TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Abertura de Empresa

Por:   •  6/4/2022  •  Resenha  •  2.188 Palavras (9 Páginas)  •  105 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

Ramo de atuação da Empresa

Informações Pessoais

Nome:Mary de França

Descrição da Empresa

O salão de Beleza Ivonise Unissex foi fundado por Ivonise Torres Araújo no ano de 1990. Até meados do início dos anos 2000 a proprietária era a única funcionária do estabelecimento e só fazia serviços de corte, pintura e escova. Verificando a crescente nos ramos da beleza, decidiu mudar de local e abrir um empreendimento um pouco maior, dessa vez decidiu contratar um auxiliar. No ano de 2010 decidiu cadastrar a empresa como uma Microempresa pelo SEBRAE, através do projeto Micro Empreendedor Individual. Foi cadastrada como Sociedade Empresária Limitada voltada para o ramo da Beleza sob o CNPJ 11.588.052/0001-47. A Partir desse momento, as coisas tomaram grandes proporções e o quadro de funcionários que eram de 02 pulou para 09. Sendo esses distribuídos em proprietário, atendente, caixa, auxiliar de serviços e cabeleireiros. O salão foi reformado e atende todo tipo de público. A proprietária fala que além da empresa, participar de oficinas como ministrante pelo SESI E SESC, e, além disso, a empresa tem um projeto social aos domingos, no qual ela e mais dois cabeleireiros vão ao presídio feminino e masculino para cortar os cabelos dos presos.

Conceitos Estratégicos

  • Missão:

Oferecer serviços de beleza de alta qualidade; Seguir as norma de Higiene pela ANVISA; Oferecer um lugar agradável ao cliente onde ele se sinta em casa e contribuir para uma melhor qualidade de vida das pessoas, principalmente das mulheres.

  • Visão:

Ser referencia local e estadual em termos de tratamento de beleza.

  • Negócio:

Sociedade Empresária Limitada voltada, o ramo de beleza é a  atividade econômica principal.

  • Valores

Comprometimento, trabalho em equipe e qualidade, ou seja, formar pessoas com espirito de equipe, executar um bom serviço e realizar o serviço de acordo com o que foi solicitado.

Planejamento

O planejamento da empresa, segundo a proprietária, é realizado de modo formal e informal. O modo formal consiste no aperfeiçoamento constante dos profissionais que trabalham no ramo, sempre atendendo as demandas que o mercado está exigindo, pois se um profissional não exercer adequadamente sua função prejudica a imagem da empresa. Além disso, desenhamos metas de como conseguir manter e ampliar o nosso negócio, como: aumentar o salão, comprar novos equipamentos e tecnologias, e manter a equipe em treinamento para sempre está atualizado com as novidades do mercado. O lado informal é porque surgem situações, em que só uma alma empreendedora sabe contornar a situação para não deixar nada prejudicar a alma do negócio que é o cliente.

Organização

A organização é um ponto primordial para a empresa citada.

Posso citar várias formas em que aplicam essa parte administrativa, por exemplo: A agenda é comandada pela proprietária, e no final do mês é feito um diagnóstico dos dias que tem mais demanda e os clientes que frequentam o salão sempre no mesmo dia e no mesmo horário; Outro ponto forte é o registro feito com o nome de cada cliente, contendo os dados pessoais, data de aniversario, registrar o que o cliente gosta de usar e que procedimento foi feito e por último foi observado o Caixa, que é comandado por uma estudante de Administração, onde registra toda entrada de capital, além de entrada e saída de produtos.

Direção (Liderança)

A Direção da empresa é do tipo Coordenada, onde todas as atividades devem ser coordenadase integradas tendo em vista um objetivo comum. A proprietária do salão é uma líder bastante comunicativa, que se comunica bem com seus funcionários.

Controle

A empresa que fiz a pesquisa informa que seu controle está em três aspectos: financeiro, clientes e crescimento. Podemos concluir que quando uma empresa conhece seu cliente, seus gostos e peculiaridades, a probabilidade do cliente voltar é maior, e essa empresa procura proporcionar isso. Sobre o financeiro, percebeu-se que depois de admitir uma pessoa para controlar o caixa, o setor financeiro deu o retorno que precisava, para que assim, o dinheiro não fosse extraviado para outras demandas a não ser a do salão e, para que, o controle do estoque fosse feito, mantendo a quantidade de itens suficiente, sem gerar desperdício para a empresa.

Relato de Experiência (Considerações Finais)

O “Relato de Experiência (Considerações Finais)” trata-se de um pequeno relato da experiência vivenciada no campo organizacional e sobre os temas abordados nessa atividade. Este deverá ser confeccionado neste espaço, na forma de “Dissertação”, onde devem ser apresentados “Ideia central (problemática abordada), Introdução, Desenvolvimento e Conclusão”, contendo:

  • Contextualização do tema: é a abertura do texto. Aqui você vai falar da questão a ser tratada, apontar a problemática, fazer uma conjuntura histórica (se for preciso) e preparar o leitor para o seu posicionamento. Tente não escrever demais nessa etapa.

O salão de beleza da dona Ivone, iniciou-se como uma forma de sobrevivência de vida, para manter financeiramente a família. A proprietária do salão de beleza iniciou sua carreira de forma peculiar, fazendo o que gosta de fazer.

  • Apresentar o posicionamento: é aqui que seu poder de articulação começa a ser testado. Você vai apresentar, de forma muito clara, o que pensa a respeito do tema. Não se esqueça de que os vestibulares exigem que os candidatos respeitem os Direitos Humanos e jamais usem palavras de baixo calão.
  • Argumentação: nesse ponto você vai explicar em detalhes o porquê do seu posicionamento e a razão de ter escolhido esta ou aquela solução para a situação-problema. Sua meta é fundamentar o pensamento para convencer o leitor daquilo que você está expondo. Apresente provas e argumentos que confirmem a sua ideia.
  • Conclusão: é o encerramento do texto, em que o autor irá sintetizar sua exposição ao leitor. Fique atento para não haver discrepâncias entre o pensamento no início e no fim da dissertação.

Obs.: O mesmo poderá conter citações bibliográficas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.4 Kb)   pdf (184.8 Kb)   docx (56.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com