TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A APS (Atividade Pratica Supervisionada)

Por:   •  14/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.721 Palavras (11 Páginas)  •  681 Visualizações

Página 1 de 11

Introdução 

A APS (Atividade Pratica Supervisionada) tem como objetivo ser um meio ou instrumento pedagógico para aprimoramento da aprendizagem por meio da aplicação do conhecimento à realidade. Essa APS irá apresentar como a empresa carioca Via Mia, comércio de calçados e acessórios, escolhida por nós, aplicam os conceitos da escola clássica da administração na organização.

O Desenvolvimento deste trabalho será feito com parceria entre nós e a gerencia da organização, iremos estudar as aplicações da administração cientifica e clássica, e como administram a empresa com a ajuda da escola clássica.

  1. REVISÃO CONCEITUAL

  • O que é uma organização:

Segundo Maximiano (1992) uma organização é uma combinação de esforços individuais que tem por finalidade realizar propósitos coletivos. Por meio de uma organização torna-se possível perseguir e alcançar objetivos que seriam inatingíveis para uma pessoa. Uma grande empresa ou uma pequena oficina, um laboratório ou o corpo de bombeiros, um hospital ou uma escola são  todos exemplos de organizações.

Uma organização é formada pela soma de pessoas, máquinas e outros equipamentos, recursos financeiros e outros.

  • O que é administrar:

Possui diversos significados e diversos sinônimos que tentam explicar esse processo complexo que se torna o diferencial entre o sucesso e o fracasso das empresas e das organizações em geral. Quando se pensa em administrar, gerenciar ou qualquer outro sinônimo relacionado a isso. Imagina-se que é algo bem simples, muitas vezes até mesmo sem poder descrever o seu real significado.

A administração passou por diversos estudos, ao longo dos anos, particularmente nos séculos XX e XXI, iniciando-se com Frederick Taylor, em 1901, quando desenvolveu os estudos da Administração Científica, e a mesma foi evoluindo ao longo dos anos e diversas outras teorias surgiram para explicar o fenômeno da administração, acrescentando novos formatos, ou abolindo os antigos com o intuito de demonstrar todos os aspectos que envolvem esta ciência.

No entanto, em uma organização empresarial três objetivos principais procuram ser alcançados: a satisfação do consumidor com o produto/serviço produzido pela empresa, o lucro obtido na comercialização da produção ou com o serviço prestado e a remuneração para todos que executaram o trabalho (funcionários e empregados). Os administradores de todas as hierarquias de uma empresa/organização devem buscar o alcance dos três objetivos, de maneira eficiente e eficaz, atendendo as expectativas de todos os envolvidos dentro e fora da organização.

  • Como se realiza o processo de administrar:

Uma teoria marcante chamada Teoria Clássica, idealizada por Henry Fayol e que propunha que a administração possui quatro funções específicas, que são: planejamento, organização, direção e controle.

  • Planejamento: Nada mais é, do que unir um conjunto de decisões que o administrador toma para realizar o futuro de seu empreendimento. É uma atividade que envolve a identificação das oportunidades, ameaças, forças e fraquezas que afetam o negócio. Planejar é pensar antes, qual o melhor caminho para se chegar aos resultados desejados.

  • Organização: Significa o ordenamento dos recursos e das funções a fim de facilitar o trabalho e criar uma nova visão da empresa. Como exemplo, ter um espaço bem organizado, um tempo específico para cada tarefa, listar as tarefas, etc.

  • Direção: Ter um responsável que assuma a responsabilidade de orientar os seus colaboradores na realização de suas tarefas, na solução de conflitos interpessoais e Intersetoriais.
  • Controle: O controle é a comparação dos planos com os resultados, para se verificar se foram cumpridos e para corrigir eventuais falhas na realização dos projetos.
  • A escola clássica de administração

Surgiu na França o pilar da Escola Clássica, comandado por Henry Fayol engenheiro, nascido na Grécia e educado no França, onde trabalhou e desenvolveu seus estudos.

Na Teoria Clássica de Fayol e seus seguidores a ênfase é posta na estrutura da organização. O objetivo é buscar a maior produtividade do trabalho, maior eficiência do trabalhador e da empresa.

A Teoria Clássica da Administração partiu de uma abordagem sintética, global e universal da empresa, com uma visão anatômica e estrutural, enquanto na Administração Científica a abordagem era fundamentalmente operacional (homem/máquina).

  1. Administração Ciêntifica (Frederick Taylor)

        

[pic 1]

Taylor trabalhou em uma grande empresa siderúrgica, onde desenvolveu seus estudos, que deram base para formular sua teoria, na qual ele analisou a empresa a partir dos níveis operacionais. Seu foco principal era a eficiência e eficácia operacional na administração da indústria.

Seu trabalho aconteceu em um período da história Americana, logo após a guerra civil, onde a indústria vivia intensas mudanças. Os donos do capital tornavam-se cada vez mais ricos com a produção em massa, e as pequenas fábricas tornavam-se grandes plantas. Por outro lado o trabalhador recebia muito pouco pelos seus esforços, além dos problemas que eram gerados pelas más condições de trabalho. Nessa época as gerências das fábricas trabalhavam com um sistema de bônus (premiação), que acreditavam ser suficientes para resolver todos os conflitos.

Com o objetivo de acelerar o processo produtivo, ou seja, produzir mais em menos tempo, e com qualidade, Taylor elaborou os primeiros estudos em relação:

- Ao desenvolvimento de pessoas e seus resultados, acreditava que  treinando-os, haveria possibilidade de fazê-los produzir mais e com melhor qualidade;

-Ao planejamento e atuação dos processos, achava que todo e qualquer trabalho necessita, preliminarmente, de um estudo para que seja determinada uma metodologia própria visando sempre o seu máximo do desenvolvimento.

-À produtividade e à participação dos recursos humanos, estabelecia a coparticipação entre o capital e o trabalho, cujo resultado refletiria em menores custos e desperdícios, salários mais altos e, principalmente, aumentos dos níveis de produtividade;

- Ao autocontrole das atividades desenvolvidas e às normas e procedimentos, introduziu o controle com o objetivo de que o trabalho fosse executado de acordo com uma sequência e um tempo pré-programados, de modo a não haver desperdício operacional. Inseriu, também, a supervisão funcional, estabelecendo que todas as fases de um trabalho ou processo, deveriam ser acompanhadas de modo a verificar se as operações estavam sendo desenvolvidas em conformidades com as instruções programadas. Finalmente, apontou que estas instruções programadas deveriam ser transmitidas, sistematicamente a todos os empregados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.2 Kb)   pdf (235.8 Kb)   docx (565.8 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com