TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão de Marketing

Por:   •  27/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.672 Palavras (7 Páginas)  •  155 Visualizações

Página 1 de 7






TRABALHO DE GESTÃO DE MARKETING
































TRABALHO INTERDISCIPLINAR 













Trabalho apresentado referente à disciplina de 

Gestão de Marketing

Tema: Praça 





















Sumário 



INTRODUÇÃO....................................................................................4 

DESENVOLVIMENTO........................................................................... 5 

CONCLUSÃO....................................................................................9 



REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS..........................................................................9 





INTRODUÇÃO 

As bases de marketing buscam dentro da amplitude de atuação, definir elementos que demonstrem todo o seu vasto campo em afirmações que possam sintetizar de forma rápida e clara todo um sistema.

Para isso, surgiram os quatro famosos P's de marketing, todos derivados de definições de palavras inglesas que foram adaptadas para as línguas dos mais diversos mercados. Assim sendo, os 4P's são: Praça, Preço, Promoção e Produto.




DESENVOLVIMENTO 




Praça 


Praça é o local onde o empreendedor irá colocar o seu produto a disposição do cliente, sendo que e importante saber qual ele irá localizar e também agregar ao deslocamento do cliente até a sua loja. Em pesquisa de dois dias no centro de Belo Horizonte, conversando com vários lojistas e alguns gerentes e donos de desses estabelecimentos e pude notar que eles escolhem as grandes metrópoles, os shoppings e a região em que as pessoas mais civilizadas circulam no dia a dia. Descobrimos também que há uma jogada de Marketing desses lojistas, pois o que mais interessa para eles e estar mais perto possível de seus concorrentes por essa razão e que temos a vezes 8 lojas de roupas e sapatos tão próximas uma das outras, pois os clientes não gostam de ir muito longe para fazer suas compras. 
Eles aderem também as estrutura, os canais de distribuições a relação com fornecedores para o planejamento estratégico seja executado e bem trabalhado de forma em que todos envolvidos possam se sentir satisfeitos. 
Importante detectar que tipo de negocio o empreendedor irá seguir para que tenha todo sucesso. 

Dentre as atividades do mix de marketing, a distribuição (praça) apresenta-se como a menos perceptível, principalmente para a pequena empresa e mais ainda para o consumidor final. Apesar disso, é uma atividade importante para satisfação geral do cliente. Dessa forma, necessita ser bem trabalhada, não só pelas grandes companhias, mas fundamentalmente pelas pequenas, que enfrentam cada vez mais dificuldades de sobrevivência a longo prazo. Assim, Precisa, de maneira efetiva, conduzir seus bens até os consumidores finais. 




Processo de distribuição 


O processo de distribuição é constituído pela logística e de canais de distribuição. O marketing vê que a distribuição é um dos processos mais críticos, pois problemas como o atraso na entrega serão refletidos diretamente no cliente. 

Logística 

Logística é um ramo da gestão cujas atividades estão voltadas para o planejamento da armazenagem, circulação (terra, ar e mar) e distribuição de produtos. Um dos objetivos mais importantes da logística é conseguir criar mecanismos para entregar os produtos ao destino final num tempo mais curto possível, reduzindo os custos. Para isso, os especialistas em logística estudam rotas de circulação, meios de transportes, locais de armazenagem (depósitos) entre outros fatores que influenciam na área. 





Transporte 

Na hora de se contratar um transporte deve ser observado alguns aspectos: 
Segurança, tempo e custo. 

Meios de Transportes 

Os meios de transportes mais usados são: 

Terrestre: É o transporte feito de pessoas ou mercadorias por terra. 
Ex: Trem, ônibus, Caminhões, motocicletas, etc. 

Aquaviário: Transporte feito de pessoas ou mercadorias pelo mar ou rios. Usado muito no Brasil na região amazônica. 
Ex: Barco, Vela, Navio, Balsa, etc. 

Aeroviário: Transporte feito de pessoas ou mercadorias pelo ar. Usado muito com se tem urgência. 
Ex: Aviões, Balões, helicópteros, etc. 


Armazenagem 


Estoque cada qual se consiste no tipo de segmento que ira seguir. 

Falando em armazenagem podemos citar que e um meio muito rico e relevante de separar insumos de matéria prima. O armazenamento de cada dia tem crescido muito entre os pequenos e médios e principalmente entre as grandes empresas, pois facilita a produção, o gerando um equilíbrio entre a oferta e a procura, fazendo com que os administradores destas empresas possam fazer a estabilização dos preços por um tempo maior, além de gerar empregos permanentes e conseguir ter um controle geral de suas mercadorias e produtos. 
Dentro da organização (empresa) existem dois tipos de armazenamento, os almoxarifados e a expedição, sendo que pode ser juntos e separados. 

Almoxarifado: Local de recebimento conferencia e acompanhamento dos funcionários do setor para inspeção, fazer análise dos insumos e materiais e despacha mento para área de produtos. 

Expedição: Local do produto pronto, onde e feito o trabalho de logística para a saída desses produtos até a chegada ao consumidor final. 
A armazenagem e de suma importância, pois o manuseio e o conjunto de atividades dessas mercadorias tem tido uma vantagem muito grande para as empresas, pois a redução de custos logísticos e de 12% a 40%. 

