TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A GESTÃO DA INFORMAÇÃO E DO CONHECIMENTO

Por:   •  30/1/2022  •  Relatório de pesquisa  •  1.692 Palavras (7 Páginas)  •  68 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1][pic 2]

ATIVIDADE INDIVIDUAL

        

Matriz de atividade individual

Disciplina: GESTÃO DA INFORMAÇÃO E DO CONHECIMENTO

Módulo:

Aluno: DANIEL

Turma: 4

Tarefa: PROJETO PILOTO PARA A IMPLEMENTAÇÃO DA GESTÃO DA INFORMAÇÃO E CONHECIMENTO

CASO DE NEGÓCIO

ITEM

DESCRIÇÃO

  1. Ambiente do caso de negócio

A empresa escolhida para a implementação do projeto, é uma empresa que atua na area de comercialização de produtos ortopédicos e materiais especiais. A difusão de informação é quase nula visto que, em pouco tempo de empresa já se passaram 3 gerentes comercias. A empresa conta com 16 colaboradores mais o diretor. Todos estas sofrem com déficit de gestão no âmbito de informação e conhecimento. Dentro da empresa a área escolhida será a área comercial, pois tem-se projetos futuros para trazer treineers para aumento de equipe e de corpo colaborativo na área no qual o projeto será desenvolvido.

Atualmente gera-se um enorme número de dados, seja por compra online, respondendo uma pesquisa de intenção internet, fazendo pesquisas em buscadores, etc., porém só estes dados não servem muito para as organizações. Saber gerenciar e utilizar as ferramentas certas para a transformação de dados em informação é uma das habilidades que o profissional atual tem de ter.

Vivemos no mundo Vuca. Um mundo volátil, cheio de incertezas de alta complexidade e com muitas ambiguidades. Essa nova visão do mundo, juntamente com as tecnologias emergentes, como big data, IA, computação em nuvem, internet das coisas faz com que as organizações tracem estratégias rápidas adaptados a essa nova conjuntura. A partir desta rápida e crescente utilização de tecnologias para a gestão da informação e do conhecimento, novos processos estão surgindo, com apoio nestas tecnologias emergentes, fazendo com que haja novos negócios dentro das organizações. Estas devem priorizar a informação e o conhecimento dentro de seus respectivos setores para tomarem decisões mais assertivas consequentemente gerando maiores riquezas e aumentando seus ativos intangíveis que irão compor a organização.

Baseado nas breves explicações anteriores, identifica-se na empresa no qual será efetuado o projeto uma necessidade de transmissão de conhecimento, visto que esse conhecimento é muitas vezes retido em determinados setores da empresa, gerando um déficit de informação e conhecimento para a área comercial que muitas vezes necessita de conhecimento e informações técnicas para a captação de novos clientes.

  1. Questão crítica

Aprender com experiências de outros indivíduos é uma das máximas para uma constante evolução e crescimento de uma organização e o valor que gestão do conhecimento traz para as empresas é maior ainda. Aprender com outros colaboradores, seja estes antigos ou que já saíram, é essencial para uma serie de tomadas de decisões importantes dentro de uma organização.  

Diante dessa informação, foi identificado na empresa os seguintes problemas na area em questão:

  1. Ao sair, gestores antigos não compartilhavam de informações, sejam ela de critério técnico ou informações de clientes, em nenhum banco de dados, ou documentos. Gerentes posteriores não sabiam quais trabalhos já haviam sido desenvolvidos e tambem não conseguem dar continuidade a projetos já iniciados visto que não há nada documentado.
  2. As informações técnicas de matérias ficam na maioria das vezes na mão de um único departamento, estoque, fazendo com que novos colaboradores da area de vendas fiquem toda hora buscando o gestor para informação de determinado produto.

Ao identificar estes 2 problemas e solucionar de modo efetivo espera-se uma menor assimetria de informações sobre projetos e desenvolvimento de projetos e um ganho de produtividade em 10%, visto que ao parar para perguntar sobre determinado produto, o colaborador da area de vendas tem de se dirigir até a empresa para conversar com o gestor de estoque e o gestor da area de estoque, tem de parar seus assuntos para atender o colaborador da area de vendas.

