TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A GOVERNANÇA CORPORATIVA

Por:   •  25/11/2018  •  Resenha  •  369 Palavras (2 Páginas)  •  134 Visualizações

Página 1 de 2

A governança corporativa começou a ser discutida por acionistas e investidores na tentativa de diminuir abusos feitos pela diretoria da empresa, essas discussões surgiram nos anos de 1980, apesar de ser antiga ainda e pouco usado pelas empresas. Já que para algumas empresas adotar esse modelo de gestão gerariam um gasto extra, pois a empresa teria que contratar pessoas qualificadas para desempenhar essa função, já que e uma função que deve ser bem remunerada, por se tratar de uma administração voltada a analisar o desempenho da organização e a divulgação de relatórios aos usuários das mesmas.

Governança corporativa é o sistema pelo qual as empresas e demais organizações são dirigidas, monitoradas e incentivadas, envolvendo os relacionamentos entre sócios, conselho de administração, diretoria, órgãos de fiscalização e controle e demais partes interessadas. (IBGC, 2015, pag. 20).

Governança corporativa e a forma como a empresa e gerenciada, o seu papel na empresa e de inspecionar e estimular  de gerir uma empresa,  que ha uma relação, entre os usuários e o objetivo de desempenho da empresa. E responsável por auxiliar a empresa no desenvolvimento econômico, proporcionando uma melhora no seu desempenho, através da analise de dados da empresa, saber como a empresa esta diante do mercado e maneiras estratégicas para alavancar seu negocio.

Governança corporativa é o conjunto de práticas que tem por finalidade otimizar o desempenho de uma companhia ao proteger todas as partes interessadas. (CMV, 2002, pag. 1).

Os costume, leis, políticas, processos da empresa, são as praticas que buscam através de sua analise, resolver os conflitos e alavancar o desempenho da empresa

São os processos, costumes, leis, políticas, administração, de uma empresa, sempre buscando boas praticas de governança, para que as informações geradas por esses administradores sejam confiáveis para seus usuários.

Os princípios básicos de governança corporativa permeiam, em maior ou menor grau, todas as práticas do Código, e sua adequada adoção resultam em um clima de confiança tanto internamente quanto nas relações com terceiros. (IBCG, 2015 pag. 20).

Os princípios são: transparência, equidade, prestação de contas, responsabilidade corporativa e entre outros, um mecanismo eficiente para assegurar credibilidade dos relatórios emitidos pelos administradores. Um meio de demonstrar confiança aos usuário, quanto as informações contidas nos relatórios apresentados pela gestão de governança corporativa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (36.6 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com