TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A GOVERNANÇA CORPORATIVA

Por:   •  23/1/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.147 Palavras (5 Páginas)  •  1.484 Visualizações

Página 1 de 5

ATIVIDADE INDIVIDUAL

        

Matriz de Governança Corporativa

Disciplina: GOVERNANÇA CORPORATIVA

Módulo: Governança Corporativa – 1119-9-2

Aluno: Maiara Mendes Nunes

Turma: Governança Corporativa – 1119-9-2

Tarefa: ATIVIDADE INDIVIDUAL GOVERNANÇA CORPORATIVA

ORGANOGRAMA DA ARQUITETURA PROPOSTA
Órgãos de governança necessários (ou alternativas intermediárias).

Devido ao alto desempenho das redes de Supermercados Conti, o seu sócio majoritário Luigi Conti, via a necessidade de aperfeiçoar a sua governança corporativa, para deixar a empresa pronta para novos desenvolvimentos, mitigar todos os riscos e proteger seu capital e facilitar o acesso a todos os stackehorders interessados.

Sendo assim contratou uma consultoria que sugeriu o seguinte organograma de arquitetura:

[pic 1]

DESCRIÇÃO DE CADA ÓRGÃO
Funções, período de mandato, número de componentes e perfil dos seus membros.

Assembleia Geral

Composta pelos acionistas Sr. Luigi Conti detendo 90% do Capital Social e a sua sócia e esposa Carolina Conti com 10% das cotas. Como Sr. Luigi encontra-se apto para dar continuidade nas maiores decisões da empresa, é sugerido que o mesmo continue detendo da maior cota do capital social.

Conselho Administrativo

Também sugerimos que a empresa conte com um Conselho administrativo, composta por cinco pessoas. Na qual a filha dos sócios, Isabella, com formação em Administração de empresas deve ser a presidente do Conselho, para se desenvolver nos resultados da empresa e uma possível sucessão para a Assembleia Geral, o segundo conselheiro sugerimos que seja um conselheiro interno, na qual tenha conhecimento na área de controladoria, para ajudar na interpretação dos resultados gerencias. E os três conselheiros aconselhamos que seja conselheiros externos que não possuem e nem possuíram qualquer vinculo com a organização, para que sejam mitigados os riscos inerentes.

O prazo do mandato será de dois anos, podendo ser alterado ou revogafo conforme, estatudo da empresa. O conselho se reunirá de seis a doze vezes no ano, podendo essa frequência ser maios ou menor, dependendo da necessidade da entidade.

Conselho Fiscal

É um conselho não obrigatório, porém entendemos ser primordial para uma empresa em desenvolvimento.

O conselho fiscal é eleito pela Assembleia Geral, e é aconselhável que seja composto de três a cinco pessoas. A sugestão para a empresa é que seja composto inicialmente por três conselheiros de forma independetes, que respondem civil e criminalmente nas mesmas condições dos conselheiros administrativos.

É primordial que ao menos um conselheiro fiscal, tenha conhecimentos na área contábil e financeira, para auxiliar nas análises dos demonstrativos econômicos e financeiros. O conselho fiscal não possui autonomia de aprovação, apenas imite pareceres.

O prazo para os membros do conselho é de dois anos, podendo ser alterado a qualquer momento conforme estatuto da empresa.

Conselho Familiar

Como os sócios possuem outros filhos, que apensar de não terem vínculo com a empresa, e não ter interesse em fazer parte da administração, eles são herdeiros do patrimônio familiar e possuem interesse no desenvolvimento e boa administração do negócio.

Devido a isso, sugerimos que a empresa tenha um Conselho Familiar, que devem ser compostos, pelos sócios e seus herdeiros sucessivos. O período de mandado é por prazo indeterminado, podendo ser alterado ou revogado a cada alteração de constituição.

Conselho Consultivo

E por fim vamos sugerir o Conselho Consultivo de forma temporária, para auxiliar o conselho administrativo no desenvolvimento dos negócios, principalmente devido à atratividade que a empresa tem causado nos investidores e as possíveis fusão que o mercado tem proposto para as Redes Conti.

