TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A GESTÃO SUSTENTAVEL

Por:   •  12/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.270 Palavras (6 Páginas)  •  193 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

Disciplina: Gestão da Sustentabilidade

Professor: Carlos M. L. Rodrigues

Aluna: Patrícia Carvalho Rodrigues  

Matricula: 201253196

Gestão da Sustentabilidade

                                                                                                                          Brasília 07 de abril de 2017

Questão 1

 A Construtora X está buscando obter a certificação OSHAS 18000 (Occupational Health andSafetyAssessment Service) que consiste em uma certificação na área de Serviços de Avaliação de Segurança e Saúde Ocupacional, e para tanto necessita ser submetida a um processo de auditoria. No Brasil a ABNT é um dos órgãos que emite os certificados da OHSAS 18000, e a auditoria de certificação pode ser feita por outra empresa especializada credenciada junto à ABNT para isso. Neste contexto a certificação pretendida alinha-se com o conceito de

a) Sustentabilidade Ambiental

b) Sustentabilidade Econômica

c) Sustentabilidade Empresarial

d) Sustentabilidade Negocial

e) Sustentabilidade Social

Questão 2

 A Norma NBR ISO 14.010 define Auditoria Ambiental como o "processo sistemático e documentado de verificação, executado para obter e avaliar, de forma objetiva, evidências de auditoria para determinar se as atividades, eventos, sistemas de gestão e condições ambientais específicos ou as informações relacionadas a estes estão em conformidade com os critérios de auditoria e para comunicar os resultados deste processo ao cliente"

Isto posto, é correto afirmar que.

a) uma empresa com ISO 14.010 está dispensada de solicitar licenciamento ambiental.

  1. uma empresa com ISO 14.010 não se pode considerar sustentável, pois sustentabilidade deve contemplar as três dimensões e não só a sustentabilidade ambiental.
  2. uma empresa com ISO 14.010 pode-se considerar sustentável economicamente, uma vez que sustentabilidade ambiental é sinônimo de sustentabilidade econômica.
  3. uma empresa com ISO 14.010 pode-se considerar sustentável filosoficamente.
  4. e) uma empresa com ISO 14.010 pode-se considerar sustentável, pois sustentabilidade é sinônimo de sustentabilidade ambiental.

Questão 3

... a existência de direitos trabalhistas amplos e respeitados na prática é parte imprescindível de qualquer esforço bem sucedido para construir uma

sociedade justa, democrática e solidária. E é também parte relevante de um conjunto de políticas necessárias para que qualquer sociedade possa buscar o efetivo desenvolvimento sustentável (LANGILLE, 2006). Neste contexto a ideia de sustentável se baseia

  1. na noção de que a sustentabilidade ambiental é suficiente para o desenvolvimento sustentável.
  2. na noção de que a sustentabilidade econômica é suficiente para o desenvolvimento sustentável.
  3. na noção de que a sustentabilidade para ser real deve ocorrer em todas as instâncias – social, ambiental e econômica.
  4. na noção de que a sustentabilidade política é suficiente para o desenvolvimento sustentável.
  5. na noção de que a sustentabilidade social é suficiente para o desenvolvimento sustentável.

Questão 4

Uma demanda recorrente das empresas tem sido pelo estabelecimento de comparabilidade entre o que ela vem diagnosticando, implementando e relatando de um período para outro. Com o aprimoramento dos investimentos e da execução das ações com critérios socioamebientais, cada vez mais é necessário acompanhar os resultados para medir até que ponto os esforços da empresa estão atendendo seu objetivo de contribuir com o desenvolvimento sustentável. (INSTITUTO ETHOS, 2007, p. 3)

Com o propósito de comunicarem suas ações no campo da sustentabilidade as empresas fazem uso de

a) Relatórios sociais

 b) Relatórios administrativos

c) RAIS – Relatório Anual de Informações Sociais

d) CAGED – Cadastro Geral de Empregados e Desempregados

 e) Licenciamento ambiental

Questão 5

Modelos empresariais sustentáveis devem se pautar pelo equilíbrio no atendimento das demandas econômicas, sociais e ambientais, em conformidade com o denominado tripé da sustentabilidade ou “enfoque triple bottomline”, o qual pressupõe o equilíbrio dos interesses e das necessidades de todos os stakeholders da empresa. Esses modelos sustentáveis contêm em si a essência de uma gestão estratégica de excelência uma vez que introduz a necessidade de pensar a empresa de forma holística,

equilibrada, responsável e com visão de longo prazo (SILVEIRA, 2011). Nesta lógica, a busca da sustentabilidade na cadeia produtiva é:

a) Uma imposição da legislação brasileira.

b) Uma forma de busca de vantagem competitiva.

c) Uma prática de concorrência desleal.

d) Uma prática de pressão por menor preço.

e) Uma estratégia de monopólio.

Questão 6

A Empresa Y é uma madeireira situada na zona da mata mineira que está em fase final de construção. Para início das atividades a empresa deverá, junto ao órgão de fiscalização ambiental:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)   pdf (100.8 Kb)   docx (18.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com