TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Crítica: Os Movimentos artísticos

Por:   •  27/3/2016  •  Resenha  •  506 Palavras (3 Páginas)  •  432 Visualizações

Página 1 de 3

FMU – FIAM FAAM

Faculdade de Arquitetura e Urbanismo

Arte e critica de arte

Giulio Carlo Argan

Alunas: 
Jessica Gomes

Disciplina: História e Teorias Arq. Urb. Do Sec XX

Professor: Ivanise Turco

São Paulo
2015

Arte e critica de arte

Giulio Carlo Argan


Os Movimentos artísticos

Primeiro parágrafo

É passado que os artistas recusam o sistema que a sociedade propõe para sua formação, eles preferem se formar em cursos fora do ensino tradicional. Houve uma tentativa de introduzir as artes no ensino, contanto que fossem subordinados as outras disciplinas e isso não foi aceitado, foi um afronto aos artistas.
“ O primeiro objetivo é de fazer arte, para que a arte, como ta, se ensina e funcione no sistema.”

A arte no começo do século é vista como uma orientação modernista e a nova concepção do trabalho eu o progresso que a indústria trás e não a arte. O movimento vanguarda vem para fazer da arte um incentivo a transformações da cultura, ela propõe a sociedade para se acostumar ao ritmo da industria, ensinando o lado estético e criativo da civilização das maquinas.

Segundo parágrafo

Nesse parágrafo, mostra que os grupos de artes recusa o mito da arte pura, renuncia uma categoria intelectual e transforma-se em um que utiliza a tecnologia industrial ao seu favor, onde produz objetivos de uso corrente com qualidade estética própria. Este objeto já não é mais visto como de lucro e sim funcional e econômico.

Terceiro parágrafo

Podemos concluir nesse que a sociedade determina a forma ativa ou criativa, explica a relação construtiva. Não existe forma dada, não existe categoria de objetos privilegiados ou estéticos, é sempre algo não estético que se forma o estético.

Quarto parágrafo

O segundo grupo não aceita a maneira que a sociedade se adapta ao industrialismo, alguns artistas se manifestam, outros param de criar ou até mesmo se matam como Vangog. Eles não acreditam em uma possibilidade de reforma, acreditam que se os modos da arte não é adaptar para a sociedade não há motivos para muda-la, desse modo há manifestos e criações de novos grupos de arte. O individualismo é dado como não tendo consciência de si, indistinto.

O dadaísmo tende a corrigir o comportamento social, afirmando um comportamento oposto ao da sociedade, onde atitude das correntes construtivas é critica ao dadaísmo, é contestação.

Tarefa e Significado da Critica

Primeiro parágrafo

No primeiro parágrafo, é possível ver que a arte é objeto de estudo de uma disciplina especializada, na segunda metade do século não pode ser considerada uma atividade secundária a própria arte.

Segundo parágrafo

No Segundo parágrafo mostra a importância da critica, que a critica tem uma função mediadora, tendo uma grande importância entre o artista e o publico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (67.4 Kb)   docx (9.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com