TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão do Conhecimento

Por:   •  2/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.066 Palavras (5 Páginas)  •  191 Visualizações

Página 1 de 5

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Gestão do Conhecimento

Curso:

Unidade de Ensino:

NOME

Dariane Silva Lessa Santos

RA

3227003228

Atividade Colaborativa

Anhanguera Educacional

2015

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Gestão do Conhecimento

Curso: Ciências Contábeis

Unidade de Ensino: Taboão da Serra

Atividade Colaborativa

Trabalho desenvolvido para a disciplina Gestão do Conhecimento, apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade Colaborativa, sob orientação do tutor

Anhanguera Educacional

2015

RELATÓRIO: Casas Soberba

Introdução

A Casa Soberta esta passando por dificuldades e precisa de uma restauração para fazer com que a empresa volte a funcionar normalmente, este trabalho ira abordar as soluções necessárias para tirar a empresa da falência e fazê-la prosperar novamente.

Objetivos

O objetivo deste trabalho é criar soluções para resolver problemas da empresa e incentivar os funcionários, procurando fortalecer os pontos fortes e minimizar os riscos nos pontos fracos, fazendo com que as metas sejam atingidas.

Procedimentos

Conscientizar os colaboradores de sua importância no processo e lançar projetos para motiva-los, como: Da um agrado para o funcionário que possuir o melhor desempenho mês, promoções, plano de carreira, melhorar os benéficos oferecidos ao funcionários, realizar reuniões mensal para abrir oportunidade de ouvir melhorias dos proprios funcionário e elogiar sempre que um serviço for bem executado, funcionários motivados serem é um bom negocio para a organização.

Desenvolvimento

A empresa Casa Soberba uma empresa tradicional de muito sucesso no passado, com filiais espalhadas por todo o interior do Brasil e infelizmente ela começa a dar sinais de certo esgotamento. Há vários anos
não abre novas filiais e está começando a ter problemas para cumprir seus objetivos e saldar alguns compromissos. De acordo com a outra empresa prestadora de serviços de consultoria, notamos que não possui nenhum programa que da liberdade ao funcionário a da ideias ou melhorias para a empresa, isso só prejudica o andamento do processo porque o funcionário não se sente confiante em tomar nenhuma decisão, sem aprovação do seu gestor.
A primeira melhoria que nossa consultoria orienta é realizar programas para que o funcionário se sinta parte da empresa, e entenda que ele é peça chave para o bom andamento da empresa, como por exemplo um programa de a sua ideia no site da empresa, o colaborar ira escrever algo que possa facilitar um processo e no fim do mês a ideia mais brilhante ganha um premio, que pode ser em dinheiro ou ate mesmo uma folga na semana. Outra ideia é o supervisor passar as metas e os índices de evolução de produção mensalmente, assim os funcionários iram se interessar em melhorar cada vez mais. Uma ambiente agradável é muito importante para o bom desenvolvimento de atividades, os gerentes/diretores devem ser aproximar de seus colaboradores, realizando uma reunião trimestral com café da manha, parabenizando os resultados.
Outro ponto importante é que clientes não têm opiniões muito valorizadas e não existem parcerias com outras empresas, esta ação esta totalmente errada, o cliente é peça chave no negocio e deve ser escutada, outra melhoria é ter uma ouvidoria para o cliente, colocar um atendometro no caixa da loja, para ele apontar as sugestões, dificuldades e ate mesmo parabenizar, assim o cliente iria se sentir mais valorização sendo fidelizando a empresa. A parceria com os fornecedores tem que existir, pois nenhuma empresa sobrevive sozinha neste mercado tão competitivo, ter uma parceria com o fornecedor é uma negociação mais barata, mais vantajosa, tem uma marking com a outra empresa etc.
Sugerimos também um curso de para os gestores, pois em hipótese alguma ele tem direito de colocar os colaboradores ao ridículo na frente dos colegas de trabalho, isso faz com que ele fique com medo de errar e por este motivo não usa sua criatividade e conhecimento para aprimora algum processo, a caso houver que chamar atenção do colaborador, chame ate uma sala separada e com calma lhe explique o acontecido ensinando o jeito certo de fazer. Pessoas comprometidas são essenciais para a organização. Nada acontece sem que as pessoas ajam. Comunicação na empresa é base excelente para o andamento do processo, sem comunicação são sobrevivemos então os departamentos devem ser comunicar, assim os mesmos se ajudam e melhoram os procedimentos.
A missão desta empresa devera mudar, ele ira atender as famílias, porem tem que ter promoções, inovações e criatividades.

Conclusão

Conclui-se que para uma empresa que possui boas práticas de gestão de pessoas precisa defini as funções e as responsabilidades do colaborador, selecionando sua capacidade a sua função e analisando os riscos e perigos do trabalho. Segue algumas praticas fundamental:

Promover programas de capacitação com base em um plano de carreiras e nas metas estipuladas pela organização.
- Investir nas habilidades e nos conhecimentos dos colaboradores, treinamentos.

- Apontar claramente as funções e responsabilidades dos colaboradores, pontuando a participação de cada um,
- utilize práticas de remuneração, reconhecimento e incentivo para estimular a organização no sentido de alcançar metas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)   pdf (140.1 Kb)   docx (168.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com