TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A CIÊNCIA ATUÁRIA

Por:   •  29/9/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.922 Palavras (8 Páginas)  •  281 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        3

2        PROFISSÃO ATUARIAL        4

3        A CIÊNCIA ATUÁRIA        5

CONCLUSÃO        10

REFERÊNCIAS        11



  1. INTRODUÇÃO

Este trabalho terá como tema a ciência atuarial. Trataremos da importância do profissional atuário no mercado atual, sua evolução e crescimento diante das mudanças financeiras ocorridas nos últimos anos, falaremos do surgimento desta ciência, das suas áreas de atuação, das oportunidades de formação e quais órgãos influenciam o seu funcionamento.


  1. PROFISSÃO ATUARIAL

O profissional atuário deve ser preparado para desenvolver analises de riscos e saber administra- lós, de modo que seu planejamento seja seguro, para isso é necessário que se tenha um amplo conhecimento de varias teorias, aplicações matemáticas, financeiras, probabilidade, estatísticas e dentre outras. Basicamente esse profissional é como se fosse um arquiteto financeiro e matemático social que é capaz ao mesmo tempo de realizar analises das mudanças financeiras e sociais no mundo.

Os atuários podem atuar em vários campos como: Instituições Financeiras, Órgãos Oficiais de Previdência (Municipal, Estadual e Federal), Universidades, Órgãos de Fiscalização, Auditoria Atuarial, entre outros.

Segundo uma pesquisa realizada por um site nos Estados Unidos para saber quais as melhores e piores profissões, chegou se a conclusão de que o atuário, otorrinolaringologista, consultor financeiro, engenheiro biomédico e de software são as melhores, e que o ator, soldado, lenhador e repórter de jornal são consideradas como as piores. A pesquisa foi baseada em alguns critérios e dados de agencias do governo, como, as demandas físicas, o ambiente de trabalho, a renda, o estresse e as perspectivas de contratação.

A profissão que liderou o ranking é a do atuário, sendo avaliada como uma função com 27% de possibilidades de crescimento e média salarial anual de US$ 87 mil. É considerada uma carreira que estará em constante desenvolvimento. Já a profissão que ficou em ultimo lugar na pesquisa, foi a do repórter de jornal impresso, que apresenta um ganho anual de US$ 36 mil, com projeção de queda de 6% ao ano.  Para o consultor Paul Gillin “é um trabalho que perdeu o seu brilho dramaticamente ao longo dos últimos cinco anos deverá cair ainda mais até 2020. O modelo de impressão não é sustentável. Ele provavelmente será extinto dentro dos próximos dez anos”.

Portanto, a profissão de atuário se apresenta como uma área bastante ampla que consegue se expandir no mercado de trabalho, ou seja, se o profissional se dedicar cada vez mais, e buscar conhecimento ele irá tender a crescer em sua carreira. Já na questão da profissão do repórter de jornal impresso, ele tende a cair, devido à modernidade, que trás facilidades ao acesso das noticias, não sendo necessário comprar jornal.


  1. A CIÊNCIA ATUÁRIA

Não muito diferente dos últimos tempos, o mercado esta em movimento e modificando-se constantemente devido às mudanças econômicas do mundo, o que traz riscos negativos para as empresas em geral.

Falando em riscos, entra em cena um profissional pouco conhecido ainda por nós, mas que ganha cada vez mais espaço e reconhecimento no mercado de trabalho, esse profissional chama-se atuário, que ultimamente vem se destacando em alguns países como nos Estados Unidos da América.

Mas o que significa ciência atuarial? Qual sua origem? Como ela funciona? Essas são indagações frequentes de quem nunca ouviu falar desta profissão.

Bom, a ciência atuarial é a ciência que usa técnicas de analise tanto de riscos quanto de expectativas relativas a operações de seguros (dividindo-se em ramo de vida e ramo de não vida), sendo o primeiro ramo ligado as principais contingencias da vida como aposentadoria, invalidez, desemprego, morte, ou seja, focando nas atividades de seguros de vida, planos de previdência e previdência social, já o segundo, esta voltado para as atividades de seguros de danos em geral como em veículos, incêndio, garantia de obrigações contratuais entre outras.

 É muito importante entender que o profissional atuário busca soluções para minimizar os riscos, porem é impossível evita-los.

A atuária é uma profissão bem antiga, surgiu no século XVII, na Inglaterra e na Holanda quando a coroa tentou vender títulos públicos de garantia de renda vitalícia aos seus súditos. Para isso foi necessário determinar um valor especifico para os títulos, entrava em ação os melhores matemáticos da época, que tinham como principal objetivo definir certa importância para tais títulos, de forma a não prejudicar a coroa.

A partir dai, a matemática atuaria começava a dar seus primeiros passos. Alguns dos nomes mais importantes que ajudaram a ciência atuarial a se desenvolver foram os ingleses Graunt e Edmond Halley, e o holandês De Wiit, por meio de cálculos de probabilidade pascal, expectativa de vida e probabilidades. Outros nomes importantes dessa área foram James Dodson, considerado um dos inventores da ciência atuarial, e ainda no império romano Domitius Ulpiames, que recebeu o titulo de primeiro atuário da historia.

Por volta do século XX começava a surgir às primeiras empresas de seguros, dando assim abertura para a expansão da ciência atuarial moderna.

No Brasil, o interesse pelo assunto começou com os atuários sociais das Caixas de Previdência, no Instituto de aposentadoria e de pensão que formavam a IAPM, IAPI e IAPB, e os atuários das Seguradoras.

Mesmo que os primeiros cursos de formação de atuários tenham sido criados na década de 30, o profissional só foi regulamentado em 1970, pelo Decreto Lei 66.408/70.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.3 Kb)   pdf (174.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com