TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Globalização: A Crise Econômica Global e o Surgimento dos BRICS

Por:   •  5/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.282 Palavras (6 Páginas)  •  218 Visualizações

Página 1 de 6

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Desenvolvimento Econômico

A Globalização, a Crise Econômica Global e o Surgimento dos BRICS

NOME

RA

Atividade de Autodesenvolvimento

Santo André

2015

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Desenvolvimento Econômico

A Globalização, a Crise Econômica Global e o Surgimento dos BRICS

Atividade de Autodesenvolvimento

Trabalho desenvolvido na disciplina Estratégia e Dinâmica Competitiva, apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade de Autodesenvolvimento, sob orientação do tutor.

Santo André

2015

Introdução

O trabalho proposto tem como objetivo abordar o fenômeno da globalização na economia, na cultura e na política. A globalização iniciou-se por volta do século XIX, onde foram destacados o outsourcing e o capitalismo contemporâneo, fazendo assim com que marcas de grande porte e famosas aproveitasse para ampliar o mercado de consumo e suas produções, no qual essas empresas conseguiram dar uma repaginada fazendo com que consumidores, diretores e colaboradores começassem a ver tudo isso de uma forma que agradaria a todos.

Descrição das definições de globalização

A globalização é um conjunto de transformações na ordem econômica mundial visíveis desde o final do século XX. Com isso surgiu os blocos econômicos para juntar a relação dos países comerciais, como por exemplo a Mercosul ou a União Europeia fazendo com que o impacto exercido pela globalização no mercado de trabalho, no comercio internacional, na liberdade de movimentação e na qualidade de vida da população variasse a intensidade de acordo com o nível de desenvolvimento das nações.

O processo de globalização é a forma como o mercado de diferentes países interagem e aproximam as pessoas e mercadorias. Um dos exemplos que podemos citar é os Estados Unidos que por volta dos anos 80 alterou o da sua Lei de Comércio Internacional para Lei do Comércio e Competitividade Internacional.

Outro exemplo que também temos é que no período de 1982 a 2000, os ativos totais das empresas transnacionais cresceram a uma taxa média anual de 14,4% em valores correntes, já as vendas das subsidiárias e filias dessas empresas cresceram 10,8% ao ano. Podemos dizer também que a globalização ultrapassa as relações comerciais e financeiras, pois como a televisão por exemplo, a rede mundial de computadores vem quebrando barreiras ligando cada vez mais pessoas ao mundo virtual onde se forma uma grande aldeia global.

Portanto, a globalização é tudo aquilo que acontece como:

  • O produtor efetua a compra da matéria prima de qualquer lugar do mundo, onde ela seja barata e de boa qualidade;
  •  Instala a sua fabricação onde a mão de obra é mais barata, o lugar não importa muita para onde serão vendidos os produtos;
  •  após a fabricação do produto, o produtor distribui sua mercadoria para qualquer lugar do mundo que desejar.

Ou seja, tudo gira em torno da globalização, pois é o que fazemos desde sempre conforme a globalização é atualizada no contexto da economia e inovação.

Definição de outsourcing

Outsourcing é uma expressão em inglês onde a palavra “out” significa “fora” e “source” significa “fonte”, traduzida para o português e normalmente conhecida como terceirização, no qual uma empresa é contratada para desenvolver uma certa área da empresa.

Outsourcing é intitulada também como subcontratação de serviços e é capaz de tornar uma organização mais rentável, pois a contratação de terceiros tem maior visibilidade dos custos e assim coloca mais recursos humanos e tecnologia ao dispor da organização, mas apesar de ter várias vantagens o outsourcing pode apresentar alguns riscos também, como por exemplo que o custo com essa contratação poderá ser maior que o previsto pela empresa.

As marcas que se encaixem no outsourcing são: Coca-Cola, IBM, Microsoft, Google, GE, Mc Donald´s, Intel, Nokia, Disney e HP. Existem muito mais marcas, mas segundo o ranking essas são as dez marcas que mais aparece no mundo da globalização.

Ao falarmos de outsourcing lembramos que existe as vantagens e desvantagens relacionadas a esses processos, podemos assim citar cinco vantagens e desvantagens que auxiliam na escolha deste processo:

** Vantagens

  • Permite a libertação de recursos ao nível humano, técnico e financeiro para as atividades críticas da empresa;
  • Acesso a tecnologias e a especialistas não existente dentro da organização;
  • Desempenho de atividades de difíceis gestão ou controle;
  • É uma forma de redução de custos operacionais e de garantir um maior controle e melhor orçamentação dos custos;
  • Permite a diminuição das necessidades de investimento e sua melhor afectação.

** Desvantagens

  • Perda de controle da execução das atividades e maior necessidade de controle;
  • Perda da confidencialidade;
  • Má qualidade de serviço prestado e diminuição do nível da satisfação do cliente e dos empregados;
  • Menor envolvimento e dedicação por parte do subcontratado;
  • Elevados custos de um eventual regresso ao desempenho interno das atividades subcontratadas.

Portanto, esse conceito é útil em particular para um gestor de uma PME que tendo que criar recursos escassos, deverá se concentrar em seu negócio principal e nas competências chaves da empresa, ou seja, aquilo que se faz melhor do que a concorrência e entregar o restante aos seus colaboradores especializados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)   pdf (160.2 Kb)   docx (21.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com