TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A CONTROLADORIA COMO FERRAMENTA DE GESTÃO E A FUNÇÃO DO CONTROLLER

Por:   •  24/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.697 Palavras (11 Páginas)  •  354 Visualizações

Página 1 de 11

CONTROLADORIA COMO FERRAMENTA DE GESTÃO E A FUNÇÃO DO CONTROLLER

INTRODUÇÃO

Esse trabalho tem como objetivo contrapor a importância da controladoria com o artigo o papel da controladoria como ferramenta de gestão. Contextualizar a função desse setor e analisar as características do controller.

Como pode entendido, a controladoria é um setor muito importante na gestão das empresas, ganha notoriedade, aplicabilidade na empresa por necessidade de controle em todos os setores e ter uma forte base de análise das coletas de dados com a perspectiva de garantir informações adequadas ao processo decisório, assegurando a eficácia empresarial.

A eficácia de um controller na organização é de grande importância para que sejaalcançado melhor desempenho tanto a curto quanto a longo prazo. Eatravés de pesquisas e analises como base nessa hipótese, e com o estudo poderá ser respondido a seguinte questão.

Desse modo explique qual a importância do Controller nas empresas e quais suas principais características humanas?

No contexto dessa proposta, a importância da controladoria, é exercer como um órgão administrativo estando em sua regência a figura do controller, principalmente nos tempos atuais de tantos avanços empresariais e diante esse cenário caótico da economia brasileira, o papel do Controller se tornou peça chave e de extrema importância dentro das organizações. Para sobreviver e se tornarem competitivas as empresas confiam ao Controller o papel de reduzir gastos, traçando planos estratégicos entre outras peças importantes.

2 - CONTROLADORIA

A controladoria surgiu em meados do século XX nos Estados Unidos com o crescimento empresarial após fusões de grandes empresas e consequentemente o aumento da complexidade nas atividades. No Brasil foi inserida no meio empresarial após a instalação de multinacionais americanas no país.

O setor se tornou grande aliada da gestão empresarial decorrente do aumento da complexidade na organização da empresa, uma interferência governamental maior através das politicas fiscais, as diferentes fontes de financiamentos das atividades, a percepção da necessidade de enquadramento nos padrões éticos na condução dos negócios e, principalmente, a demanda por melhores praticas de gestão, necessitando de um sistema contábil mais adequado e efetivo para o controle gerencial.

Segundo Mossimann, Alves e Fisch 1993,

A controladoria consiste em um corpo de doutrinas e conhecimentos relativos à gestão econômica, e pode ser analisados sob dois enfoques:

• Como um órgão administrativo com uma missão, função e princípios norteadores definidos no modelo de gestão empresarial.

• Como uma área do conhecimento humano com fundamentos, conceitos, princípios e métodos oriundos de outras ciências.

E a controladoria que irá congregar e analisar as informações por meio de dados de todos os departamentos da organização, em especial da contabilidade, e transformá-los em relatórios que serão utilizados pelos gestores nas tomadas de decisões.

O órgão administrativo Controladoria tem por finalidade garantir informações adequadas ao processo decisório, colaborar com os gestores em seus esforços de obtenção da eficácia de suas áreas quanto aos aspectos econômicos e assegurar a eficácia empresarial, também sob aspectos econômicos, através da coordenação dos esforços dos gestores das áreas.

(ALVES; FISH; MOSIMANN, 1993, P. 81).

Segundo Figueiredo e Caggiano, 2008, a controladoria tem a função de zelar pela continuidade da empresa proporcionando a otimização global dos resultados. Devera garantir informações fidedignas ao processo decisório contribuindo na busca da eficácia gerencial.

A controladoria tem uma importante participação no processo de gestão, através da interpretação e disseminação de informações e a implantação e monitoramento de controles (RICARDINO FILHO, 1999), auxiliando, dessa forma, os gestores na tomada de decisões exigidas durante as fases do planejamento estratégico, do planejamento operacional decorrente, bem como de sua execução e controle, como pode serobservado na figura abaixo.

A Participação da Controladoria no Processo de Gestão

Fonte: Adaptado de Bianchi (2005, p. 74).

2.1–Controladoria: órgão de gestão empresarial

O órgão administrativo controladoria pode variar de uma empresa para a outra decorrente de fatores como o porte da organização, diversificação de atividades, centralização ou descentralização da administração, quantidade de fábricas e filiais etc. Mas o que é bem definido entre elas é o conceito do controller que é deliberado chefe da contabilidade, aquele que supervisiona e mantem os arquivos financeiros formais da empresa, embora suas funções não se restrinja apenas a contabilidade, ele devera ampliar sua atuação ao desenvolvimento da contabilidade em aplicações gerenciais.

As responsabilidades e as atividades básicas do controller podem ser caracterizadas da seguinte forma:

1- Planejamento: estabelecer e manter um plano integrado para as operações com objetivos e metas de longo e curto prazo, devera ser analisado e revisado constantemente e comunicado aos vários níveis de gerencias através de um apropriado meio de comunicação.

2- Controle: desenvolver e revisar periodicamente os padrões de avaliação de desempenho, para que sirvam de orientação aos outros gestores no desempenho de suas funções.

3- Informação: preparar, analisar e interpretar os resultados financeiros para serem utilizados pelos gestores no processo de tomada de decisões.

4- Contabilidade: delinear, estabelecer e manter o sistema de contabilidade geral e de custos em todos os níveis da empresa. Preparar as demonstrações financeiras externas de acordo com as exigências do governo.

5- Outras funções: administrar e supervisionar cada uma das atividades que impactam o desempenho empresarial; manter relacionamento adequado com os auditores internos e externos; estabelecer planos de seguro; desenvolver e manter sistemas e procedimentos do registro; supervisionar a tesouraria; instituir programas de financiamento, dentre outras atividades.

2.2–Controller

De

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.3 Kb)   pdf (145.9 Kb)   docx (21.3 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com