TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Estrutura organizacional da empresa era bem elaborada

Por:   •  23/7/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.225 Palavras (5 Páginas)  •  281 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS)

EAD – ESTÁCIO CAMPUS VIRTUAL

LUCIANE DE M M S

Turma

PROJETO INTEGRADOR – PARTE I

Rio de Janeiro

24 de Setembro de 2009

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO  ....................................................................................................................3

2. O SISTEMA ORGANIZACIONAL DA CBC ......................................................................4

3. O SISTEMA DE DIREÇÃO DA CBC.................................................................................. 5

4. O SISTEMA DE CONTROLE DA CBC ..............................................................................6

5. CONSIDERAÇÕES FINAIS ............................................................................................... 7

6. REFERÊNCIAS ................................................................................................................... 8

1. INTRODUÇÃO  

Ao fundar sua empresa, Claudio e Marcel uniram suas habilidades e se empenharam ao máximo para que seu empreendimento fosse próspero e conseguiram alcançar esse objetivo. Com o crescimento da empresa, foi preciso contratar mais funcionários para dar conta de todo o trabalho que estava se desenvolvendo cada vez mais.  

A estrutura organizacional da empresa era bem elaborada, a diretoria vivia em harmonia e tudo o que faziam dava certo. Porem havia uma monopolização das decisões, o que causou o declínio da empresa, pois não houve previsão de que o inesperado poderia acontecer. Essa falha na estrutura causou um prejuízo que poderá levar muito tempo para ser recuperado.

1 – Qual o negócio da CBC? Confecção e criação de artigos de vestuário.

2 – Qual o produto da CBC? Roupas em geral

3 – Qual o mercado e os clientes da CBC? É um mercado muito amplo, porque o vestuário faz parte de uma das principais necessidades do ser humano, tendo assim uma vasta quantidade de clientes. Lojas de roupas que compram para revender.

4 – Qual a razão principal da existência da CBC? Com a união de habilidades de dois homens, é formada uma empresa que tem a fornecer vestuários para as pessoas, assim como gerar lucros para seus proprietários, gerar empregos e contribuir para o crescimento econômico de seus gestores e colaboradores.

2. O SISTEMA ORGANIZACIONAL DA CBC

Estrutura Organizacional:

De acordo com o crescimento da empresa, novos setores foram se formando e foram oferecidos cinco cargos de direção aos funcionários que mais se destacaram, formando uma equipe.

O tipo de planejamento adotado pela empresa desde o inicio é a soma da eficiência de seus empreendedores, buscando seu crescimento financeiro e expandindo seus horizontes no mercado. Geralmente, as empresas costumam planejar a longo prazo o seu crescimento, quando o objetivo é alcançado, é estabelecida sempre novas metas de crescimento. Toda empresa deve traçar objetivos e metas para seu crescimento, mas deve atentar também para os imprevistos e as mudanças que podem ocorrer no decorrer do processo para poder se adaptar a elas. Nesse caso, a CBC não estava preparada para o imprevisto da saída de Cláudio, o que causou o seu declínio. Os objetivos e metas sempre são verificados de acordo com o retorno da venda dos produtos e do desempenho da equipe. Houve uma falha da direção por causa da monopolização do diretor presidente nas decisões da empresa, fazendo com que a CBC se desviasse do foco depois de sua saída.

3. O SISTEMA DE DIREÇÃO DA CBC

Todas as decisões da empresa cabiam somente ao diretor presidente, deixando, assim, os outros departamentos alheios às decisões da empresa.

Para evitar tipos de erro, é preciso fazer avaliações antes de contratar o funcionário, para verificar suas qualificações. Caso haja erro do funcionário, seu superior deve chamar sua atenção e indicar a forma certa de fazer o trabalho. Algumas vezes, não é intenção do funcionário  gerar o problema, mas se depois de ser corrigido, os problemas tornarem a se repetir e prejudicar a empresa, caso haja falha no sistema, o mínimo que poderá acontecer são perdas de produtividade, passando por grandes prejuízos materiais. Esse funcionário deve ser mudado de cargo, ou então, ser demitido.

A maioria das decisões são tomadas em níveis gerenciais, mas algumas decisões competem aos operacionais, como por exemplo: o funcionamento das maquinas.

4. O SISTEMA DE CONTROLE DA CBC

        Cláudio não encorajava os seus colegas de diretoria a cultivar a arte de analisar alternativas e tomar decisões. Cabia exclusivamente a ele a tomada de decisões; aos demais, cabia executá-las fielmente. Os dirigentes e sua empresa sentiam-se igualmente eternizados, essa era a sua motivação. Nunca houve qualquer preocupação séria pela sucessão, quer no nível de presidência, quer nos demais níveis diretivos. O presente exigia dedicação total, o futuro acenava com mais programas de expansão. Existia uma ótima convivência entre a diretoria, o que os motivava a fazer um ótimo trabalho. As recompensas foram oferecidas aos funcionários que mais se destacaram, sendo nomeados com cargos de diretoria, sendo-lhes concedida, ainda, a oportunidade de participar no capital da empresa como pequenos acionistas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)   pdf (129 Kb)   docx (19.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com