TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão Conhecimento

Por:   •  3/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.586 Palavras (15 Páginas)  •  175 Visualizações

Página 1 de 15

[pic 1]

SUMÁRIO[pic 2]

Introdução............................................................................................................. 03

Conceito de Gestão do Conhecimento.................................................................. .04

Benchmarking sobre conceito de gestão do conhecimento.................................... 08

Entrevista com lideres de duas empresas da região.............................................. .08

Cluster de empresas................................................................................................ 10

Gestão do conhecimento nas empresas que os integrantes do grupo trabalham..... 11

Considerações finais............................................................................................... 13

Conclusão............................................................................................................... 14

Bibliografia............................................................................................................. 15


INTRODUÇÃO[pic 3]

Abordaremos como tema principal deste trabalho a Gestão do Conhecimento, que é o uso do conhecimento dentro das organizações, sua socialização com todos os envolvidos. Para explicar melhor a Gestão do Conhecimento traremos duas definições de autores diferentes sobre o tema, e também mostraremos o que a empresa pode fazer para usufruir deste processo que é tão vantajoso nos dias atuais, como ela pode manter o conhecimento de colaboradores que deixam a organização, tudo isso a partir do modelo SECI.

Traremos uma entrevista feita com líderes de duas empresas aqui de nossa cidade, abordando o tema Gestão do Conhecimento. Para analisar como esse processo está sendo visto no cotidiano de nossas empresas, afinal o conhecimento é hoje uma das ferramentas mais importantes em qualquer área.


CONCEITO DE GESTÃO DO CONHECIMENTO

A gestão do conhecimento é definida como o processo que cria continuamente novos conhecimentos, os dissemina e os perpetua por toda a organização (NONAKA e TAKEUCHI, 2008).

Segundo ROSSETI e MORALES (2007), a gestão do conhecimento se relaciona com as diferentes vertentes do conhecimento, a partir de dados e informações até a contextualização, categorização, armazenamento, uso, disseminação, correção, compilação e reutilização do conhecimento.

Comparando estas duas definições pode-se definir a Gestão do Conhecimento como um processo que visa identificar, criar e compartilhar o conhecimento dentro de uma organização.

Como exemplo temos a Vale do Rio Doce, cuja gestão do conhecimento se organiza por meio do fomento a comunidades de prática e de redes de aprendizagem coletiva, de compartilhamento do conhecimento (WILSON).

A Petrobras dispõe de uma Subcomissão de Gestão do Conhecimento, que constituiu grupos de trabalho responsáveis por estudar os temas: Estratégia do Conhecimento, Aprendizagem Organizacional, Gestão do Conhecimento em Projetos e Comunidades de Práticas. Foram geradas três metodologias, uma para a obtenção de lições aprendidas em projetos, uma para diagnóstico de necessidades em gestão do conhecimento e suas respectivas práticas, e outra para identificação dos tipos de comunidades e redes existentes na empresa, além de perfis profissionais dos empregados vinculados à função gestão do conhecimento. Essa subcomissão também trabalhou para reforçar o alinhamento das ações de cada unidade organizacional às políticas, diretrizes e estratégia corporativa para a função gestão do conhecimento.

Na empresa Odebrecht os funcionários se dividem por especialidade e têm autonomia para manter contato, marcar reuniões periódicas e trocar experiências. As diretorias não obrigam os empregados a nada, apenas incentivam o contato (CARVALHO, 2010).

Atualmente o conhecimento tornou-se uma ferramenta muito importante dentro das empresas, pelo fato de estarmos vivendo a Era da Informação. Para a empresa obter sucesso é preciso que ela não mantenha nenhum tipo de informação oculta, sendo beneficio de poucos como ocorria nas Eras Clássica e Neoclássica, ela deve socializar qualquer tipo de conhecimento a todas as áreas e pessoas envolvidas com a empresa.

Com toda a importância dada ao conhecimento, ele se tornou um bem ativo para a empresa, ou seja, é algo que proporciona a ela inúmeros benefícios. Por isso as empresas devem se esforçar ao máximo para manter consigo as pessoas que possuem algum tipo de conhecimento diferenciado e as incentive de modo que seus conhecimentos sejam socializados com os demais.

Segundo o SEBRAE a gestão do conhecimento é um fator de desenvolvimento das empresas, e para ressaltar a importância do conhecimento criaram o slogan “Quem tem conhecimento vai pra frente”. A Gestão do Conhecimento proporciona um melhor aproveitamento do conhecimento que já existe na empresa, sem contar que empresas que o utilizam se tornam mais eficazes. Para favorecer a criação do conhecimento novo dentro da empresa é preciso que as organizações se adaptem as mudanças e a Era da Informação. Pois muitas empresas ainda consideram que o conhecimento é algo com pouca importância e por esse motivo não é necessário que seja divido com todos os envolvidos com a organização, principalmente com os que fazem parte da área produtiva da empresa.

Tendo clara essa nova visão em relação à importância do conhecimento a empresa conseguirá fazer com que seus colaboradores se adaptem a essa mudança.

A implantação da Gestão do Conhecimento é, sem dúvida, um dos grandes desafios das empresas que pretendem melhorar seu desempenho, se manter no mercado, e principalmente que pretendem manter algum tipo de vantagem em relação aos seus concorrentes; muitas ainda não se deram conta de que estamos na Era do Conhecimento e continuam a trabalhar de uma maneira retrograda, mantendo o conhecimento longe da maioria dos envolvidos com a empresa. Infelizmente ainda existem muitas empresas que contratam funcionários apenas do pescoço para baixo, ou seja, contratam as pessoas para determinada função e não se importam com os conhecimentos que elas possam acrescentar à empresa, mesmo que isso possa lhe trazer benefícios, muitas ainda querem apenas um corpo que controle ou regule uma máquina, faça sua produção e nada mais. Mas com a Globalização e os avanços tecnológicos faz se necessário o uso cada vez maior do conhecimento e certamente uma empresa que faz uso da Gestão do Conhecimento em seu ambiente de trabalho terá retornos muito maiores do que aquelas que não desfrutam deste processo, dentre os resultados obtidos está o sucesso, o melhor aproveitamento, redução de custos e longevidade da empresa. O compartilhamento do conhecimento com todos os envolvidos com a empresa garante a retenção, mesmo que um colaborador se afaste da organização. Pois esse, antes de se afastar da empresa socializa seu conhecimento com aqueles que fazem parte da sua equipe e o substituirão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.7 Kb)   pdf (260.5 Kb)   docx (92.9 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com