TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão de Conhecimento

Por:   •  12/5/2023  •  Trabalho acadêmico  •  377 Palavras (2 Páginas)  •  45 Visualizações

Página 1 de 2

Minha parte

Características

Colaboração e compartilhamento

Gestão do ciclo de vida do conhecimento

Utilização de tecnologias e ferramentas específicas

Foco no compartilhamento de conhecimento

O conjunto dessas características torna os sistemas de gestão do conhecimento uma ferramenta poderosa para organizações e comunidades que desejam promover a colaboração, compartilhar conhecimento e criar valor. Eles permitem que os usuários acessem e utilizem o conhecimento de forma mais eficiente e eficaz, o que pode levar a melhorias significativas em processos, produtos e serviços.

funcionamento.

Pode ser dividido em quatro etapas

1 identificação e captura

2 organização e armazenamento

3 compartilhamento e utilização

4 avaliação e aperfeiçoamento

Um sistema de gestão do conhecimento (SGC) funciona como uma estrutura para a criação, compartilhamento, armazenamento e utilização do conhecimento dentro de uma organização ou comunidade. O funcionamento do SGC pode ser dividido em quatro etapas principais:

1 Identificação e Captura: A primeira etapa é a identificação e captura do conhecimento. Isso envolve identificar quais tipos de conhecimento são importantes para a organização e capturar esses conhecimentos, seja por meio de entrevistas com especialistas, observação de processos, documentos ou outras fontes.

2 Organização e Armazenamento: A segunda etapa é a organização e armazenamento do conhecimento. O conhecimento capturado é organizado e estruturado em um formato que possa ser facilmente acessado e utilizado. Isso pode envolver a criação de bancos de dados, sistemas de gestão de conteúdo ou outras ferramentas para gerenciar e armazenar o conhecimento.

3 Compartilhamento e Utilização: A terceira etapa é o compartilhamento e utilização do conhecimento. O conhecimento é compartilhado por meio de diferentes canais, como intranets, plataformas de colaboração ou outras ferramentas de comunicação. Isso permite que os membros da organização acessem e utilizem o conhecimento para melhorar processos, produtos e serviços.

4 Avaliação e Aperfeiçoamento: A quarta etapa é a avaliação e aperfeiçoamento do SGC. Isso envolve a análise do desempenho do sistema para identificar pontos fortes e fracos, bem como oportunidades para melhorias. Essas melhorias podem incluir aprimoramentos em processos de captura, organização e compartilhamento de conhecimento, bem como na utilização de novas tecnologias e ferramentas.

 Em resumo, um SGC funciona como uma estrutura para identificar, organizar, compartilhar e utilizar o conhecimento dentro de uma organização ou comunidade, permitindo que os membros acessem e utilizem o conhecimento de forma mais eficiente e eficaz para criar valor e melhorias contínuas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (44.8 Kb)   docx (7.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com