TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TECNOLOGIA E MEIO AMBIENTE

Por:   •  14/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  622 Palavras (3 Páginas)  •  339 Visualizações

Página 1 de 3

COLÉGIO SOER- SOCIEDADE DE ENSINO REGIONAL LTDA.

CURSO TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES

JOÃO BATISTA DA SILVA FILHO

TURMA 047

DISCIPLINA: TECNOLOGIA E MEIO AMBIENTE

A IMPORTÂNCIA DE O MUNICÍPIO POSSUIR UM PLANO DIRETOR.

TERESINA-PI

OUTUBRO/2016

JOÃO BATISTA DA SILVA FILHO

 

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO
  2. DESENVOLVIMENTO
  3. CONCLUSÃO
  4. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

JOÃO BATISTA DA SILVA FILHO

  1. INTRODUÇÃO

A IMPORTÂNCIA DO MUNICÍPIO POSSUIR UM PLANO DIRETOR

                                             OBJETIVOS

Trabalho apresentado como recurso avaliativo da disciplina Tecnologia e Meio Ambiente, do Curso de Edificações do Colégio Soer, cujo objetivo é mostrar para o aluno a importância de um plano diretor num desenvolvimento de uma cidade.

Teresina-PI

Outubro/2016

JOÃO BATISTA DA SILVA FILHO

  1. DESENVOLVIMENTO

A IMPORTÂNCIA DO MUNICÍPIO POSSUIR UM PLANO DIRETOR

“O Plano Diretor pode ser definido como um conjunto de princípios e regras orientadoras da ação dos agentes que constroem e utilizam o espaço urbano de um município. (BRASIL,2002,P.40).

É um plano que surgiu a parti de um estudo científico detalhado da realidade  física , social, econômica, política e administrativa da  cidade, do município e de sua região, apresentando um conjunto de propostas para o futuro desenvolvimento socioeconômico e futura organização espacial dos usos do solo urbano, das redes de infra estrutura e de elementos fundamentais da estrutura urbana, para a cidade e para o município, propostas estas definidas para curto, médio e longo prazos, e aprovadas por lei municipal.(VOLLAÇA,1999,P.238)

O Plano Diretor se baseia na lei Federal 10.257/2001, mais conhecida como “Estatuto das Cidades”. È também a regulamentação dos artigos 182 e 183 da Constituição Federal, que estabelece parâmetros e diretrizes da política e gestão urbana no Brasil.

 O Plano Diretor está definido no estatuto das cidades como instrumento básico para orientar a política de desenvolvimento e de ordenamento da expansão urbana do município.

É uma Lei Municipal elaborada pela Prefeitura com a participação d Câmara Municipal e da sociedade civil, que visa estabelecer, orientar e organizar o crescimento, o funcionamento e planejamento territorial da cidade e do município.

A principal finalidade do plano diretor é orientar a atuação do poder público e da iniciativa privada, na construção dos espaços urbanos e rurais e, na prestação dos serviços públicos essenciais, como: investimentos em saneamento, transporte coletivo, saúde, educação e habitação popular, visando assegurar melhores condições de vida para a população.

Outro objetivo do Plano Diretor é proteger o meio ambiente, os mananciais, as nascentes dos rios e riachos, as áreas verdes e o patrimônio histórico das cidades.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (56.5 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com