TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Automação Residencial

Por:   •  8/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  826 Palavras (4 Páginas)  •  726 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

DISCIPLINA: CONCEPÇÕES E MÉTODOS DE ESTUDO EM EAD

ATIVIDADE AVALIATIVA  DISCURSIVA – ELABORAÇÃO DE  RESENHA[1] (Modelo: anexo 1 - Critérios de avaliação: anexo2)

A Resenha é uma síntese de uma obra ou texto que visa a realização uma apreciação crítica da mesma. Na ótica da Taxionomia de Bloom, a resenha implica no domínio do último nível, a avaliação/julgamento, ou, na ótica de Krathwohl, o nível da criatividade. De forma geral a resenha busca incentivar a leitura de um livro, ou um texto. Expressa a identidade e a interpretação do resenhista, já que tal atividade admite o juízo valorativo, o comentário, a crítica. Na resenha faz-se uma introdução ao tema, o resumo e a crítica valorativa propriamente dita. Lakatos e Marconi (1995, apud MEDEIROS, 1999, p. 245) indicam um formato de resenha, do qual destacamos e elegemos para a sua avaliação na disciplina INSTALAÇÃO ELÉTRICA E AUTOMAÇÃO RESIDENCIAL.

TEXTO-BASE PARA A ELABORAÇÃO DE SUA RESENHA: Todo conteúdo ministrado na aula do dia 26 de outubro e materiais disponíveis no AVA.

 

Entrega da resenha: até 23/11/2015.

Para a elaboração de sua resenha, inclua os seguintes elementos:

 

a) Análise da obra:

Introdução ao tema: o que o autor propõe discutir? Qual o ponto de partida?

Resumo das ideias principais da obra. De que trata o texto? Qual a sua característica principal? O que o autor descreve acerca do conteúdo dos capítulos ou partes do texto (itens e subitens).

Conclusões do/a autor/a: Quais as conclusões a que o autor chegou?

b) Crítica/Avaliação do resenhista (você aluno):

Julgamento da obra. Qual a contribuição da obra? As ideias são originais? Como é o estilo do autor: conciso, objetivo, simples, idealista, realista? O que você alteraria ou sugeriria como ampliação do tema abordado?

c) Referência:

SOBRENOME, Prenome. Título do livro/artigo (em negrito). Edição.Local de publicação: Editora, Ano de publicação.

Exemplo: ANDRADE, Maria Margarida de. Introdução à metodologia do trabalho científico: elaboração de trabalhos. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2001.

Atenção: A extensão da resenha depende da natureza da obra estudada. Para o artigo que aqui propomos resenhar, indicamos-se que a mesma tenha entre 2 a 4 páginas.

                           

[pic 2]

RESENHA CRITICA, AUTOMAÇÃO RESIDENCIAL

Aluna: Bianca Chaise Vianna

Faculdade AVANTIS

Curso: Arquitetura e Urbanismo

Disciplina – Instalação Elétrica e Automação Residencial

07/06/2016

1 RESUMO DA OBRA

1.1 Introdução ao tema

Automação gera do termo DOMÓTICA, onde “domus” do termo latim, significa casa e “aftómati” vindo do grego quer dizer funciona por si só. Automação residencial nada mais é do que um conjunto de equipamentos conversando entre si, para facilitar a vida dos moradores ou de quem for utilizar o local.

1.2 Resumo

A automação residencial refere se a unidade habitacional particular, onde esta cada dia facilitando a vida dos moradores, baseado na aplicação de sistemas de controle com todas as funções encontradas no ambiente, integrando seus acionamentos e visando sempre a praticidade.

O principal fator que define uma instalação residencial automatizada é a integração entre os sistemas com à capacidade de executar comandos através de instruções programadas. A integração deve abranger todos os sistemas tecnológicos da residência, nessas funções estão inclusas: iluminação, climatização, controle de persianas, identificação de personalidade, abertura de portão, irrigação entre outras.

Funções onde ligadas entre si, que pode trazer muito mais tranquilidade, conforto e segurança, garantindo também a economia de energia com fontes alternativas. Garantindo a eficiência energética e sustentabilidade.

A automação residencial pode ser um fator decisivo para atingir consumidores com necessidades específicas, onde destacam-se a segurança, o entretenimento, a acessibilidade, o trabalho em casa, o conforto, etc.

1.3 Conclusões da autoria

O conceito de automação nos dias atuais vem atravessando barreiras, aumentando juntamente com as inovações da tecnologia e o crescimento físico do mercado, através de uma oferta maior, aumentando assim a concorrência e diminuindo o custo final.

2 CRÍTICA DO RESENHISTA

Com base no resumo, podemos entender que a automação esta cada dia mais presente na vida das pessoas, e que facilita diversas atividades, como por exemplo, para os portadores de necessidades especiais (cadeirantes), desde acionamento automático das portas, controle de iluminação, monitoramento de câmeras, e botão de pânico.

Estando cada vez mais presente no mercado de trabalho é de extrema importância que os arquitetos pensem e já deixem pontos preparados específicos para o sistema de automação, desde o planejamento, estabelecendo as necessidades do cliente, criando soluções e determinando quais equipamentos precisarão ser instalados. O projeto de automação deve ser muito bem pensado e planejado de acordo com os demais projetos, sendo eles: elétrico, hidráulico, estrutural, arquitetônico, etc. Posicionando as caixas de passagem de uma maneira centralizada, também ajuda a diminuir o comprimento de cabos.

Hoje em dia é muito comum que os moradores insiram toda a parte de automação em projetos já prontos, aumentando assim seu custo de execução. Por esse e outros motivos que deve ser levado em conta, quando possível, o projeto de automação no início da obra.

3 REFERÊNCIA

http://www.gdsautomacao.com.br/automacao.html

http://www.tecmundo.com.br/casas/9907-automacao-residencial-a-tecnologia-invade-a-sua-casa.htm


...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (227.3 Kb)   docx (312.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com