Sistema de Armazenagem 

È a perfeita disposição das partes de um todo, coordenadas entre si e que devem funcionar como estrutura organizada. Para caracterizarmos um “sistema de armazenagem” é necessária uma perfeita integração entre estrutura metálica, equipamento de movimentação, prédio/armazém, produtos a serem estocados, etc. Tudo isso para que se satisfaçam as necessidades de cada organização. 
A armazenagem aparece como uma das funções que se grega ao sistema logístico, pois na área de suprimento é necessário adotar um sistema de armazenagem racional de matérias primas e insumos. No processo de produção, são gerados estoques de produtos e processos e, na distribuição, a necessidade de armazenagem de produto acabado é, talvez, a mais complexa em termos logísticos, por existi grande velocidade na operação e flexibilidade para atender às exigências e flutuações do mercado. 
Sistema de Armazenagem - www.bte.com.br 

Canal de distribuição 

È o meio utilizado para fazer que o produto chegue ao consumidor, produtor até o consumidor. O canal de distribuição divide em: 

Via direta: O produtor vende diretamente o produto ao consumidor. 

Porta a porta: Avon, Natura 
Marketing direto: 
Loja do fabricante: Produz e vende- PMG lingerie 
Máquinas de Vendas: Coca- Cola 

Via indireta: E o mais utilizado por nós no nosso dia a dia. Atividade de compra e venda, sem interferir na produção. 

Atacadista: Compra e vende em grande escala 
Ex: Makro 







Varejo 


E a venda de produtos ou a comercialização de serviços em pequenas quantidades, ao contrário do que acontece na venda por atacado. É a venda a retalho, como por partes de um todo direto ao comprador final, consumidor do produto ou serviço, sem intermediários. 
O local onde os produtos ou serviços são vendidos (lojas, rua ou residência do consumidor) não é importante. Da mesma forma, todas as maneiras pela qual estes bens ou serviços são vendidos estão incluídas no conceito de varejo, seja através de venda pessoal, correio, telefone ou máquina automática. 

Revendedor ou representante comercial é, no Brasil, o profissional que representa comercialmente determinada empresa sem manter vínculos empregatícios com a mesma. Os representantes comerciais podem representar mais de uma empresa. Exerce a representação comercial autônoma a pessoa jurídica ou a pessoa física. 

Concessionário: A concessão é uma permissão concedida por um fabricante a um varejista para a venda de seus produtos, em regime de exclusividade. O concessionário é um revendedor autorizado e a concessão inclui a franquia da marca 

Cooperativa é uma associação autônoma de pessoas que se unem, voluntariamente, para satisfazer aspirações e necessidades econômicas, sociais e culturais comuns, por meio de uma empresa de propriedade coletiva e democraticamente gerida. 
Uma cooperativa pode ainda ser formada pela união de cooperativas singulares, sendo neste caso renomada "cooperativa central" ou "cooperativa de segundo grau". Estas visam racionalizar o uso de meios de produção (unidades industriais ou prestação de serviços) 

O leilão ou hasta é uma modalidade de venda, atualmente muito difundida em órgãos públicos e empresas privadas, do qual administradores e servidores necessitam solucionar de maneira simples e rápida a venda de bens. 
O leilão funciona da seguinte forma, o leiloeiro irá ler as condições de venda descritas no catálogo, as quais deverão ser acompanhadas por todos os compradores. O leiloeiro é um agente público. 
Em seguida os lotes em leilão serão anunciados um a um. Assim que o lote de interesse da pessoa for anunciado, ela deverá levantar a mão para dar um lance (se necessário falando ao leiloeiro o valor do seu lance). 
Varejo 

È por meio do varejo que compramos o que consumimos. O varejo é o elo entre produtores e consumidores. 
O comercio varejista é classificado em: 

Pequeno varejo: 
Ex: Armazém, lojas especializadas e cooperativas 

Grandes varejos: 
Ex: Lojas de departamento, supermercado e hipermercado e shopping centers 

Banca: Onde vende jornais e revistas 

Bazar: Loja de variedades, tem o estoque pequeno, mas com grande números de itens, é mais voltado para o público feminino. 

Cooperativas de consumo: tem o atendimento no balcão, 
Ex: Mercearia do bairro 

Feira livre: è um conjunto de barracas onde encontramos grandes variedades de produtos. 
Ex: Feira Rip 

Quiosque: Que vende bebidas, alimentos. Pode ter quiosques também com outras variedade e produtos. 

Mercado: É um salão amplo, dividido em box. 
Ex: Mercado central 

Supermercado: Onde encontramos de tudo, produto de limpeza a produtos alimentícios, funcionam como uma opção para o cliente na sua necessidade de reposição semanal. 
EX: EPA 
Supermercado: Oferece ampla linha de itens, tem grande porte, grande faturamento e preços baixos. 

Shopping Centers: Agrupa grande variedade de produtos, ele oferece de tudo em um só local(estacionamento, diversão, horário de funcionamento). 
Ex: BH Shopping 

Loja de Departamento: Tem várias linhas de produtos como roupas, utensílios domésticos. 
Ex: Pernambucanas 

Loja de Conveniência: É uma loja bem localizada, com horários prolongados, tem uma linha maoir de produtos em troca de comodidades, e um preço mais alto. 
Ex: Drogaria Araújo 

Loja de especialidade: Atendem o segmentos específicos de mercado apresentando grande profundidade de oferta em uma linha limitada de produtos. 
Ex: C&A 








































CONCLUSÃO: 



A praça ou distribuição de um produto no mercado tem um importantíssimo papel no mix de marketing. Pois é a partir da distribuição que o consumidor  terá o acesso a oferta do produto. Os produtos depois que produzidos precisam, portanto chegar ao consumidor final, e para isso passam por diversos elos da cadeia de distribuição, sendo importante destacar os intermediários (revendedores), transportadores e armazenadores que fazem a ligação entre a empresa produtora e o consumidor final. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.9 Kb)   pdf (73.6 Kb)   docx (16.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com