TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Controladoria no processo de gestão

Por:   •  9/6/2017  •  Ensaio  •  401 Palavras (2 Páginas)  •  190 Visualizações

Página 1 de 2

Universidade Estadual de Goiás

Centro universitário de Morrinhos

Controladoria

Docente: Nabya

Discente: Carlos Augusto de Oliveira Moraes

A Controladoria no Processo de Gestão

        

        As empresas  enfrentam cada vez mais desafios e sofrem forte influência da economia e dos fenômenos sociais que ocorrem mundialmente, tornando necessária uma gestão empresarial muito mais ágil, competitiva e eficaz.

        O processo de gestão das organizações, compreendido em planejamento estratégico, planejamento operacional, execução e controle, é a plataforma que proporciona a tomada de decisões relevantes para busca da eficácia organizacional em busca de competitividade da sua sobrevivência no mercado. Para tanto, a área de controladoria tem participação fundamental nesse processo, pois atua de forma sistêmica na organização através da interação com todas as áreas da empresa, no sentido de prover os seus gestores com informações necessárias para o alcance de um resultado otimizado.        

        O planejamento, estratégico e operacional, é um processo no qual se consideram os efeitos das variáveis ambientais sobre a organização, contemplando as expectativas e a anuência do dono do negócio, traduzidas em metas claras de resultados, em padrões de eficácia que ditam o comportamento esperado da gestão da empresa, subsidiando os sistemas de avaliação de gestores, definindo os parâmetros para suas recompensas ou punição. Quando surgem novas variáveis ambientais, a empresa deve estar preparada, o que significa tomar decisões oportunas, pois, dada à sua complexidade, mudam os rumos da organização, podem se alterar os seus resultados e, até mesmo, colocar em risco a sua continuidade.

         A Controladoria pode ser entendida como o departamento que registra os fatos e a sua inovação consiste em projetar a real situação da empresa a partir dos registros realizados. Com isso, tem como objetivos os pontos estratégicos a fim de apoiar a tomada de decisões, podendo atuar tanto como órgão administrativo, como também no apoio à contabilidade.

        As contribuições da controladoria em um processo de gestão são significativas, tais como: subsídio à etapa de planejamento, subsídio à etapa de execução, subsídio à etapa de controle, elaboração da análise de desempenho, definição das regras de realização da análise dos resultados, participação, monitoramento e orientação do processo de estabelecimento de padrões do resultado.

        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (54.1 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com