TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Unopar 2 semestre

Por:   •  21/10/2015  •  Monografia  •  1.328 Palavras (6 Páginas)  •  429 Visualizações

Página 1 de 6

Com intuito de avaliar como a má administração de uma instituição pode afetar a organização, cultura e gestão, e transformar a mesma em um caos.

Diante desse cenário vamos relacionar a administração de uma instituição com o sistema de informação, a economia e gestão de pessoas e a ética, política e sociedade para vermos de que forma esses aspectos podem influenciar nos resultados de uma boa ou má gestão.

Quais alternativas para tirar uma instituição do risco de valência após casos de má administração e corrupção? É viável optar por punir os funcionários com a demissão para uns, e sobre carga de trabalho para outros por problemas de gestão?

Qual alternativa para se diminuir as despesas em situações de crise financeira é a demissão, no entanto, existem alternativas para tal redução de custo, uma boa gestão de pessoas e administração pode ajudar a resolver o problema em questão.

2 DESENVOLVIMENTO

Segundo Sócrates “quem conhece o bem, necessariamente faz o bem, só faz o mal aquele que ignora o bem (racionalismo ético ou intelectualismo moral). A dialética é o caminho para se conhecer a verdade”.

A má administração de uma instituição pode se dar por falta de ética profissional, pelos os administradores ignorarem o bem, por não haver preocupação em se cumprir valores, regras e normas que regem a instituição e não ter um controle sobre o que acontece dentro da mesma.

Um bom administrador deve saber que a informação é um dos recursos organizacionais mais preciosos e importantes que uma organização possui.

Sendo assim, seria fácil detectar que o setor administrativo se encontrava com excesso de funcionários, como apontou a auditoria feita na instituição, que apontou também uma série de irregularidades. O fato do provedor ter entrado com pedido de licença só aumenta o fato de que houve má gestão na instituição que acumula uma enorme dívida financeira, que inclui falta de pagamento dos funcionários, falta de remédios e materiais que já causaram o fechamento do pronto-socorro por 28 horas e a interrupção do atendimento dos setores de urgência e emergência.

Quem sente os efeitos da crise são os funcionários hierarquicamente inferiores e os pacientes que ficam sem atendimento ou precisam procurar outro local de atendimento o que pode aumentar os custos com a saúde dos mesmos.

Em instituições com Gestores irresponsáveis socialmente a primeira opção para se reduzir custos em meio a uma crise financeira é a demissão de funcionários, mas vale lembrar que mesmo para se demitir gera custos, até mesmo nos comentários de demitir pode gerar um Clima desagradável e irreversível, alguns bem altos principalmente quando se tem funcionários de muito tempo de casa. Demitir 1100 funcionários de uma instituição de saúde pode ser um problema ainda maior, devido os salários, aos cargos, sem contar que o atendimento na instituição pode ficar comprometido pela falta de profissionais qualificados para o atendimento.

Às vezes demissões são necessárias, mas se há a possibilidade de reverter essa situação, pelo menos para não se demitir tantos funcionários, é melhor voltar atrás de uma decisão brusca para se evitar danos maiores como o aumento do índice de desemprego, a diminuição do crescimento econômico, a alteração nos níveis de crescimento do país, paralisações, manifestações, entre outros.

Um estudo para a readequação do quadro de funcionários é uma das opções cabíveis para se reduzir custos e contornar crises financeiras, como por exemplo, verificando o aproveitamento adequado de cada um, bem como a divisão de trabalho entre eles dentro da instituição, a verificação de desperdício de materiais etc.

A tecnologia de uma organização se reflete nos sistemas de informação que ela utiliza e que realizam a organização dos dedos segundo alguns critérios que compõem a hierarquia de seu banco de dados que é formada pelos seguintes elementos. O sistema de informação de uma empresa deve conter todas as informações necessárias para facilitar determinado trabalho. Esse sistema dispõe de informações para adquirir, tratar, armazenar, distribuir e comunicar informação.

A informação é gerada quando os dados passam por algum tipo de relacionamento, avaliação, interpretação ou organização e é a partir desse momento que podemos tomar decisões.

Organizar dados dos funcionários, dos vários setores da instituição e fazer com que haja a integração desses dados através de um sistema de informação que funcione corretamente, pode trazer muitos benefícios á instituição, por exemplo, redução de estoques, de pessoal, aumento da

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)   pdf (47 Kb)   docx (13.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com