  1. Proposta de valor

Descrito a situação problema no item anterior, tem-se como proposta para a situação problema aplicarmos a espiral do conhecimento com implementação de um conjunto praticas estratégicas para a produção e retenção do conhecimento dentro da organização.

A espiral do conhecimento é um método de criação de conhecimento proposto por Nonaka e Takeuchi utilizando novas tecnologias emergentes como difusor para um novo conhecimento. A espiral é um processo de continuo e interativo para criar conhecimento e partilha-lo dentro de uma organização.

O processo da espiral do conhecimento está diretamente relacionado com duas dimensões complementares, a epistemológica e a ontológica como demostrado na figura abaixo:

Figura 1: [pic 3]

De acordo com Newton Meyer Fleury, autor do livro Gestão da informação e do Conhecimento:

Na perspectiva epistemológica, o conhecimento sempre nasce na forma tácita e daí evolui para o modo explícito. Por outro lado, na dimensão ontológica, são reconhecidos quatro níveis de entidades criadoras e compartilhadoras do conhecimento, a partir do indivíduo até o conhecimento organizacional consolidado.

De forma resumida podemos dizer que na dimensão epistemológica há quatro modos de criação e compartilhamento de conhecimento que envolve as interações de conhecimentos táticos com explícitos:

  1. Socialização: De acordo com Nonaka e Takeuchi (1997, p. 69), “a socialização é um processo de compartilhamento de experiências e, a partir daí, da criação de conhecimento tácito, como modelos mentais ou habilidades técnicas compartilhadas”.
  2.  Externalização: Transformar conceitos tácitos em conceitos explícitos, como por exemplo colocar esse conhecimento em forma de metáforas, modelos, analogias, etc. Basicamente é formalizar o conhecimento tácito em conhecimento explícito.
  3. Combinação: É a sistematização dos conceitos explícitos em um conjunto de conhecimentos. Uma combinação de diferentes conhecimentos nos quais os indivíduos partilham por meio de taxonomias, documentos, reuniões, conversas, etc.
  4. Internalização: É a incorporação do conhecimento explícito no conhecimento tácito.

No campo ontológico, o conhecimento so é criado a partir de indivíduos que com a utilização de sistemas de partilhamento do conhecimento, ela se expande para outros setores da organização.

  1. Objetivos e resultados esperados

Como indicadores de melhora após implementar as práticas para reter e produzir o conhecimento dentro da organização, espera-se que o setor de vendas tenha mais conteúdo técnico dos materiais no qual vende. Espera-se tambem que o gestor do estoque, no qual tem-se mais informações sobre os produtos, crie pastas com documentos sobre os produtos no qual a empresa dispõe para toda a empresa ter acesso.

Espera-se tambem que o gestor de vendas comece a documentar todas informações de projetos e clientes para não haver mais retrabalhos e que gerentes futuros continuem projetos já desenvolvidos.

  1. Pré-requisitos existentes ou necessários

 Para a implementação do projeto alguns pontos merecem atenção para que haja sucesso total:

  1. Identificar, catalogar, documentar e compartilhar todos os produtos dentro da empresa para melhor conhecimento da equipe de vendas, consequentemente, ampliando novos clientes e fortalecendo os antigos.
  2. Conhecimentos tácitos sobre a técnicas de utilização de alguns produtos devem ser compartilhados visto que os manuais existentes são muito técnicos, gerando certas confusões na hora da interpretação.
  3. Criar na intranet da empresa um ambiente no qual todos estes conhecimentos estrão catalogados para acesso de todos os colaboradores.
  4. Utilização de software para integrar os setores da empresa. Para melhor comunicação interna e facilitação na hora da busca de informação.

