TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A CONTROLADORIA E O CONTROLLER NO PROCESSO DE GESTAO ORGANIZACIONAL

Por:   •  13/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.326 Palavras (6 Páginas)  •  841 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

JOÃO RICARDO PAULO DE OLIVEIRA

A CONTROLADORIA E O CONTROLLER NO PROCESSO DE GESTAO ORGANIZACIONAL

CONTROLADORIA

Rondonópolis

2016

INTRODUÇÃO

O presente trabalho será abordado; o conceito, função e o papel da Controladoria, Definindo também o Controller e suas funções e por ultimo apresentarei qual é a importância da Controladoria e sua perspectiva no futuro da organização. Tendo em vista a importância desta ferramenta que traz as empresas, facilitando a gestão de informações, auxiliando na tomada de decisões eficazes, e demostrando desenvoltura em relação ao planejamento, execução e controle, a fim de obter excelentes resultados. Já o Controller é o responsável pela área de Controladoria para prestar informações econômicas, financeiras, gerenciais em uma organização, capaz de visualizar prováveis riscos de mercado no qual a organização esta inserida, havendo uma visão ampla, habilidades e conhecimentos precisos, para executar a função com disciplina e convicção, sugerindo mudanças para então alavancar a caminhada para o sucesso, desta maneira sendo uma peça fundamental no âmbito da empresa.

O objetivo é evidenciar a participação da Controladoria nas fases do processo de gestão, compreendido pelo planejamento estratégico e operacional, juntamente com suas fases de execução e controle para a eficácia do processo.


1.1 CONTROLADORIA

A Controladoria é o departamento responsável pelo projeto, elaboração, formatação e controle das informações operacionais financeiras e contábeis, como área de conhecimento tem uma alta responsabilidade na construção e manutenção do sistema de informação, organizando e reportando para gerar informações adequadas para a tomada de decisão e controle das diversas atividades.

Assegurando se sempre pelo principio da eficiência e a procura de um excelente resultado, funcionando como uma ferramenta de informações, evidenciando resultados operacionais que conduz a organização a sua missão institucional.

Em um ambiente organizacional onde são criadas missões, todos têm tarefas a cumprir, com grande êxito e potencial para que então surjam resultados a empresa, e ai que a controladoria entra, pois tem como proposito, planejar, executar, e ter controle por meio da definição de um modelo de informações baseado na forma de gestão, obtendo resultados satisfatórios.

(MAXIMIANO, 2004, p. 270) definiu a controladoria Como:

“A missão da organização divide-se em funções”, ou seja, as funções dão origem aos departamentos e estes aos cargos, se a empresa não tiver tarefas a cumprir definidas, não há como existir a controladoria dentro da entidade.

1.2 OBJETIVOS DA CONTROLADORIA

A Controladoria como órgão complementar de uma corporação organizacional é responsável por controlar as consequências dos atos da administração econômica interna, verificando que os resultados aconteçam e se desenvolvam de forma a propiciar a continuidade da entidade. É evidente que o objetivo da controladoria é buscar meios para que o funcionamento da empresa possa ser avaliado e verificado, mas para isso é imprescindível analisar as atividades de outras empresas, a fim de demonstrar ao gestor um parâmetro para o caminho da busca da melhoria nos resultados. A Controladoria não é apenas um método contábil, ele envolve todo o sistema de gestão organizacional, a começar do planejamento até o controle efetivo das operações, assegurando assim uma coleta de dados importante para o desenvolvimento da missão, com a finalidade de agrupar o máximo de informações para a tomada de decisão.

2 CONTROLLER

Controller é um papel destinado ao profissional da controladoria, tem a função de exercer informações gerenciais, econômicas e financeiras da organização, garantindo que essas sejam confiáveis e levadas até aos gestores em tempo adequado.

O profissional deve estar atento às mudanças, ter conhecimento em gestão organizacional, de recursos humanos, estoque e produção, ser capaz de enxergar além do óbvio e ser dedicado ao trabalho. Esse conhecimento vem de um controle preciso de indicadores da empresa, sendo necessário que tenha certa independência estando diretamente ligado diretamente aos gestores. O Controller precisa ter a capacidade de prever os problemas que surgirão e coletar as informações necessárias para tomada de decisão, assumindo o papel de conselheiro e crítico (sentido construtivo) do processo, visando à implantação de ações de melhorias. Dessa forma o Controller responde o que as empresas vêm buscando, que é um profissional capacitado e disposto a assumir esse papel de visão futura, otimista em seu resultado e com esse olhar crítico construtivo com intenção de melhoria para a empresa. Controller é o gestor encarregado do departamento de controladoria, seu papel é gerenciar um eficiente sistema de informação fazendo com que as atividades desenvolvidas alcancem os resultados esperados e zelando pela continuidade da empresa. Por se tratar de um profissional da contabilidade, o Controller tem facilidade em visualizar os pontos positivos ou negativos da organização, e analisar as demonstrações de relatórios financeiros para assim sugerir alterações para a melhoria de desempenho em determinadas áreas.  Através da controladoria a direção de uma empresa tem a possibilidade de conduzir a que seus esforços sejam produtivos. É junto a essa área que a alta direção e os gestores da organização buscarão informações consistentes a fim de definir os rumos a serem seguidos pela organização. (ROEHL, 1996, p. 85)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)   pdf (100.1 Kb)   docx (17.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com