TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo do filme A grande Beleza

Por:   •  13/9/2015  •  Resenha  •  858 Palavras (4 Páginas)  •  897 Visualizações

Página 1 de 4

Ariane Paz – Turma B                                                                                                 17/08/2015                                                                                                                                                                                                  Filosofia –Luciana Chen

Filme: “A Grande Beleza – de Paolo Sorrentino”

RESUMO

Na primeira cena do filme, ao som de um coral, o espectador passeia com uma câmera como se estivesse fazendo parte daquele momento e se integra a um grupo de turistas, e de pessoas que estão no local, mostra um turista que se separou do grupo e ao tirar uma foto de uma paisagem, desmaia. Logo a seguir, da cena da paisagem de Roma e do som do coral religioso, vai para a festa do personagem principal Jep Gambardella, que faz 65 anos de idade, o qual ficou famoso por ter escrito apenas um livro quando mais jovem, e desde então só vinha fazendo entrevistas. Na festa mostra o excesso, bebidas, música alta e celebridades, pessoas semelhantes à ele, onde na verdade mora o vazio, a superficialidade, sociedade essa em que o próprio personagem vive, mas que no fundo a despreza.

Depois que Jep completa seus 65 anos e sabe da morte de sua antiga paixão, começa a refletir sobre sua vida e decide que não quer perder tempo com coisas que ele não quer fazer e começa a procurar pessoas que foram importantes e fizeram parte de sua existência. A sensibilidade de Jep se mostra nas cenas com o viúvo de sua paixão do passado e Ramona, que ajuda com a busca interior por sentimentos esquecidos.

Esse filme é uma ironia e crítica à sociedade, religião, arte, detonando o culto ao belo, beleza não é tudo, ele brinca com os estereótipos daquela sociedade vazia e desafia a intelectualidade quando mostra a cena da criança, que pinta a partir de sua revolta e é obrigada pelos pais, contra a sua vontade, e ainda assim sua pintura é considerada obra de arte.

Essa ironia também é retratada na cena em que as celebridades decadentes buscam o milagre do rejuvenescimento, sendo atendidas por um homem com ar de impostor, elas buscam uma ilusão e tem prazer naquilo apenas porque pagam por essa aplicação, diferente da freira que vai até lá para ajudar no problema de suor excessivo nas mãos, e acaba tendo que pagar mais caro que os outros, essa cena da busca pela juventude pode ser comparada à cena do filme Morte em Veneza, onde Aschenback, personagem principal do filme, utiliza de cosméticos para disfarçar a idade e desfrutar da companhia de homens mais jovens, pinta o cabelo e passa maquiagem, para esconder o que ele é.

 Até Roma - que é tão protagonista como Jep, com suas belezas sendo retratadas principalmente no início, ao som do coral e no fim, enquanto passam os créditos finais, mostrando o Rio Tibre – é criticada em uma cena em que os personagens conversam, dizendo que o melhor de Roma são os turistas, e que a cidade só é conhecida por causa da pizza e da moda.

O filme Morte em Veneza também trata de beleza, o personagem principal se apaixona pela imagem de Tadzio, para Aschenback ele é o ideal de beleza, fica fixado naquela perfeição e juventude, e quer ter aquilo para si. Na verdade, ele vê a perfeição, a beleza do jovem e percebe que aquilo tudo está morto dentro dele, que ele já foi gracioso e vivo um dia, mas naquele momento estava morto. O filme A Grande Beleza critica a devoção ao belo, o que acontece com Aschenback que fica fixado pela perfeição de Tadzio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (84.4 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com