  1. Projeto piloto

Para se alcançar a credibilidade e aceitabilidade de um projeto no ambiente proposto, tem-se primeiro de estruturar um bussines cases para definir os parâmetros e métricas de execução. Após testar as aplicações, conceitos, métodos, processos, tem-se de de avaliar resultados para melhor parametrização de experiências futuras.

O projeto de implantação da espiral do conhecimento na organização em estudo, consistirá em 7 estratégias. Acredita-se que ao implementar, haverá maior retenção e produção de conhecimento dentro da empresa, reduzindo o tempo de procura e neutralizar retrabalhos de gestores dentro da empresa.

Os 7 passos são os seguintes:

Socialização: Como dito no ponto de proposta de valor, a prática de socialização serve para troca de conhecimentos tácitos. Reunir o maior número de conhecimentos tácitos dentro de uma empresa, ou seja, a troca de conhecimento, será enriquecedor para o conhecimento organizacional da empresa. Dentro dessa pratica, usaremos uma pratica de socialização: Comunidades de práticas.

Comunidades de práticas, juntam grupos de pessoas que tem interesse em comum para versar sobre um ou mais assuntos. Na organização em questão, juntar-se-á o setor de estoque com o setor de vendas para socialização de conhecimentos sobre os produtos vendidos dentro da empresa.

Após essa socialização, o passo seguinte é a externalização deste conhecimento, que nada mais é a documentação. Para isso, usar-se-á a Gestão documental para organização deste conhecimento e disponibilidades deste para todos da empresa.

Ao documentar, utilizaremos das ferramentas de busca de conteúdo e big data analytics para combinar estes conhecimentos. Utilizar a busca de conteúdo facilitará a recuperação deste conhecimento documentado juntamente com a Big data analytics que transformar dados em informação relevantes, sendo atualizado a todo momento, e podendo ser armazenado em repositórios digitas para acesso em qualquer lugar e hora.

E para finalizar este processo de difusão do conhecimento, utilizar-se-á das técnicas de autoaprendizagem, mentoria e trilhas de aprendizagem para internalizar os estes processos.

As técnicas de autoaprendizagem são para o desenvolvimento individual do colaborador, fazendo com que este, por meio de sistemas de gerenciamentos de aprendizado utilize de mecanismos da busca de conteúdos para o aprendizado.

Caso o auto aprendizado não seja um facilitador, a mentoria sera o segundo passo, visto que ao ter um monitor que apoia e monitora o desenvolvimento do grupo, feedbacks são dados e avalições de melhoras podem ser relatadas para este grupo, gerando uma retroalimentação, facilitando o desenvolvimento dos indivíduos.

Por fim, não menos importante, utilizar da pratica de trilha de aprendizado, para desenvolver os colaboradores. Ao utilizar desta pratica, o conhecimento e aprendizagem ficam mais facil e diversificado, visto que o conteúdo sera fragmentado em diversos treinamentos. No final, ao passar por essa trilha, o conhecimento é juntado e o sucesso do colaborador é garantido.

  1. Referências bibliográficas

5 ferramentas para a gestão do conhecimento que você precisa conhecer. Disponível em: < https://www.siteware.com.br/blog/comunicacao/ferramentas-gestao-do-conhecimento/>. Acesso dia: 20 de junho de 2021.

Exemplo de gestão do conhecimento: 5 cases de sucesso para se inspirar. Siteware. Disponível em: https://www.siteware.com.br/blog/comunicacao/exemplo-gestao-conhecimento/. Acesso dia: 20 de junho de 2021

FLEURY, NEWTON M. Gestão da informação e do conhecimento. São Paulo: FGV, 2021.

Modelo de conversão do conhecimento. Pro system, 2021. Disponível em: https://www.prosystemnet.com.br/2018/07/06/modos-de-conversao-do-conhecimento/. Acesso em: 20 de junho de 2021.  

NONAKA, I.; TAKEUCHI, H. Criação de conhecimento na empresa. Rio de Janeiro: Campus, 1997.

        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.8 Kb)   pdf (302.5 Kb)   docx (891.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com