que são muitas vezes imperceptíveis, 50% do material passa pela peneira e se transforma em pasta quando misturadas à água. Também a partir desta subdivisão temos as frações do solo que são classificadas a partir do tamanho dos grãos em: pedregulhos, areias (grossas, médias e finas), silte e argilas, subdivididas como mostra no quadro abaixo:

Pedregulho > 4,8 mm

Areias 0,06 mm a 4,8 mm

Silte 0,005 mm a 0,06 mm

Argila < 0,005 mm

É necessário também um entendimento das origens do solo para compreender certos comportamentos do mesmo e a partir desta concepção foi apresentada a classificação quanto as suas origens:

• Solos Residuais - são provenientes da decomposição e degradação de rocha subjacente e se subdividem em maduro, saprolítico e rocha alterada;

• Solos Transportados - provenientes de erosão, transporte e deposição de solos pré-existentes e se classificam em coluvionares (transportados pela ação da gravidade), aluvionares (transportados pela ação da água) e eólicos (transportados pela ação do vento).

A partir dos estudos sobre o solo, deve-se ter o conhecimento adequado do solo in loco e então ser capaz de identificar e classificar suas diversas camadas. Posteriormente devem ser feitas as sondagens para se saber a resistência deste solo. Realizadas através dos métodos SPT (Standard Penetration Test – Teste de Penetração Padrão), Mista (com tradinho) ou Elétrica (Raios-X), estas sondagens requerem atenção quanto ao seu posicionamento, que devem ser nos pontos de projeção da fundação, onde haverá maior concentração de cargas, em distâncias de 15 a 30 m e devendo-se evitar pontos alinhados e um único furo.

Provindo destes estudos, iniciam-se os projetos das fundações, onde devem ser levantadas algumas informações necessárias para o planejamento como os dados topográficos, dados geotécnicos, dados da estrutura quanto ao seu tipo e uso e também os dados da vizinhança. Além destas informações, devem-se observar aspectos de segurança no que se referem às deformações e aos colapsos do solo e de elementos estruturais.

É também a partir da classificação dos solos e pelas informações necessárias que é definida o tipo de fundação a ser usada, se ela será profunda ou superficial (rasa). As fundações profundas (aquelas com mais de 3m de profundidade) tem como conceito o direcionamento de cargas transmitidas ao terreno através de elementos intermediários pela base, pela superfície lateral ou pelas duas e são classificadas em Estacas (Metálicas, Pré Moldadas de Concreto Vibrado ou Centrifugado, Franki, Strauss,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (43.8 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com