TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestao do Conhecimento

Por:   •  4/4/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  824 Palavras (4 Páginas)  •  263 Visualizações

Página 1 de 4

GESTÃO DO CONHECIMENTO

Greicieli Nascimento dos Santos

Jaqueline Campos

 Kleverson Gonzaga Povidaiko

Faculdade do Noroeste Paranaense – FANP/UNIESP

Curso de Ciências Contábeis

RESUMO

A Gestão do conhecimento é uma gestão que cuida do conhecimento das pessoas, do capital intelectual da empresa. Desta forma a GC está cada dia mais sendo usada nas empresas. Os conhecimentos são divididos em tácito e explicito, e dentro da GC devem ser sempre armazenados, compartilhados para que não seje perdido.

Palavras-chave: Gestão do conhecimento, conhecimento, intelectual.

1. INTRODUÇÃO

        Neste trabalho abordaremos sobre a Gestão do Conhecimento, onde o gestor trabalha com o capital intelectual da empresa, focando em se ter resultados. O conhecimento está na mente das pessoas, e dessa forma a GC foca em se compartilhar, guardar os conhecimentos dos colaboradores. Todo conhecimento trás novos conhecimentos, dessa forma existe a conversão de conhecimento.

        As empresas desenvolveram novos conhecimentos, conseguiram ampliar novos conceitos, aprimorando a corporação inteira, não só ao grupo de pessoas mas também no ambiente todo.

        De conhecimento tácito ao explicito, buscando aprimorar a socialização a externalização e a internalização a combinação de um conjunto inteiro sendo usado para a melhora de seu desenvolvimento.

2. CONHECIMENTO

O conhecimento é a informação que transforma algo ou alguém no sentido de realizar ações ou em função de dotar o indivíduo ou a instituição da capacidade de agir maneira diferente ou eficiente. O conhecimento está na cabeça das pessoas. O segredo está em divulgá-lo em toda organização, e não mais detê-lo, para que se possa ser usado em favor da organização.

As pessoas transformam a informação que é passada em conhecimento. Na organização, o conhecimento está em documentos, para não ser perdido.

Existem diferentes tipos de conhecimentos:

  • Conhecimento tácito: esse tipo de conhecimento não pode ser escrito ele é pessoal, a pessoa não consegue documentar ou ensinar aos outros, é pessoal.
  • Conhecimento explícito: Pode ser processado, armazenado e transmitido em textos, livros, apostilas e por computadores e pode ser falado. É fácil de ser comunicado.

3. GESTÃO DO CONHECIMENTO

Gestão do Conhecimento é a forma como as organizações aplicam seu capital intelectual com foco em resultados. Ela busca usar o conhecimento dos colaboradores para se chegar ao sucesso da organização.

Na GC o gestor tem que identificar em cada colaborador o seu conhecimento, para então compartilhar com toda a organização. A empresa tem transparecer o conhecimento, transmitir e aplicar para que haja a inovação, visando seu lucro, agregando valores.

Na visão de Nonaka e Takeuchi (1997) o conhecimento tácito e o explícito não são conhecimentos separados, mas sim que se completam, o conhecimento é criado por meio da interação entre conhecimento tácito e explícito, onde se tem a conversão do conhecimento:

[pic 1]

  • Socialização: conhecimento tácito para conhecimento tácito

A socialização do conhecimento se dá pela troca do conhecimento tácito entre os indivíduos, onde um aprende com o outro, ou seja, na prática. É basicamente um processo de compartilhamento de experiências.

  • Externalização: conhecimento tácito para conhecimento explícito

A explicitação consiste na arte de transformar o conhecimento tácito em um conhecimento explicito e articulável. Essa conversão se dá principalmente através de metáforas, analogias e modelos onde estes são utilizados para que o novo conhecimento seja claro e de fácil compreensão pelos demais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (104.4 Kb)   docx (33.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com