TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Sobre Cidades Sustentáveis

Por:   •  27/5/2021  •  Resenha  •  924 Palavras (4 Páginas)  •  192 Visualizações

Página 1 de 4

Cidades Sustentáveis

Para ser considerada sustentável, uma cidade precisa de um plano de política pública de continuidade. Este plano envolve a população e permite que os próximos gestores possam seguir com a execução das ações estruturadas anteriormente. O principal objetivo de uma cidade sustentável está ligado à perenidade de suas ações, buscando preservar o meio ambiente e garantindo a permanência para gerações futuras. Mas, quando falamos em cidade sustentável estamos abordando muitos mais aspectos, que vão desde a coleta seletiva de lixo até a saúde pública. São características de uma cidade sustentável: Destinação correta e reaproveitamento de resíduos sólidos, oferecimento de água de qualidade sem o esgotamento de mananciais, reaproveitamento de água da chuva, criação e utilização de fontes renováveis de energia, oferta de transporte alternativo e de qualidade para a população, garantia de opções de cultura e lazer.

Temos a previsão de duplicar a população mundial nos próximos 30 anos, isso gera um desafio para as cidades, que precisam se adaptar ou se readequar no que diz respeito à habitação, saúde, mobilidade urbana, educação, segurança e todos os demais aspectos fundamentais para população. Para ser sustentável, uma cidade precisa considerar três pilares: responsabilidade ambiental, economia sustentável e vitalidade cultural. Além dos pilares, são consideramos também os “3C”: a cidade deve ser, compacta, conectada e coordenada. Estes três conceitos são definidos da seguinte forma: Compacta, desconsiderando a existência de vazios urbanos que contribuem para maiores deslocamentos e uso incorreto de infraestrutura e recursos. Conectada, acessível do ponto de vista de transporte coletivo. Coordenada, capturando a valorização imobiliária de áreas beneficiadas pelo investimento público para realizar novos investimentos. Curitiba é citada como uma das cidades sustentáveis do Brasil devido ao seu plano de política pública de continuidade. Há 3 décadas Curitiba é destaque na imprensa mundial devido os resultados do seu planejamento de longo prazo para desenvolvimento de uma capital sustentável. Curitiba está em 5º lugar no ranking das cidades com mais áreas verdes do mundo, cerca de 50m² de espaço verde por habitante. Além disso, 93% dos domicílios possuem esgotamento sanitário adequado. Ao se tratar de mobilidade, a capital paranaense possui 120km de ciclovia, há também um sistema de ônibus de trânsito rápido que atende até 80% da população no dia a dia e resulta na redução de até 25% da emissão de C02 na cidade. O sistema de coleta de lixo tem participação de cerca de 90% da população, 70% do lixo é reciclado. Há alguns fatores que contribuem para o desenvolvimento da cidade neste cenário sustentável, primeiro, a virada de chave na década de 60 com um olhar no futuro, iniciando os planos sustentáveis atuais, há também o fato de que grande parte dos prefeitos de Curitiba foram Arquitetos e Urbanistas, pensando no desenvolvimento da cidade neste sentido, e ainda, a população é bastante participativa nas ações de sustentabilidade da cidade, o que faz com que as ideias implantadas pelo Governo Municipal sejam duráveis.

Tenho o privilégio de ver a concretização de todas estas políticas pois sou moradora da cidade de Curitiba. Ao meu ponto de vista, os pontos fortes da nossa cidade são o transporte, coleta seletiva de lixo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (42.7 Kb)   docx (8.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com