TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A DISCIPLINA: ORÇAMENTO EMPRESARIAL

Por:   •  8/11/2022  •  Trabalho acadêmico  •  954 Palavras (4 Páginas)  •  78 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS – UFAM  

DISCIPLINA: ORÇAMENTO EMPRESARIAL

EXERCÍCIO Nº 01

[pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

ROTEIRO DE SOLUÇÃO

1. Identificar os personagens/entidades.

Identifique os personagens, suas características e interesses. Da mesma forma, caracterize a entidade a ser tratada.

Ricardo (Presidente da Empresa), interesse em discutir as diretrizes da nova revisão estratégica. Como presidente, prioriza o plano de longo prazo, pois sabe a importância de se ajustar a desvios consideráveis, pois o impacto maior será para a entidade ao não atingir pontos como visão, missão, objetivos e estratégias.

Henrique (Economista Chefe) - apresenta o cenário “mais provável” de acordo com o ponto de vista para a economia, onde aponta fatores de mudanças internas e externas, e como isso pode impactar nas decisões e seus reflexos para a entidade. Onde se aponta para um plano de 05 anos (longo prazo)..

Sérgio (Diretor da área de Marketing) - Se preocupa mais com o crescimento do número de clientes, e acha desnecessário todo o estudo e cálculo feito para se apresentar os cenários mais prováveis nos objetivos de longo prazo. Sua maior preocupação é maior com o curto prazo, e faz pouco caso com os planos e cenários apresentados.

Márcia (Responsável por Produto) - se preocupa com impacto direto para as áreas e possivelmente para os produtos e sua produção direta ou indireta.

2. Apresentar dilema/problema a solucionar.

Identifique o problema a ser resolvido. O dilema deve ter mais de uma alternativa de solução.

O caso apresenta uma discussão interna de uma empresa de serviços sobre o seu plano estratégico, refletindo as diferenças em termos de percepções e interesses entre os vários executivos da empresa. O dilema consiste em despender o tempo necessário no planejamento de longo prazo ou dedicar menor atenção a ele e, em compensação, oferecer maior atenção às ações voltadas para o curto prazo propriamente ditas.

3. Identifique as prováveis causas do problema.

São informações importantes para a solução do caso. É aquilo que chamou sua atenção.

O caso apresenta uma discussão interna de uma empresa de serviços sobre o seu  plano  estratégico,  refletindo  as  diferenças  em  termos  de  percepções  e  interesses entre  os  vários  executivos  da  empresa.

E despender  o  tempo necessário  no  planejamento  de  longo  prazo  ou  dedicar  menor  atenção  a  ele, oferecendo maior atenção às ações voltadas ao curto prazo.

4. Relacionar os aspectos conceituais que afetam a solução do caso.

Identifique os conceitos necessários para entender, discutir e solucionar o caso.

Planejamento Estratégio: Para Ansof (1991,pag. 20), o Planejamento Estratégico deveria oferecer respostas a duas necessidades, a saber:

> Necessidade de preparar a empresa para um futuro que não seria uma simples projeção do passado; e

> Necessidade de preparar a empresa de maneira abrangente e sistemática

De modo geral, os componentes do processo de planejamento estratégico que identificam o perfil das empresas são: visão, missão, objetivos de longo prazo, cenários e planos operacionais (Frezatti. 2007, pag. 26).

A partir desses fatores é possível montar as estratégias a serem tomadas, e estas demonstram como esses objetivos serão atingidos. A metodologia utilizada para identificar as estratégias a serem executadas é a análise Swot (pontos fortes e fracos, ameaças e oportunidades).

> Ameaças e oportunidades: Análise externa, observação do mercado e seu crescimento em aumento de renda, como entrada de novos concorrentes em abertura de novos mercados, lançamento de novas tendencias e novos produtos, etc.

> Pontos fortes e fracos: Análise interna, aqui o objetivo é eliminar os pontos fracos e manter/ potencializar os pontos fortes.

5. Análise.

Dentre os pontos de análise (causas), provavelmente, alguns são percebidos como, além de interesses, úteis à solução.

6. Recomendar: propor solução para o dilema e apresentar argumentos. Caso sinta falta de alguma informação, pesquisar (sites, publicações, relatórios e depoimentos de pessoas) e informar como premissa.

Ambos têm razão de acordo com seus possíveis interesses, mas assim como o curto prazo tem importância para atender as demandas imediatas, os objetivos de longo prazo buscam atender não só os interesses da empresa de se manter no mercado, mas também aos princípios contábeis da entidade e também de continuidade da empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (1 Mb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com