TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Cidades Sustentáveis

Por:   •  9/5/2022  •  Resenha  •  1.196 Palavras (5 Páginas)  •  109 Visualizações

Página 1 de 5

Faculdade Unina

Curso de Pós-Graduação em Gestão Pública Municipal

Disciplinar - Cidades Inteligentes

Resenha Crítica

Dibson Flores Bastos

Manaus-AM, 04 de fevereiro de 2020

RESENHA CRÍTICA

Nome: DIBSON FLORES BASTOS

Curso: : GPM-13

Disciplinar - Cidades Inteligentes

Data: 04/02/2020 

  1. REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

BICHUETI, ROBERTO  S.; GOMES, CLANDIA M.; KNEIPP, JORDANA M.; MOTKE, FRANCIES D.; COSTA, CARLOS RAFAEL RÖHRIG. Cidades Sustentáveis no Contexto Brasileiro: A Importância do Planejamento para o  Desenvolvimento Urbano Sustentável. In: XIX ENGEMA, Dezembro 2017, pp 1 – 16.

  1. APRESENTAÇÃO DOS AUTORES DO ARTIGO

Roberto Schoproni Bichueti é graduado em administração, mestre em administração,  doutor em administração, professor adjunto no Departamento de Ciências Administrativas da Universidade Federal de Santa Maria – UFSM com atuação docente no Curso de Administração e no Programa de Pós-Graduação em Administração nessa Instituição de Ensino Superior desde o ano 2016.

Clandia Maffini Gomes é graduada em administração de empresas, portadora de especialização em gestão empresarial, mestrado em administração, doutoura em administração, pós-doutorado em Ciências Sociais Aplicadas, professora associada junto a Universidade Federal de Santa Maria – UFSM.

Jordana Marques Kneipp é graduada em administração, portadora de título de mestrado em administração, doutorado em administração, professora junto ao departamento de ciências administrativas na Universidade Federal de Santa Maria – UFSM.

Francies Diego Motke é graduado em graduado em administração, mestre em administração, doutorado em andamento em administração, pesquisador bolsista junto a Universidade Federal de Santa Maria – UFSM.

Carlos Rafael Rohrig da Costa é graduado em ciência da computação,  graduado em administração, especialista em gestão de pessoas, mestre em administração, aluno de pós-graduação na Universidade Federal de Santa Maria – UFSM.

O artigo foi produzido sob a responsabilidade científica de um conjunto de pesquisadores, professores e mestrandos com formação acadêmica na área de administração dentre outras, podendo ser enquadrado como de abordagem multidisciplinar que apresenta relevante contribuição ao avanço do conhecimento quanto a gestão socioambiental, as práticas da gestão urbana e o planejamento orientado a sustentabilidade das cidades e dos seus entornos.

Os seus autores integram o corpo docente da Universidade Federal de Santa Maria – UFSM que apresentam um produto científico estruturado através de uma introdução, referencial teórico, método, apresentação dos resultados e conclusão, onde de forma ordenada, reside o conteúdo que trata sobre Cidades sustentáveis, planejamento urbano, sustentabilidade, e desenvolvimento urbano sustentável.

A equipe de pensadores, autores do estudo em resenha, possuem como referencial teórico predominante da formação acadêmica, a teoria da administração e das organizações, porém, o estudo é de natureza multidisciplinar e teve como objetivo analisar a importância do planejamento urbano no desenvolvimento de cidades sustentáveis no contexto brasileiro.

  1. PERSPECTIVA TEÓRICA DO ARTIGO

É dentro desse campo multidisciplinar que o artigo tem com perspectiva teórica analisar e evidenciar a importância do planejamento para o desenvolvimento urbano sustentável. A esse respeito, destacamos que a perspectiva teórica do artigo analisa com abrangência os desafios pertinentes as cidades sustentáveis, ao planejamento urbano, a sustentabilidade, e ao desenvolvimento urbano sustentável.

  1. BREVE SÍNTESE DO ARTIGO

Em síntese, o conjunto de autores do artigo partem da constatação da existência de um problema que constitui um cenário de acelerada urbanização, desafios para a sustentabilidade urbana, o aumento da poluição, a ameaça ao clima, e a necessidade da promoção da sustentabilidade nas cidades. Enfatiza que a implementação de cidades sustentáveis implica em planejamento urbano, comprometimento dos governos locais e o envolvimento de stakeholders. O estudo é resultante de pesquisa científica.

  1. PRINCIPAIS TESES DESENVOLVIDAS NO ARTIGO

As teses principais desenvolvidas no artigo se expressam pela importância do planejamento urbano, desenvolvimento urbano sustentável, atenção aos entornos das cidades, existência e reconhecimento de uma realidade urbana complexa, acelerada urbanização que se constituem incentivos e interesses para a existência de cidades sustentável.

A importância do planejamento urbano tendo como princípio norteador transportes, sistema viário, uso do solo, envolvimento dos poderes públicos, participação dos seguimentos sociais, ampliação da visão de que sustentabilidade não se resume a contenção, tratamento e destinação de resíduos, mas inclui outras dimensões da vida humana.

A cidade sustentável enquanto espaço urbano capaz de proporcionar qualidade de vida para as atuais e futuras gerações, combinando aspectos sociais, econômicos, infraestruturas, recursos naturais, gestão inteligente, interrelações sensível e responsável, com a efetiva paraticipação de diversos atores engajados enquanto comunidade no planejamento urbana com práticas de caráter construtivista.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)   pdf (83.1 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com