TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Contabilidade dentre os ramos do conhecimento humano

Por:   •  23/4/2018  •  Artigo  •  2.809 Palavras (12 Páginas)  •  348 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE

CAMPUS “PROFESSOR ALBERTO CARVALHO” – ITABAIANA

DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO

DISCIPLINA: INTRODUÇÃO À METODOLOGIA CIENTÍFICA

CIÊNCIA OU TÉCNICA: Qual a verdadeira definição?[1]

    Vitor de Souza Santos[2] 

vitorsantosonix1997@gmail.com

        

RESUMO

Esse trabalho tem como objetivos gerais apresentar a definição de ciência, discutir e abordar a legitimidade das ciências e com isso, aprofundar à discussão para o objetivo especifico, sobre ter um posicionamento em relação a Ciências Contábeis, em ser considerada ciência ou apenas uma técnica.

ABSTRACT

This work has as general objectives to present the definition of science, discuss and address the legitimacy of the sciences and with that, to deepen the discussion for the specific objective, about having a position in relation to Accounting Sciences, to be considered science or just a technique.

Key-words: Science, accounting, method.

Palavras-chave: Ciência, contabilidade, método.

  1. INTRODUÇÃO

Busca-se na ciência a explicação das mais diversas coisas que nos rodeiam: Porque existimos? O céu é azul? Café faz mal? Coisas essas, que fazem parte do cotidiano mas despertam interesse para assuntos relacionados a origem, produção e processo, entre outros. A ciência vai trazer a explicação lógica e racional das coisas, por meio de experimentos e analises, trará resultados claros, concisos e coerentes para a explicação das mesmas.

Esses resultados tratamos como verdade e com pouca refutação, mas será que a ciência está realmente certa? Por meios desses experimentos, o que é descartado das análises não pode representar a realidade? Vimos então que existe uma certa desconfiança dos resultados trazidos da ciência, isso também se complementa por causa da crise de legitimidade das ciências que será tratado mais adiante deste trabalho.

Diante dessa crise, esse trabalho por meio de pesquisa bibliográfica e documental, tem como fim mostrar que a Ciências Contábeis é uma ciência de fato, buscando respaldo no trabalhos científicos e cientistas da área.

  1. O QUE É CIÊNCIA?
  1.  Conceitos
  1. Ciência

No passado a ciência foi classificada como parte da filosofia e só foi possível desprender-se dessa maneira de encarar a mesma, pois ela passou a ser autônoma graças a apropriação de métodos específicos que proporcionaram um conhecimento especifico, sistemático e objetivo. A ciência é o esforço de produzir uma descrição verdadeira da natureza. Nela, os estudos são sistemáticos, ou seja, precisa-se de um aprofundamento sobre determinado objeto de estudo, é necessário medir os resultados, argumentar para poder fazer-se entender e racionalizar são procedimentos importantes da mesma. Rejeita-se o subjetivismo, busca a imparcialidade, ser isenta das preferências pessoais do pesquisador e está em concordância com a realidade observada e outros conhecimentos comprovados.

A ciência moderna surgiu no século XVII, é baseada em fatos observáveis. A ciência compara os fatos com a realidade por meio de experimentos. Por isso, é preciso que a ciência utilize de laboratórios e ferramentas para estudar e fazer os devido experimentos. A ciência determina metodologias rigorosas com dispositivos confiáveis para concentrar evidências com as quais pode-se comprovar ou contestar uma hipótese.

A ciência moderna deduz a verdade a partir de fatos verificados pela experimentação metódica. Experimentos medem as coisas e os fenômenos, e dos mesmos, utiliza-se das informações fornecidas por métodos matemáticos ou teóricos, para dessa forma chegar a uma conclusão.

  1.  Os métodos científicos: critérios de legitimidade

Método, segundo o dicionário da língua portuguesa, é um procedimento, técnica ou meio de fazer alguma coisa de acordo com algum projeto, dessa forma, método cientifico são procedimentos sistemáticos, concisos e fundamentados para buscar respaldo sobre determinado assunto em questão.

2.2.1. Método da indução

        Defendido por Bacon, que o chamou de método da interpretação da natureza que faz oposição ao denominado antecipação da natureza, segundo o mesmo. Esse método está firmado na crença que Bacon possuía de que a natureza é a grande mestra do homem. Um dos princípios mais importantes desse método, é que o homem deve se desprender seu intelecto dos preconceitos pois delimitavam a visão sobre as coisas. Após conseguir livrar-se dessa visão distorcida da realidade, é possível por meio de experiências a dedicação minuciosa, metódica e sistemática dos fenômenos que levam-se para o caminho da indução experimental.

2.2.2 Método da dedução

Defendido por Descartes, que enfatizou a necessidade de um método cientifico. Em sua obra, o filosofo e matemático buscou construir um método dedutivo com abordagem empregada na matemática e na física teórica. Ficou conhecido por ser um método de caráter racional, no qual buscava o conhecimento dentro de si ou na natureza, desprezando aquilo em que acreditava. Segundo René Descartes (1637) o método matemático era o caminho mais confiável para se obter o conhecimento, aplicava-se o raciocínio matemático aos problemas de cunho filosófico, para se obter a certeza e clareza que são evidenciadas na geometria.

O método dedutivo tem por base quatro regras fundamentais consideradas por Descartes:

  1. Não aceitar como verdadeiro algo que não se reconheça como tal, abolindo os preconceitos e juízo de valor.
  2. Fracionar as dificuldades em quantidades forem possíveis e necessárias para resolve-las.
  3. Conduzir sequencialmente o pensamento de maneira natural sob complexidade crescente.
  4. Utilizar de enumeração rigorosa, afim de não fugir do principal tema.

  1. Técnica  

A palavra técnica de origem grega “téchne”, que significa arte ou ciência. Uma técnica é um procedimento que tem como objetivo a obtenção de um determinado fim ou resultado. Também pode ser definida como um conjunto de regras, normas ou protocolos que se utiliza como meio para chegar a um certo desfecho.

A técnica requer o uso de ferramentas e conhecimentos bastante variados, os quais podem ser tanto intelectuais como físicos. No caso do homem, a mesma surge em consequência da necessidade de modificar o meio e de o adaptar às suas necessidades. Caracteriza-se por ser transmissível, entretanto nem sempre seja consciente ou reflexiva. Um homem pode aprender uma técnica de outro, pode alterá-la ou inventar uma nova técnica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.4 Kb)   pdf (202.1 Kb)   docx (28.3 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com