TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A GESTÃO DE CONHECIMENTO

Por:   •  21/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.376 Palavras (10 Páginas)  •  201 Visualizações

Página 1 de 10

  Universidade Anhanguera – UNIDERP Centro de Educação à distância

1º Semestre – Ciências Contábeis

Gestão do Conhecimento

        Gestão do Conhecimento

Professor: MS Rodrigo Rodrigues.

        Luziânia – GO, 14 de junho de 2012.

Introdução

O conhecimento é considerado um dos principais ativos de uma empresa. É ele que permite que uma empresa agregue valores a seus produtos, solucionar problemas durante o processo produtivo, bem como produzir novos conhecimentos a partir dos já existentes em um contínuo processo de inovação.

        A criação de conhecimento é considerada, nesta pesquisa, um processo permanente de transformação colaborativa a partir dos conhecimentos dos indivíduos e da empresa para a obtenção de vantagens competitivas e de resultados da inovação. Parte-se do principio de que o processo de CC é um ponto crucial de uma empresa, em virtude de identificar, transformar e criar ativos tangíveis (tais como utensílios industriais, recursos financeiros, profissionais qualificados, dentre outros) bem como ativos intangíveis (o conhecimento produzido pela empresa, a qualificação e experiência dos profissionais que trabalham na empresa, as relações organizacionais em projetos conjuntos ou em parcerias, dentre outros), ativos estes que podem ser mobilizados em prol de uma inovação. Pelo fato de estes ativos estarem dispersos tanto no interior da empresa como á sua volta o acesso e obtenção de tais ativos implica, inevitavelmente, em processos de CC diferenciados e da mesma forma obtém-se diferentes inovações.

A gestão do conhecimento é considerada um processo constituído de ações relacionadas à criação e disseminação do conhecimento, a fim de assegurar a sustentabilidade de uma organização.

O objetivo da gestão do conhecimento é promover e capturar a intersecção do conhecimento explícito e tácito. O que se propõe que a gestão do conhecimento é “uma estratégia consciente de tomar o conhecimento certo, das pessoas certas, no tempo certo e ajudar as pessoas a compartilhar e transformar a informação em ação, esforçando–se para melhorar o desempenho da organização.” É, sem dúvida, um processo complexo que depende basicamente de tecnologia, de pessoas e de mudanças.

Gestão do conhecimento

Comparando as definições de GC, encontrada na pesquisa, pode-se notar que um foca em três observações: Primeiramente o conhecimento, ao contrario da informação é sobre crenças e compromisso. O conhecimento é uma função de uma determinada instância, perspectiva ou intenção. Segundo o conhecimento, ao contrario da informação, é sobre ação. É sempre conhecimento “para algum fim”. Em Terceiro lugar, o conhecimento, como a informação, é sobre significado. É específico ao contexto e relacional.

 Já a outra fonte de pesquisa foca que, o conhecimento representa a soma das experiências de uma pessoa ou organização e só existe na mente humana. Para que a informação se transforme em conhecimento, a intervenção ativa de seres humanos é condição, é uma premissa desta obra é que o conhecimento só existe na mente humana e na fronteira entre as mentes.

Sugere métodos úteis para que a informação seja transformada em conhecimento:

  • Comparação – de que formas as informações relativas a essa situação comparam a outras situações conhecidas?
  • Conseqüências – quais implicações essas informações trazem para as decisões e tomadas de ação?
  • Conexões – quais as relações desse novo conhecimento com o conhecimento já acumulado?
  • Conversão – o que as outras pessoas pensam dessa informação?

A comparação proposta por esses autores recai, uma vez mais, na dificuldade de distinção entre dado, informação e conhecimento com isto o estabelecimento de linhas divisórias nítidas e distintas para compreender o que e Gestão do Conhecimento.

Exemplos:

Conceitos de Firestone e McElroy (2004)

Gestão do conhecimento é o conjunto de processos que busca a mudança dos padrões atuais de processamento de conhecimento da organização para melhorar tanto esse processamento quanto os outcomes de conhecimento.

Conceitos de Nonaka e Takeuchi (1995)

O foco é criação de conhecimento.

O conhecimento individual é traduzido em conhecimento organizacional por meio do fluxo do conhecimento tácito para explícito.

  • Essa tradução ocorre por meio de quatro modos de conversão do conhecimento: Socialização, Externalização, Combinação e Internalização.

As contribuições de Nonaka e Takeuchi são absolutamente fundamentais para criar o entendimento da escala dos saberes, hoje bem disseminado, da diferença entre gerenciar conhecimento e gerenciar documentos: Trata-se de práticas muito diferentes. O documento só é, de certa forma a ponta do iceberg. Toda a riqueza do conhecimento está efetivamente no “tácito”, no entendido que poderá ser aplicado. O modelo de Nonaka e Takeuchi mostra de forma muito apropriada que a Gestão do Conhecimento aponta para algo bem mais complexo do que parece, envolvendo a pessoa, seus modelos mentais e sua forma de interagir com um mundo. Podemos analisar como é feita essa “migração” desse conhecimento no modelo de Nonaka e Takeuchi, podemos analisar a real importância da transformação entre (dados, informação e conhecimento) dentro das escalas dos saberes até o resultado final.O conceito de gestão nas empresas, devido à globalização, a inovação passou a ser uma prática indispensável para a criação, ou mesmo a manutenção, do diferencial competitivo. Assim, cada vez mais os resultados das empresas dependem diretamente do conhecimento de seus colaboradores, em especial os talentos dos líderes. Neste contexto, as empresas criaram ambiciosos projetos com o objetivo de extrair de cada funcionário o conhecimento tácito e guardá-lo em suas bases corporativas de conhecimento, de forma a manter suas informações estruturadas e aumentar seu potencial de inovação.

As empresas estão sempre em busca de conhecimento, implantando em sua gestão, o foco para um melhor aprendizado dos seus colaboradores, com investimentos em cursos, treinamentos, tecnologia, palestra, e outros, para que sua equipe evolua e aprimore mais conhecimentos. Sendo que colaboradores com mais conhecimento significa que, a empresa terá mais potencial de crescimento e será mais competitiva.

  1. Como favorecer a criação de conhecimento novo na empresa?

Implantando uma gestão participativa com condições e estruturas organizacionais, focando no comportamento gerencial, pois os gerentes serão os principais responsáveis pelo processo participativo dos colaboradores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.5 Kb)   pdf (192.6 Kb)   docx (57.5 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com