Os membros do Conselho Consultivo não deliberam, portanto não respondem civil e nem criminalmente como o conselho administrativo. Os conselheiros devem ser escolhidos pelos membros do Conselho Administrativo.

BOAS PRÁTICAS DE GOVERNANÇA

Descrição e justificativa das práticas recomendadas.

Assembleia Geral

A assembleia Geral é composta pelo órgão supremo, é por meio dela que será decidido as maiores decisões, como integralização do Capital Social, alterações de contrato, eleger ou excluir, a qualquer tempo os conselheiros administrativos ou fiscal. Tomar decisões como fusão, incorporação e cisão. Avaliar aquisições de investimentos que venham a integralizar o Capital Social da entidade. Aprovar a remuneração aos administradores.  

As assembleias gerias podem ser realizadas ordinária ou extraordinária. As ordinárias devem ocorrer uma vez por ano e com o papel principal de aprovar as contas dos exercícios e o planejar o plano operacional e financeiro para o ano seguinte.

As extraordinárias podem ocorrer a qualquer momento, que se achar necessário por convocação dos administradores e cotistas.

Conselho Administrativo

O conselho administrativo é o órgão responsável pela gestão estratégica do negócio. Os conselheiros respondem civil e criminalmente, inclusive com o seu patrimônio pessoal. Além da estratégia da empresa, o conselho administrativo também é responsável pela eleição e a destituição do seu principal executivo, a aprovação das escolhas ou da dispensa dos demais executivos, monitoramento dos riscos, indicação e substituição da auditoria independente.

Conselho Fiscal

É atribuição do conselho fiscal, fiscalizar a organização de modo independente da administração e realizar reportes a Assembleia Geral.

Opinar sobre os relatórios anual da administração, fazendo constar, no seu parecer, as informações complementares que julgar necessárias ou úteis à Assembleia Geral;

Opinar sobre as propostas dos órgãos da administração a serem submetidas à Assembleia Geral, como modificação do Capital Social, os planos de investimentos, distribuição de dividendos...

Denunciar, por meio de qualquer dos seus membros, aos órgãos de administração e, se estes não tomarem as providências necessárias para a proteção dos interesses da companhia, à Assembleia Geral os erros, as fraudes ou os crimes eventualmente descobertos e sugerir providências úteis à companhia;

Analisar, ao menos trimestralmente, o balancete e as demais demonstrações financeiras elaboradas periodicamente pela companhia;

Conselho familiar

O conselho da família é um órgão de governança que possibilita o tratamento dos assuntos da família. Por exisitir interesses mútuos no crescimento e continuidade da empresa, é aconselhável manter esse conselho para manter clareza e nos interesses entre os herdeiros.

CONCLUSÃO

Construção de argumento que demonstre como a arquitetura e as práticas propostas podem dar mais segurança e gerar valor aos sócios.

Os sócios da Redes Conti, foram muito assertivos em iniciar uma estrutura de Governança Corporativa para as suas empresas. Apesar de a empresa já ser muito conceituada no mercado e já possuir um faturamento significativo eles precisam estruturar os comportamentos éticos da empresa e princípios que a mesma adota. Essa é a melhor maneira que a entidade possui para manter seus pilares e assegurar seu alicerce.

Toda essa estrutura de gestão corporativa, da mais segurança aos seus stackholders, ela assegura uma melhor visão da entidade. É uma empresa que não visa apenas lucro a curto prazo, é uma empresa que mitiga riscos, que visa um bom retorno de todo capital investido, que se preocupa além dos resultados. Quando uma empresa tem uma estrutura de Governança Corporativa, ela se preocupa com a ética, com a necessidade de geração de valores, se preocupa com as responsabilidades fiscais, ambientais, segurança no trabalho, programa de desenvolvimento profissional. E toda essa estrutura gera capital intangível, agregando valor financeiro a empresa e estimulando interesses aos investidores.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Mazelli, R. Ercolin, A.C., Governança Corporativa. Rio de Janeiro, 2018. Ed.: FGV

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)   pdf (294 Kb)   docx (1.2 Mb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com